quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Empresa de energia doa usina solar à Escola Multicampi de Ciências Médicas em cidade no Seridó

Foto: Marcello Rachid / Divulgação / Neoenergia Cosern

O sol forte que aquece o sertão potiguar será o meio responsável pela geração de energia renovável no novo prédio da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), recentemente inaugurado em Caicó. Com investimento de aproximadamente R$ 500 mil, a Neoenergia Cosern realizou nesta terça-feira (17) a entrega do sistema solar fotovoltaico à instituição, referência nacional no ensino público da Medicina. A usina, a terceira maior já doada pela concessionária de energia, será responsável pela geração anual de 230 MWh/ano. Esse volume é suficiente para abastecer, ao longo de um ano, 200 residências com consumo médio de 110kWh/mês, e proporcionará uma economia anual de 46% na conta de energia da EMCM.

Instalado no teto do novo prédio da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) no bairro Penedo, em Caicó, os quase 300 módulos de 570Wp com dois inversores de 60 kW foram doados pelo Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa usina solar se tornou a terceira maior já doada pela distribuidora de energia e a primeira no Seridó potiguar junto aos sistemas em funcionamento no Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba; e no Comando do 3º Distrito Naval, em Natal.

Doações

Desde que o projeto de instalação de usinas solares pela Neoenergia Cosern foi iniciado, em 2020, dez sistemas fotovoltaicos já entraram em operação. Até o final deste ano, outros três deverão ser instalados e energizados.

Fonte: Blog Ismael Medeiros

PUBLICIDADE 


 


 

Seridó: 26 eletricistas são formadas(os) pela Neoenergia Cosern e Senai-RN em Caicó

O momento mais esperado por 26 mulheres e homens que formaram a 19ª Turma da Escola de Eletricistas da Neoenergia Cosern chegou nessa terça-feira, 17 de setembro.

Elas e eles receberam o Diploma de Formação do Curso de Eletricistas de Redes de Distribuição, cujas aulas foram ministradas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), e estão aptas e aptos a trabalharem em qualquer empresa do setor elétrico nacional.

A cerimônia de formatura ocorreu na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), em Caicó, onde a Neoenergia Cosern realizou, na mesma data, a doação de um sistema solar fotovoltaico com aproximadamente 300 módulos.

“A cada formatura da nossa Escola de Eletricistas, percebemos o quão importante esse projeto é para o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte. São homens e mulheres que passam a ter uma qualificação para o desempenho de um serviço essencial à população, sempre priorizando a segurança, e dispostas e dispostos a prestarem um serviço de excelência. A qualificação profissional gera mais oportunidades de empregos formais, com bons salários e esses profissionais diplomados(as) poderão concorrer a vagas dentro do próprio Grupo Neoenergia e nas demais empresas de distribuição de energia no país”, destaca Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.

Até hoje, no Rio Grande do Norte, a Escola de Eletricistas da Neoenergia formou 475 profissionais. Desses, 349 são homens e 126, mulheres. Hoje, a Neoenergia Cosern conta com 47 mulheres eletricistas em seu quadro próprio de colaboradores.

“A Escola de Eletricistas é um projeto importante e estratégico para o SENAI-RN. Desenvolvemos nossa expertise para aplicar a metodologia de ensino, unificando a experiência do SENAI-RN com a necessidade desejada pela Neoenergia Cosern para a formação de eletricistas. A parceria entre o SENAI-RN e a Neoenergia Cosern reforça o compromisso para formação de pessoas para atender a indústria com eficiência, qualidade, respeito à vida e a segurança inerente à profissão de eletricista de redes de distribuição”, destaca Amora Vieira, diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN.

Formação

Os cursos da Escola de Eletricistas da Neoenergia são gratuitos e realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em todos os estados em que a Neoenergia possui concessão de distribuição de energia elétrica. Em São Paulo, a formação também é oferecida pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). As aulas são divididas entre teóricas e práticas, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.

A Escola de Eletricistas da Neoenergia foi criada em 2013, na Elektro, em São Paulo. A iniciativa foi pioneira no setor elétrico ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão.

 Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN

PUBLICIDADE