sábado, 4 de março de 2023

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM) tem nova data e ocorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro de 2023


Decisão foi tomada por unanimidade pela Comissão Organizadora da 5ª CNSM para garantir tempo hábil para sua realização ainda este ano

Com objetivo de viabilizar e garantir a realização da 5ª CNSM ainda em 2023, foi definido por consenso que ela ocorrerá em nova data: entre os dias 24 e 27 de outubro de 2023. A decisão foi tomada por unanimidade, em reunião realizada nesta sexta (3/03), pelos membros da Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM), pela Mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pela diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde. A decisão será referendada no Pleno do Conselho Nacional de Saúde, nos dias 15 e 16 de março de 2023.

A importância da realização da 5ª CNSM e o compromisso do Ministério da Saúde e do CNS em realizar esse evento de grande importância no campo da Atenção Psicossocial foram os destaques da reunião realizada no Ministério da Saúde. “As estratégias da realização estariam prejudicadas, porque não havia orçamento previsto e algumas etapas não foram encaminhadas, por isso foi muito importante este consenso de mudar a realização da etapa nacional da conferência para outubro de forma que tivéssemos tempo hábil para a sua realização”, ressaltou Sônia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, destacou que este é um momento promissor. “Saímos de um governo que estava ausente, mas agora existe uma decisão política do presidente da República, da Ministra Saúde e Secretarias para fazer com que a participação popular no Brasil seja reestabelecida", ressaltou.

“Estamos todos alinhados com esta data”, disse Haroldo Pontes, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Manter a Mobilização é fundamental

A 5ª CNSM estava prevista para acontecer em maio de 2023. Para este período está em discussão a realização de ações para manter e intensificar o processo em torno da realização da conferência. “Vamos manter a mobilização aquecida em torno da 5ª CNSM para incidir sobre a 17º Conferência Nacional de Saúde (17ª CNS), que tem etapa nacional prevista para os dias 2 e 5 julho de 2023.

Ascom CNS

PUBLICIDADE



Nenhum comentário:

Postar um comentário