Crédito da(s) Foto(s): Assessoria de Comunicação
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu
nesta segunda-feira (10) uma audiência pública para debater a construção das
Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. O ato marcou o
lançamento da consulta pública sobre o tema, que pretende reunir sugestões da
sociedade civil e da comunidade acadêmica sobre o assunto. A iniciativa partiu
do mandato do deputado Francisco do PT.
Em seu discurso inicial, o parlamentar ressaltou a
importância desta modalidade de ensino, enfatizando que o RN criou por decreto
uma Subcoordenadoria da Educação de Jovens e Adultos. “Um passo decisivo para o
fortalecimento e consolidação da EJA no Estado, a tornando uma política
inclusiva e democrática”, disse Francisco.
Ainda de acordo com ele, “antes da Subcoordenadoria o setor
enfrentava inúmeros desafios devido à ausência de políticas específicas. O EJA
trouxe mudanças significativas no panorama do programa, garantindo estratégias
específicas e direcionadas para educação de jovens, adultos e idosos”.
Francisco revelou que apresentará um Projeto de Lei para criar o Dia Estadual
do EJA, a ser celebrado no 18 de julho.
Presente à audiência, a secretária estadual de Educação,
Socorro Batista, ressaltou o fato de que 51% das mais de mil sugestões
apresentadas até agora pela consulta pública, partiram de estudantes. “Esse
número nos diz alguma coisa. Precisamos entender que eles querem voltar e ficar
na escola, querem estudar. Não fosse assim, não estariam contribuindo. Essa
consulta é muito mais que isso, é um movimento extraordinário de mobilização
para que as pessoas se somem a essa construção”, disse.
Socorro Batista aproveitou a oportunidade para revelar que nos Institutos Estaduais do RN, os chamados IERNs, será oferecido o EJA TEC, “para que o aluno conclua não apenas o ensino médio, mas saia de lá com uma determinada profissão”, explicou. “A educação de jovens e adultos não é apenas questão de justiça social, é uma necessidade humana urgente para o desenvolvimento do país e do RN. Nós precisamos garantir que todos os brasileiros tenham acesso à educação de qualidade”, completou.
Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos no Estado, a
professora Liz Araújo apresentou um resumo histórico do Ensino de Jovens e
Adultos, o EJA. Em seguida, abordou a importância do documento que será
construído definindo as novas diretrizes para o setor. “Esse é um processo de aproximação
da educação do estado com os excluídos, com a diversidade, esses variados
públicos estão na educação de jovens e adultos. Esse documento é para isso, é o
maior reforço político e metodológico para o EJA no RN”, afirmou.
Já a professora do EJA, Maria Aparecida da Costa, conclamou
os demais docentes a participarem da consulta pública contribuindo com suas
opiniões. “Estar no chão de fábrica da EJA, a sala de aula, confere aos
professores um potencial de contribuição sem precedentes. Somos nós os conhecedores
das necessidades de aprendizagem dos estudantes, somos os interlocutores”,
ressaltou.
O vice-coordenador do Fórum Estadual de Educação, Alessandro
Azevedo, aproveitou o debate para revelar sua preocupação com a queda no número
de matrículas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. “Nós não teremos muito o
que fazer como professores com o documento na mão, se não tivermos os
estudantes na sala de aula. E no Brasil inteiro temos visto a queda nas
matrículas da EJA. Os sistemas não têm se esforçado para trazer o estudante da
EJA para a sala. No RN, a queda de matrícula é avassaladora”, revelou. Entre
2015 e 2016, o Estado registrou 70 mil matrículas nesta modalidade, este ano o
número caiu para 50 mil.
A audiência pública ainda contou com as presenças de Fátima
Cardoso, coordenadora do Sinte-RN, Glauciane Pinheiro, da Coordenadoria de
Desenvolvimento Escolar, Márcia Gurgel, do Conselho Estadual de Educação,
Josivan Monte, representante da Undime, Steferson Rai de Oliveira,
representando as Direcs, e o articulador do processo de montagem das
diretrizes, Luan Santiago.
Fonte: Blog Neto Valentim
PUBLICIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário