quinta-feira, 25 de julho de 2024

51 municípios do RN estão em alerta para baixa umidade até sexta-feira; confira lista e saiba os riscos


 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade para 51 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso foi iniciado às 11 horas da manhã desta quarta-feira (24) e se estende até às 19 horas da sexta-feira (26).

De acordo com o alerta de perigo potencial, na cor amarela, a umidade relativa do ar deve varia entre 30% e 20% nas cidades listadas. Segundo o instituto, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

O perigo da baixa umidade do ar é o aumento da incidência de doenças respiratórias. Para encarar esse período, é preciso ficar em alerta quanto à ingestão de água no período de estiagem, já que o próprio corpo sinaliza mais vezes a necessidade de hidratação.

Alimentação adequada

A maioria dos alimentos in natura, minimamente processados e das preparações desses alimentos, têm alto conteúdo de água. O leite e boa parte das frutas contêm de 80% a 90% de água. Verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas costumam ter mais do que 90% do seu peso em água. Um prato de feijão com arroz é constituído de dois terços de água. Sendo assim, uma boa pedida para esse período mais seco.

Os alimentos ultraprocessados são, em geral, escassos em água, exatamente para que durem mais nas prateleiras. Refrigerantes e vários tipos de bebidas adoçadas possuem alta proporção de água, mas contêm açúcar ou adoçantes artificiais e vários aditivos, razão pela qual não podem ser considerados fontes adequadas para hidratação.

Atividade física

Em algumas situações muito críticas, a umidade pode ser tão baixa que talvez seja necessária a suspensão de atividades que exijam maior esforço físico. Por isso, deve-se evitar atividades externas no período de maior exposição ao sol. Nesse sentido, o Ministério da Saúde recomenda que, durante a seca, a população evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h.

O sangramento nasal também é comum durante a seca. Se isso acontecer, a primeira medida a ser tomada é sempre conter, pressionando a narina do lado que está sangrando por alguns minutos, esperando que pare espontaneamente. Se o sangramento for mais agudo, o conselho é usar um tampão nasal, que pode ser feito com algodão, papel higiênico macio ou lenço de papel. Caso o sangramento não pare, é necessário recorrer ao serviço de saúde.

Confira dicas

– Ande sempre com uma garrafinha de água;
– Para ter uma noção da quantidade de água que você deve beber ao longo do dia, multiplique o seu peso por 35ml;
– Não vale beber 2 litros de água de uma vez, o consumo deve ser fracionado;
– A temperatura da bebida indefere na hidratação, porém, não vale achar que beber 2 litros de chá ou café é a mesma coisa que beber dois litros de água;
– A água que ingerimos deve vir predominantemente do consumo de água como tal e da água contida nos alimentos e preparações culinárias.

Veja a lista das cidades

Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Antônio Martins
Apodi
Campo Grande
Caicó
Caraúbas
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Ipueira
Itaú
Janduís
Jardim de Piranhas
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Olho d’Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Patu
Pau dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São Miguel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Timbaúba dos Batistas
Umarizal
Venha-ver
Viçosa
PUBLICIDADE 


Nenhum comentário:

Postar um comentário