O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma lista de
propostas habilitadas para integrar a Rede Nacional de Cursinhos Populares
(CPOP).
A divulgação das indicadas à segunda etapa da seleção ocorre
por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e
Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) e da Coordenação de Cooperação
Social da Fundação Oswaldo Cruz, após análise de recursos. Os cursinhos
inscritos podem identificar sua situação a partir do código do usuário (ID)
atribuído ao proponente no momento da inscrição na plataforma. Os códigos estão
listados no documento “Lista de habilitados para Etapa 2”, na página da CPOP.
No total, 401 cursinhos foram habilitados.
O objetivo da CPOP é preparar estudantes para o Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem), ampliando a possibilidade de acesso ao ensino
superior de estudantes, prioritariamente oriundos de escolas públicas. Os estudantes
que ingressarem nas turmas dos cursinhos selecionados receberão um apoio de R$
200 mensais para a permanência nos estudos, assim como acesso a recursos
didáticos com metodologias preparatórias para o Enem e outros vestibulares.
A CPOP prevê apoio de até R$ 163.200,00 por cursinho que,
além do auxílio ao estudante por seis meses, abrange auxílio financeiro para a
contratação de coordenadores e professores (sete meses) e apoio para atividades
técnicas e administrativas. Também está prevista a formação de gestores e
professores voltada ao Enem e a disponibilização gratuita de materiais
pedagógicos. Conforme estabelecido pelo Edital nº 01/2025, que rege a seleção,
serão priorizados os cursinhos populares gratuitos que não recebem apoio
financeiro direto ou indireto.
CPOP – A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) foi
lançada no dia 10 de março e é regulamentada pelo Decreto nº 12.410/2025,
assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo
ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, em 13 de março. A CPOP apoia
cursinhos populares no Brasil, garantindo suporte técnico e financeiro para a
preparação de estudantes da rede pública socialmente desfavorecidos que buscam
ingressar no ensino superior por meio do Enem.
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