terça-feira, 18 de julho de 2017

ATÉ 2018, TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DEVERÃO IMPLANTAR PRONTUÁRIO ELETRÔNICO


Até o fim de 2018, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Brasil deverão implantar prontuário eletrônico. Atualmente, apenas 35,7% das UBS usam a ferramenta, isto é, cerca de 15,1 mil unidades. A meta foi estabelecida pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, além de qualificar o atendimento à população, o prontuário eletrônico é uma tecnologia que permite a economia de recursos. Com ele, o médico tem acesso ao histórico do paciente e, dessa maneira, evitam-se exames duplicados ou consultas repetidas. Assim, o acesso aos dados torna os serviços mais eficientes e aumenta a qualidade do atendimento.

Além disso, já está em curso proposta para implementar a biometria, que ajudará no monitoramento de metas de desempenho, cumprimento de horários e tempo destinado à consulta.

Confira aqui uma nota técnica elaborada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o assunto.

Agência CNM, com informações do MS

MINISTÉRIO ABRE CURSOS NA ÁREA AMBIENTAL


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abrirá, a partir desta segunda-feira (17/07), as inscrições para cursos a distância nas áreas de recursos hídricos, agricultura familiar, mudança do clima, produção e consumo sustentáveis, unidades de conservação, igualdade de gênero e outros temas.  
Os interessados devem se cadastrar no ambiente virtual do MMA  até o dia 28 de julho e escolher um ou mais cursos, que serão realizados sem tutoria. A efetivação da inscrição está condicionada à oferta de vagas. Até o fim do ano, serão abertas 40 mil vagas, incluindo turmas fechadas, realizadas por instituições parceiras.
Segundo a diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, os cursos abordam aspectos essenciais das principais políticas públicas do MMA. “A ideia é que sejam desencadeados processos formativos continuados em todo o território nacional, voltados ao fortalecimento da gestão ambiental e ao enfrentamento das problemáticas socioambientais”, afirma.
O conteúdo produzido é livre, para uso público e pode ser disponibilizado para que instituições parceiras os ofertem em suas próprias plataformas Moodle.
HISTÓRICO
O MMA investe na customização de um ambiente virtual de aprendizagem e na elaboração de cursos de educação a distância. O objetivo é permitir o acesso a conteúdos socioambientais e materiais pedagógicos para utilização online e off-line. Já passaram pela plataforma cerca de 70 mil usuários.
Alguns cursos foram pensados e disponibilizados para recortes específicos de público e outros para ser ofertados de maneira livre, de maneira semipresencial, com apoio de instituições parceiras, a distância, com tutoria contratada ou voluntária e autoexplicativas (sem tutoria).
Os conteúdos disponibilizados se tornam subsídios e aportam ferramentas para o planejamento e a gestão de programas regionais e locais de Educação Ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)

PREFEITO ISAIAS CABRAL SE REÚNE COM SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE PARA DISCUTIR SITUAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE ACARI



Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 17 de julho, em Acari, no gabinete do prefeito Isaias Cabral, uma reunião com o secretário estadual de Saúde, George Antunes e o coordenador hospitalar do estado Eduardo Albuquerque, para se discutir a real situação do hospital regional Dr. Odilon Guedes da Silva.

A reunião se deu após divulgação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Governador onde prevê a conversão de hospitais que não apresentam condições estruturais de atendimento pleno para Unidades de Pronto-atendimento, UBS – Unidade Básica de Saúde, Sala de Estabilização ou outro formato adequado.

Após diálogo entre Município e Estado, será possível definir o sistema a ser trabalhado e assim saber qual será o futuro do hospital.

Em primeira conversa, estiveram presentes: o secretário estadual de Saúde George Antunes, o Coordenador Hospitalar do Estado Eduardo Albuquerque, o médico e Deputado Estadual Vivado Costa, a secretária municipal de Saúde Maria José (Zezinha), o enfermeiro e secretário adjunto de Saúde José Erivan e Dr. Paulo Bulhões, Secretário de Administração, Tributação e Finanças.

Fonte: Blog Nelder Medeiros