As aulas de música não são apenas para se divertir ou para
possibilitar a expressão para crianças e jovens, são importantes também para o
desenvolvimento cognitivo, o raciocínio linguístico e a memória, e tudo isso é
essencial ao futuro acadêmico de todos. Foi pensando nisso que a Prefeitura de
Acari, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, deu
início ao projeto "Música na Escola", um trabalho de formação musical
que tem a frente o conceituado maestro Márcio Dantas, ensinando a teoria e a
prática musical.
Nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, aconteceu na Escola
Municipal Cipriano Santa Rosa a formação das primeiras alunas: Maria Tereza e
Ana Júlia, que concluiram o curso preparatório e agora, já com os seus
instrumentos em mãos, passam para uma nova etapa junto à Filarmônica Maestro
Felinto Lúcio Dantas, aonde poderão integrar naipes nos primeiros ensaios.
De acordo com o professor Maestro Márcio Dantas, o projeto
surgiu de um convite feito pelo prefeito municipal: "Esse projeto foi um
convite que o prefeito Fernandinho fez a mim, para que a gente criasse um
projeto de música nas escolas. Foi então que, lançamos essa proposta de formar
alunos para fazer parte da filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas, haja visto
que há uma grande carência, pois a filarmônica é formada, na sua maioria, por
músicos de outras cidades. Sabemos que Acari tem muitos talentos e com o
projeto, há possibilidade de aumentarmos esse número de músicos e musicistas
naturais de Acari." comentou Márcio Dantas
A gestora Graça ficou emocionada em ver os primeiros
resultados sendo alcançados na escola Cirpiano Santa Rosa: "Quando o
maestro Márcio chegou até a nossa escola e falou sobre esse projeto eu fiquei
muito feliz, porque a música é importantíssima na vida de qualquer cidadão,
principalmente na vida das nossas crianças. O dia de hoje foi muito importante,
fiquei ainda mais feliz em ver as primeiras alunas se formando. Toda a equipe
agradece o apoio e o carinho que a gestão municipal tem conosco." falou
Graça
Além desse projeto, há também outra modalidade acontecendo na
Escola Municipal Major Hortêncio de Brito, aonde o professor Milton Dantas
coordena o grupo Caixa Musical, que usando o talento dos alunos desenvolve
várias peças musicais que estão sendo apresentadas em várias ocasiões.
Com o Música na Escola, os professores podem experimentar, na
prática, ganhos como melhor comunicação para crianças tímidas e raciocínio mais
desenvolvido com o auxílio da musicalização, pois os alunos que têm contato com
aulas de música apresentam uma melhora substancial em suas habilidades
cognitivas – como planejamento e inibição. Uma criança mais tímida pode
desenvolver formas de socialização, outra mais agitada percebe que tem que
esperar sua vez para tocar determinado instrumento e compor a atividade.
Esse é um ponto muito importante considerando que a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) considera o ensino das competências
socioemocionais, que incluem autoconfiança, colaboração, resiliência, e outros.
PUBLICIDADE