terça-feira, 12 de setembro de 2023

Nara Castro e Naldinho Cunha serão ás atrações confirmadas na Festa do Padroeiro São Francisco de Assis no Povoado Ermo dia 23 de setembro

Vem ai a tradicional Festa do Padroeiro São Francisco de Assis no Povoado Ermo no município de Carnaúba dos Dantas/RN, dia 23 de setembro.

Animação especial será de Nara Castro e Naldinho Cunha

Local: Quadra de Esporte.

Inicio ás 23:00 hs

Totalmente grátis.

Realização: (ADCE) Associação Comunitária do Povoado Ermo.

Apoio: Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas.

PUBLICIDADE.



Ações do “Inovar no Campo” beneficiam comunidades rurais de Currais Novos

Foto: Divulgação

Um dos projetos de maior benefício para a zona rural de Currais Novos nos últimos anos, o “Inovar no Campo” tem realizado diversas ações e obras importantes para todas as comunidades rurais do município, sempre buscando atender as reivindicações que tragam melhorias para a vida e trabalho do homem e da mulher do campo.

Na manhã desta terça-feira (12), o Prefeito Odon Jr esteve no Povoado Trangola e em algumas propriedades que estão sendo beneficiadas com ações como construção de barreiros, barragem submersa, silagem, projeto do Algodão Ecológico, e melhoramento genético do rebanho leiteiro. A Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Graciete Almeida, e os coordenadores Nilton Oliveira e Fabiano Pacômio, acompanharam as visitas aos agricultores. “O Projeto Inovar vem realizando ações e serviços importantes na zona rural para contribuir que o homem a mulher do campo posam produzir. Estamos muito satisfeitos vendo essas ações acontecerem”, comentou Odon Jr. Em seguida, o Prefeito e a equipe da SEMAAB se reuniram com a Associação dos Moradores das Comunidades “Saco dos Veados” e “Totoró de Baixo”.

De acordo com Nilton Oliveira, até este mês de setembro, o programa de silagem já ultrapassou mais de 1 tonelada produzida, sendo mais que o dobro do mesmo período do ano passado, beneficiando mais de 50 famílias, e o Projeto do Algodão Ecológico em Currais Novos vem superando as metas e já vem se destacando no interior do Estado como uma das maiores produções.

Fonte: Blog Jean Souza

PUBLICIDADE



Preparem-se cavaleiros e amazonas, selem seus cavalos e venham participarem da primeira cavalgada do Povoado Ermo em Carnaúba dos Dantas neste domingo (17)

Vem ai a primeira cavalgada do Povoado Ermo em Carnaúba dos Dantas próximo domingo dia, 17 de setembro de 2023.

Confira a programação:

07:00hs: Concentração e café da manhã no Sitio Mirador de (Neném de Ramalho)

08:00hs: Saída com destino ao Povoado Ermo

10:00hs: Benção dos vaqueiros na Capela de São Francisco de Assis

12:00: Feijoada para todos os Cavalgantes no Fenix Bar e Restaurante e em seguida muita música ao vivo com Eduarda Marinho e Zenildo Show.

Realização: Associação de Desenvolvimento Comunitário do Ermo

Apoio: Prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas, Massas bom Jesus, Fenix Bar e Restaurante e Milly Variedades.

PUBLICIDADE


 

Governo do RN lança Sistema Integrado de Gestão de Águas

A governadora Fátima Bezerra lançou nesta segunda-feira (11) o Sistema Integrado de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Siga) - Módulo Gestão de Outorgas. Resultado de um contrato de parceria entre o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Siga é um portal eletrônico integrado ao Sistema de Suporte à Decisão (SSD) de outorgas superficiais e subterrâneas que dará maior eficiência aos procedimentos de gestão de águas, pois realizará toda a análise de disponibilidade e demanda de água nas bacias hidrográficas potiguares.

“Com o novo sistema nós estamos trazendo para a gestão pública eficiência, produtividade e simplicidade, tudo isso visando desburocratizar toda essa engenharia que se faz necessária para os interessados em busca da outorga da água. É para isso que serve um governo que tem compromisso com o desenvolvimento e com a nossa população, que tem sensibilidade e busca fazer com que o Estado esteja cada vez mais preparado para servir à sociedade”, disse Fátima Bezerra.

Com o Siga o usuário de água poderá solicitar os serviços de outorga e dispensa, como também licença de obra hidráulica e dispensa de obra, e acompanhar o processo até a conclusão final, de forma online, dispondo do serviço num prazo médio de cerca de 15 dias.

“Consideramos que o lançamento do sistema integrado de informações é um marco para a gestão das águas do RN, pois reduzirá o tempo de espera do usuário por uma outorga de direito de uso da água. É um sistema simples e célere. E este é só o início, pois teremos outros módulos, desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, para monitoramento, fiscalização e segurança de barragens”, disse o diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney.

Durante o evento, o professor da Ufal Ruberto Fragoso falou sobre o processo de formulação do sistema e suas funcionalidades. “Entregamos hoje o módulo de gestão de outorgas, juntamente com o sistema de suporte à decisão de outorgas. A requisição de uma outorga tem impacto nos recursos hídricos superficiais ou subterrâneos. O sistema de suporte à decisão ajudará o técnico a analisar aquele pleito e o impacto daquela outorga. O sistema fará a análise em minutos e emitirá um parecer automático, que o técnico vai deferir, totalmente ou parcialmente ou indeferir em função da disponibilidade hídrica”, explicou.

Logo após a apresentação do sistema, foi realizada simulação de uma solicitação de outorga de uso dos recursos hídricos. Em seguida, a governadora Fátima Bezerra, juntamente com o diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney, e o secretário da Semarh, Paulo Varella, realizaram a entrega de uma outorga de direito de uso dos recursos hídricos para a agricultora familiar caicoense, Maria Creuza.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico esteve representada no ato pelo gerente executivo, Og Arão Rubert, que destacou a importância de facilitar o acesso à outorga para os usuários de água.  “A gente observa, Brasil afora, a dificuldade do produtor e da produtora rural de conseguir exercer a sua atividade por falta de acesso à outorga de direito de uso dos recursos hídricos ou certificado de uso insignificante. É um exercício de cidadania quando um estado consegue oferecer ao cidadão a oportunidade de acessar o instrumento da outorga.”

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Paulo Varella, destacou a importância da outorga como instrumento de gestão. “Estamos dando um passo importante, pois a Lei das Águas traz cinco instrumentos de gestão, mas o principal deles é a Outorga. É por meio dela que conseguimos disciplinar o uso das águas”, disse.

Também estiveram presentes ao lançamento do Siga o deputado federal Fernando Mineiro; deputados estaduais Francisco Medeiros e Divaneide Basílio; o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha; diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares; prefeita de Baraúna, Divanize Oliveira; representante do Fórum estadual dos Comitês de Bacias, Wagna Dantas; coordenador da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa da Ufal, Christopher Souza, além de representantes de prefeituras municipais, sindicatos e associações.

Fonte: Asscom/RN

PUBLICIDADE



CNH Popular beneficiará mil condutores no RN

Fotos: Carmem Felix

Através do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), o Governo do Rio Grande do Norte lançou na manhã desta segunda-feira (11) o Programa CNH Popular que garante carteira de habilitação para a população de baixa renda. As inscrições iniciam nesta terça-feira (12) e vão até o dia 24 de setembro. A seleção acontece até o dia 13 de outubro de 2023.

Este ano serão mil vagas distribuídas entre as categorias A,B,C,D e E. As vagas serão distribuídas entre os beneficiários do Bolsa Família do Governo Federal, devidamente cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de outros beneficiários de programas assistenciais enquadráveis em situações similares e previsto em lei.

A governadora Fátima Bezerra comemorou o lançamento, destacando o trabalho da equipe do Detran em organizar o edital e ampliar o número de carteiras no ano de 2023 e o esforço do deputado estadual Francisco do PT.  "Hoje é um dia muito feliz, pois a Lei que garante a gratuidade da carteira de habilitação para muitos trabalhadores foi ampliada com esforço da equipe. O nosso governo teve o compromisso de tirar a lei do papel e destacar o trabalho incansável do deputado Francisco, que se dedicou a esta lei com todo afinco e persistência”, ressaltou a governadora.

O programa foi desenvolvido pela primeira vez em 2021, com a regulamentação da lei na gestão do governo de Fátima Bezerra, dando início a sua primeira edição. Em 2022 ficou paralisado devido às eleições. A primeira edição do programa ofereceu 353 vagas, com investimento total de R$ 600 mil reais.

“Estamos gratos com o compromisso da governadora por tornar possível o sonho de muitos trabalhadores do nosso Rio Grande do Norte. A população mais vulnerável não tinha acesso a uma carteira de habilitação. Hoje conseguimos triplicar a oportunidade”, disse o deputado Francisco. 

O programa inclui a isenção de taxas relativas a exames clínico-médicos de aptidão física e mental; exame psicológico; licença de aprendizagem e direção veicular; custos de confecção da primeira CNH ou, em caso de mudança, para a categoria C, D e E.  “A isenção é total. O beneficiário vai ter direito a fazer todo o processo para obter a sua CNH do zero até o recebimento efetivo da sua carteira de motorista, seja ela física ou digital. É um avanço importante de assistência à população”, explicou Jonielson Oliveira, diretor do Detran.

O Departamento de Trânsito também arcará com as despesas referentes aos cursos teórico e prático de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s).

Estiveram presentes no lançamento o secretário de Infraestrutura Gustavo Coelho, o chefe de gabinete do Detran Osmar Filho, o comandante da Polícia Rodoviária Estadual Coronel Castelo Branco, além da equipe de comissão do Programa do Detran-RN.

Serviço

Programa CHN Popular

Inscrições: De 12 a 24 de setembro

Acesso para o edital e inscrições:

https://cnhpopular.detran.rn.gov.br

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE