terça-feira, 7 de novembro de 2023

Com Consultório Odontológico Portátil, Secretaria de Saúde passa a atender Zona Rural todas as segundas-feiras

A saúde bucal é um aspecto fundamental da saúde geral de uma comunidade, e o acesso a cuidados odontológicos de qualidade é essencial para o bem-estar de todos. No município de Acari, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, está comprometida em levar atendimento odontológico a todas as áreas rurais, incluindo aquelas que ainda não dispõem de um gabinete odontológico permanente. Com esse objetivo em mente, foi iniciado um programa inovador que utiliza um Consultório Odontológico Portátil, equipamentos móveis que possibilitam um atendimento de qualidade nas áreas aonde não tem gabinetes permanentes.

Nesta segunda-feira, dia 06 de novembro, a equipe de saúde bucal deu início aos atendimentos odontológicos nas Unidades de Saúde da zona rural, mais especificamente na Beira do Rio, que ainda não possui um gabinete odontológico fixo. Essa iniciativa é um marco significativo na promoção da saúde bucal na comunidade, garantindo que todos os cidadãos, independentemente de onde vivam, tenham acesso a cuidados dentários essenciais.

O Consultório Odontológico Portátil é uma solução inovadora que permite que a equipe de saúde bucal leve os serviços odontológicos diretamente às comunidades que mais precisam.

Com equipamentos modernos e uma equipe altamente qualificada, a Secretaria de Saúde está pronta para atender uma ampla gama de necessidades odontológicas, desde exames de rotina e limpezas até procedimentos mais complexos, como restaurações e extrações.

Este equipamento, antes de ser utilizado nas unidades da zona rural, estava atendendo aos idosos institucionalizados no Abrigo, aonde foi feito um acompanhamento completo.

A equipe de saúde bucal está empenhada em atender às necessidades da comunidade e em fornecer informações sobre a importância da higiene bucal e da prevenção de doenças dentárias. Com a implementação do Consultório Odontológico Portátil, a Secretaria de Saúde de Acari dá um passo significativo em direção a um município mais saudável e com um sorriso mais brilhante em cada rosto. Confira o cronograma dos próximos atendimentos do Consultório Móvel:

13/11- Ingá

20/11- Cacimba do Meio

27/11- Beira do Rio

04/12- Ingá

11/12- Cacimba do Meio

18/12- Beira do Rio

Obs: As comunidades Bulhões, Gargalheiras e Vaca Brava já dispões de Consultórios Odontológicos Fixos, assim como o Centro de Saúde, aonde funciona a Secretaria Municipal de Saúde, no Centro da cidade.

Fonte: Facebook prefeitura de Acari

PUBLICIDADE 



 

Prefeitura de Parelhas realizará nesta quarta-feira (08) Corrida de Emancipação Política


Vem aí a emocionante Corrida de Emancipação Política de Parelhas nesta quarta-feira (08), um evento esportivo imperdível para todas as idades, celebrando a história da nossa cidade. Confira todos os detalhes:

Corrida Infantil:

Medalhas para os 30 primeiros colocados

A Corrida de Emancipação Política de Parelhas é uma realização da Prefeitura de Parelhas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho, da Habitação e do Esporte. Vamos celebrar juntos essa data especial e fazer história nas ruas da nossa cidade.

Largada: Em frente à Prefeitura Municipal

Chegada: Praça Arnaldo Bezerra

 Horários:

Crianças: 16h

Corrida Geral: 17h

Categorias e premiação em troféu:

- 14 a 19 (1° ao 3°)

- 20 a 29 (1° ao 5°)

- 30 a 39 (1° ao 5°)

- 40 a 49 (1° ao 5°)

- 50 a 59 (1° ao 5°)

- 60 anos ou mais (1° ao 5°)

- Geral (1° ao 5°)

- Equipe (1° ao 3°)

Medalhas de participação para os primeiros 150 inscritos que completarem a prova.

Fonte: Instagram prefeitura de Parelhas

PUBLICIDADE



Prefeitura de Cruzeta distribui kit Enem

A Gestão Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte promoveu pelo 3º ano uma ação de incentivo aos inscritos que foram prestar o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2023, desde o deslocamento aos locais de realização da prova, como também, com distribuição de kit,  composto por caneta esferográfica preta, pipoca, chocolate, balas, pirulito, paçoquinha, biscoito doce e salgado, e água mineral.

A Gestão Municipal, mantém-se empenhada em garantir a participação de todos proporcionando conforto e tranquilidade aos inscritos, incentivando-os rumo ao ingresso na Universidade. A distribuição dos kits aconteceu nesse  domingo (5), primeiro dia de realização das provas, na Praça de Eventos Dr Sílvio Bezerra de Melo, local de saída para as cidades de Acari e Caicó.

Estiveram recepcionando e acompanhando o deslocamento dos inscritos a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Maria Rosa, o coordenador de ensino Ronaldo Macêdo, a técnica Ana Heloísa e o coordenador de esportes Dedé de Genésio.









Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE 



 

Governo lança 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Foto: Divulgação

A feira acontecerá de 30/11 a 03/12 de 2023 com espaço para comercialização, rodadas de negócios e programação cultural

Com o principal objetivo de ampliar o acesso a mercados para a agricultura familiar, com a oferta de produtos que mostram a diversidade da agricultura potiguar, a governadora Fátima Bezerra lançou, nesta segunda-feira (6), no Mercado da Agricultura Familiar, no bairro de Lagoa Nova, a 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

“A Feira é um momento muito especial, pelo que ela mobiliza: a sociedade como um todo, além de dar visibilidade a uma agenda tão importante como a Agricultura Familiar”, afirmou Fátima Bezerra.

Programada para acontecer no Centro Administrativo, de 30/11 a 03/12 de 2023, a Feira é uma promoção do Governo do RN, por meio da Sedraf (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar) e do projeto Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

A programação cultural está sob a coordenação da Fundação José Augusto (FJA), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST – e contará com a realização do Festival do MST: por terra, arte e pão!

O evento ocupará uma área de 2.500m², contará com mais de 20 cooperativas, mais de 20 barracas, além de estrutura para alimentação.

“Essa cadeia produtiva significa emprego, vida e potencial de geração de renda. Por isso, temos de dar as condições para que ela, cada vez mais, se desenvolva”, complementou a governadora, sobre a importância de se investir na produção dos agricultores familiares.

Outro objetivo da Feira é fortalecer o cooperativismo solidário do Rio Grande do Norte e o processo de comercialização das famílias, agricultoras, através de rodadas de negócios, para o mercado institucional e privado.

“Estamos aqui hoje lançando a 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária que tem um significado muito especial para todos nós. Lançamos no ano passado a primeira Feira Nordestina da Agricultura Familiar, um sucesso total, com repercussão nacional e presença do presidente Lula e, aquela semente nos encorajou a manter a chama da feira agora voltada para o nosso RN, revelou o secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar Alexandre Lima.

E acrescentou: “é a agricultura familiar, a agricultura camponesa que alimenta o povo, que faz com que a comida de verdade chegue à mesa de todos os brasileiros”.

O superintendente do Banco do Nordeste no Brasil no RN Geová Lins, informou que o BNB colocou em 2023, R$ 450 milhões a disposição da agricultura do Rio Grande do Norte.

Até o momento, mais de 90% deste orçamento já foi utilizado. Para o próximo ano, o BNB fará um incremento desse recurso e disponibilizará RS 550 milhões para o setor.

“Nós não nos preocupamos só com o crédito, mas também com as pessoas incluídas, com um NE mais evoluído”, disse.

A Feira é correalizada pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-RN), com apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), da Agência de Fomento do RN (AGN), da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas) e do Sistema Ocern (Organização das Cooperativas do RN).

Entre outras autoridades, também estiveram presentes ao lançamento da feira o secretário da Infraestrutura Gustavo Coelho, a secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos Olga Aguiar,

o subsecretário da juventude da Semjidh Gabriel Medeiros, o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca Guilherme Saldanha, a presidente da Unicafes RN Neneide Lima, o deputado federal Fernando Mineiro, as deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basílio, o coordenadora do Projeto Governo Cidadão Ana Guedes, o superintendente de Pesca e Aquicultura Sebastião Arruda, o representante do Movimento dos Sem Terra, Marcio Melo.

SERTÃO VIVO

Ainda durante o lançamento da Feira, a governadora Fátima Bezerra mencionou o maior financiamento para a agricultura Familiar no RN: serão RS 151 milhões em recursos disponíveis para o setor para aplicação na produção de alimentos saudáveis e segurança hídrica através do Projeto Sertão Vivo.

 

“Isso vai gerar desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida da população”, garantiu a governadora. Ainda de acordo com a chefe do executivo estadual, o detalhamento de como será feito todo o processo, através do Serão Vivo, acontecerá durante a abertura da Feira, no final deste mês.

O Projeto é iniciativa do Governo Federal com financiamento do BNDES em parceria com o Fundo Internacional das Nações Unidas para a Agricultura (FIDA), anunciado pelo presidente Lula, no dia 24 de outubro, em Brasília.

O Projeto Sertão Vivo vai financiar projetos voltados para garantir o acesso à água, segurança alimentar e demais necessidades básicas da população do semiárido nordestino inicialmente nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Pernambuco.

O investimento é de R$ 1,75 bilhão para atender ao todo 430 mil famílias.

No RN serão atendidas 38 mil famílias de produtores familiares, assentados da reforma agrária e de comunidades tradicionais como indígenas e quilombolas.

POR TERRA, ÁGUA E PÃO

O Festival do MST: por terra, arte e pão, integra a programação cultural do evento e será realizado da Fundação José Augusto (FJA), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

Veja a programação:

30/11 – Quinta-feira

– Projeto Mulheres da Terra

– Cátia de França

– Juliana Linhares

– Artistas locais

01/12 – Sexta-feira

– Academia da Berlinda

– Nação Zumbi

– DJ Samir

– Val Santos e Zé Pinto

– Artistas locais

02/12 – Sábado

– Odair José

– Santana, o Cantador

– Karina Buhr

– Sulla

– Artistas locais

03/12 – Domingo

– Sourebel

– Aiyra convida Fúria Negra

Fonte: Fator Rrh

PUBLICIDADE 




Novembro Azul: Sesap reúne profissionais para discutir saúde do homem

Foto: Divulgação

Gestores, profissionais e responsáveis técnicos da área da saúde do homem reuniram-se na manhã desta segunda-feira (6) para discutir as perspectivas de cuidado integral dessa população no Rio Grande do Norte. A ação faz parte da programação do Novembro Azul conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Área Técnica de Atenção à Saúde do Homem.

O encontro dá também continuidade ao II Seminário Estadual da Saúde do Homem, realizado em setembro. Criado em 2003, o movimento do Novembro Azul visava inicialmente a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Atualmente, porém, também a partir das orientações do Ministério da Saúde, o período serve para ampliar discussões sobre o cuidado do homem, que por média procura menos os serviços de saúde e se cuida menos. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2014 e este ano, apenas 25,4% dos atendimentos individuais da atenção primária à saúde foram de usuários do sexo masculino entre 20 a 59 anos.

“Temos que trabalhar com a perspectiva integral do cuidado, levando em conta os fatores históricos. É preciso pensar estratégias e ações que atraiam os homens para os serviços de saúde no RN”, comentou Jussara Dantas, coordenadora da Área Técnica de Atenção à Saúde do Homem da Sesap.

Entre outros pontos, durante o evento os profissionais puderam discutir situações como as principais causas de adoecimento na população masculina de 20 a 59 anos no RN. São elas (2018-2023): 28,86% causas externas, 13,32% doenças do aparelho digestivo, 10,20% neoplasias, 9,81% doenças infecciosas e parasitárias, 8,63% doenças do aparelho circulatório de acordo. Já entre 2018 e 2021, os dados de mortalidade no mesmo grupo apontam que 38% dos óbitos foram decorrentes de causas externas (agressões, acidentes de transporte e lesões autoprovocadas voluntariamente), 15% doenças do aparelho circulatório (principalmente infarto agudo do miocárdio), 12% doenças infecciosas e parasitárias, 9% neoplasias e 7% doenças do aparelho digestivo.

Em termos de câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o RN deve ter cerca de 1450 casos novos em 2023. O Ministério da Saúde reforça a recomendação a estados e municípios para não realizarem campanhas para convocar homens assintomáticos para a realização de rastreamento com PSA e/ou toque retal, devendo-se abordar a saúde da população masculina a partir de uma perspectiva integral, que aproxime os homens das práticas de cuidado de si e de seus familiares.

PUBLICIDADE