sábado, 27 de maio de 2023

Comitê Municipal de Educação Ambiental reuniu os membros para tratar sobre a semana do meio ambiente

Na manhã desta última terça-feira (23), o Comitê Municipal de Educação Ambiental reuniu os membros para tratar sobre a semana do meio ambiente de 2023.

Com o intuito de programar a semana do meio ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou uma reunião com os membros do referido conselho. Estiveram presentes representações das Secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social como também a Coordenação da Defesa Civil, Presidente do Sindicato Rural e Técnica da Emater.

Na oportunidade, foi decidido que Semana do Meio Ambiente será desenvolvida entre os dias 10 a 14 de Julho. Cada Órgão irá desenvolver uma ação em alusão a semana, nos próximos dias será divulgado o calendário oficial da programação.




PUBLICIDADE



Prefeitura de Parelhas realiza a perfuração do primeiro poço artesiano com máquina perfuratriz própria

Um marco para o setor agrícola local e um avanço na garantia de abastecimento hídrico

A prefeitura de Parelhas celebrou um momento histórico hoje, dia 26 de maio de 2023, com a inauguração do primeiro poço artesiano perfurado pela administração municipal. A iniciativa visa beneficiar diretamente os produtores rurais da região, fornecendo acesso confiável e sustentável à água, fortalecendo assim o setor agrícola e impulsionando o desenvolvimento local.

A escassez de água é um desafio enfrentado por muitos agricultores, que dependem desse recurso vital para irrigação e outras atividades agrícolas. Reconhecendo a importância da água para a produção rural e a necessidade de garantir a sustentabilidade e a produtividade no campo, a prefeitura de Parelhas investiu recursos e esforços para garantir a perfuração de novos poços artesianos.

A perfuração do poço artesiano foi conduzida por uma equipe especializada, utilizando tecnologia moderna e de alta precisão. Após horas de trabalho árduo, o poço atingiu uma profundidade considerável e alcançou um aquífero subterrâneo.

O prefeito Tiago Almeida expressou sua satisfação e destacou a importância do projeto para a comunidade agrícola. “Este poço artesiano é um símbolo do compromisso de nossa administração com o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida de nossos agricultores. Com acesso garantido à água, eles poderão expandir suas atividades, aumentar a produtividade e enfrentar os desafios do clima com mais resiliência”, afirmou o prefeito.



PUBLICIDADE




 

Prefeitura de Cruzeta realiza dia de campo sobre cultivo do algodão para os agricultores que integram o projeto AgroSertão

Aconteceu nessa quarta-feira (24), no sítio Salgado na residência de Antônio de Zé Augusto, o dia de campo evento voltado as boas práticas e orientações sobre o cultivo do algodão para os agricultores que integram o projeto AgroSertão.

O instrutor Luiz IV, Agrônomo e Consultor do SEBRAE conduziu o treinamento em fabricação de biofertilzante, caldas inseticidas naturais, defensivas agrícolas para uso em sistemas de produção agroecológicos, utilizando materiais do local ou proximidades da propriedade.

Estiveram participando do evento o Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho, Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João Maria, a Coordenadora de Apoio a Agropecuária, Aline Caline, a Coordenadora do Instituto Riachuelo, Renata Fonseca, a analista técnica do Sebrae/RN, especialista em Gestão do Agronegócio e Certificação Orgânica, Sergina Dantas, agricultores e representantes das cidades circunvizinhas.










Fonte: Assessória de comunicação prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



Prefeito Gilson Dantas apresenta projeto para firmar parceria com a Casa dos Ventos para garantir a salvaguarda da Cachoeira dos Fundões

Maio de 2023 – O prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, e Clécio Eloy, diretor da Casa dos Ventos, realizaram reunião nesta quinta-feira (25) com o objetivo de firmar parceria para preservar a Cachoeira dos Fundões, importante geossítio, localizado no município de Carnaúba dos Dantas.

A Casa dos Ventos é a proprietária do Complexo Eólico Pedra Lavrada, empreendimento de geração de energia, que está em fase de licenciamento e quando obtiver a anuência do IDEMA, órgão ambiental do Rio Grande do Norte, será implantado em oito municípios, sendo quatro na Paraíba (nos municípios de Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Picuí e Frei Martinho) e quatro no Rio Grande do Norte (Currais Novos, Acarí, Parelhas) e, claro, Carnaúba dos Dantas. No total, o parque eólico terá 372 aerogeradores, que juntos irão gerar 1.562,4 MW de energia que irá fortalecer a geração de limpa e renovável no Brasil. Durante o período de obras, o Complexo Eólico Pedra Lavrada tem potencial para empregar 1.550 pessoas, preferencialmente, moradores dos municípios abrangidos pelo empreendimento.

Além do prefeito Gilson Dantas e Clécio Eloy também estiveram presentes à reunião João Vidal, gerente ambiental e Vicente Ferrer, gerente de engenharia. Após apresentação dos potenciais da Cachoeira dos Fundões a empresa se disponibilizou a intenção de realizar um convênio com a prefeitura.

O geossítio Cachoeira dos Fundões está localizado no Riacho do Bojo em Carnaúba dos Dantas/RN, entre os 21 geossítios do Georparque Seridó da Unesco e é um dos principais atrativos turísticos que atrai no inverno o turismo de aventura e no período de estiagem temos o turismo pedagógico com as escolas, universidades e instituições.

Com a parceria a empresa e a prefeitura atuarão juntas para salvaguardarem o patrimônio cultural e a geodiversidade, além da educação patrimonial com garantia ao turismo sustentável.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE