sábado, 28 de agosto de 2021

Técnicos da II URSAP discutem a implantação dos Núcleos Regionais de Vigilância

A primeira reunião oficial do Núcleo Regional de Vigilância em Saúde (NUREVS) da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), sediada em Mossoró, foi realizada nesta sexta-feira (27) na sede da unidade.

"A reunião teve como objetivos estabelecer conteúdos a serem trabalhados nas reuniões semanais e quinzenais e discutir o que está sendo trabalhado por cada um dos presentes na reunião, com o intuito de informar os demais e também de buscar estratégias de apoio em conjunto", disse Lauranery Moreno, apoiadora da Sesap.

Também estiveram presentes à reunião as referências do Programa de Vigilância Epidemiológica, Vera Cristina Vale e Huguineide Ferreira, a referência em Saúde do Trabalhador, Leonardo Panssard, os pesquisadores da FAPERN, Dennis Costa e Bruno Santos,  o coordenador do Programa Regional de Controle das Arboviroses, Lázaro França,  a referência do Programa Regional de Controle da  Leishmaniose, Antônio Nascimento, o coordenador  do Programa  VigiÁgua, Saint Clair Medeiros, o coordenador do Programa de Controle da Raiva, médico veterinário Aderson Dantas de Lira e a apoiadora da Sesap, Camila Régis.

"Os Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde (NUREVS) têm como objetivo  fortalecer e consolidar a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), bem como aperfeiçoar o perfil epidemiológico do Estado do Rio Grande do Norte, através de ações de promoção, proteção, reabilitação e vigilância nos territórios, com suporte das Unidades Regionais da Saúde Pública", ressaltou a apoiadora da Sesap, Lauranery Moreno.

Fonte: SESAP/ASSECOM

PUBLICIDADE




Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas não conseguiu nota ótima em transparência nos gastos públicos

Foto: Via internet 

A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas não conquiu nota ótima em transparência nos gastos públicos. Avaliado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Portal da Transparência da Casa obteve 773 pontos, em monitoramento permanente do Sistema Confúcio.

Desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN, o Confúcio avalia os 167 municípios do Estado, de forma diária e automatizada. O Portal da Transparência da Câmara de Carnaúba dos Dantas de acordo com o relatório não se adequou com à Lei de Acesso, ao não apresentar no seu respectivo Portal da Transparência diversos dados públicos, exigidos pelo ordenamento jurídico pátrio, notadamente quanto à Lei nº 12.527, de 18.11.2011.

Critério de informação de pontuação são:

Saúde do Portal Total 75;

Qualidade dos dados Total 100;

Usabilidade do Portal Total 100;

Disponibilidade do Portal Total 98.9%;

Série Histórica Total 100;

Qualidade da Despesa Total 120;

Qualidade do Gasto Público Total 30 e;

Qualidade da Compra Total 150

Conclusão, em razão dos itens analisados, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através do sistema automatizado de análise de Portais de Transparência, Confúcio, entende que o ente Público fiscalizado não se adequa à Lei de Acesso, ao não apresentar no seu respectivo Portal da Transparência diversos dados públicos, exigidos pelo ordenamento jurídico pátrio, notadamente quanto à Lei nº 12.527, de 18.11.2011.

Confira o relatório AQUI e o Site da Câmara AQUI

Fonte: Site do MPRN

PUBLICIDADE 






Governo e Banco Mundial se reúnem para monitorar ações e projetos no RN

 Passados cinco meses desde a prorrogação do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, o Governo do Estado deu passos importantes na execução de obras e ações do projeto Governo Cidadão. Nesta quinta-feira (26), uma reunião de monitoramento entre secretários de Governo e equipes da instituição financeira discutiu o plano de ação em curso e estabeleceu prazos e metas para o restante do ano.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, abriu o encontro virtual destacando que a gestão tem se empenhado em cumprir os cronogramas de obras estabelecidos, por meio de uma força tarefa que envolve todos os órgãos de governo. “O Hospital da Mulher, por exemplo, é uma dessas obras que está com o cronograma em dia, graças ao esforço e envolvimento de todos”, disse.

As 39 queijeiras, por sua vez, estão com as obras praticamente finalizadas, enquanto as reformas de 36 escolas estaduais foram concluídas, restando apenas três em obras com previsão de conclusão máxima até dezembro e uma que está em processo de relicitação devido ao abandono pela empresa responsável. A capacitação dos beneficiários dos sistemas simplificados de abastecimento de água também já começou. Atualmente há 17 licitações em andamento, quatro em fase de contratação e outros 26 investimentos em execução.

As obras da cultura, notadamente a restauração da Fortaleza dos Reis Magos e Teatro Alberto Maranhão, estão em suas fases finais. Para o TAM, no entanto, uma outra etapa continuará em curso, que é a obra para implantação da caixa cênica. A coordenadora do projeto Governo Cidadão junto ao Banco Mundial, Fátima Amazonas, elogiou a atuação do Governo nos últimos meses e o compromisso em cumprir os cronogramas acordados.

“Sabemos que toda obra sofre com os imprevistos, mas consideramos que a gestão tem cumprido bem os compromissos e cronogramas firmados desde a renovação do acordo de empréstimo. Essa gestão integrada, com todos os órgãos envolvidos trabalhando juntos, faz toda diferença”, disse Amazonas.

Além do secretário Fernando Mineiro e da gerente executiva do projeto Ana Guedes, participaram da reunião os secretários Guilherme Saldanha (Agricultura), Virgínia Ferreira (Administração), Cipriano Maia (Saúde), técnicos da Sesed, SET, Seplan, Governo Cidadão e consultores do Banco Mundial nas áreas de barragens, social, estradas, educação, entre outros.

Fonte: Governo Cidadão / ASSECOM-RN

PUBLICIDADE




[INFORME PUBLICITÁRIO] Final de semana chegou, vai fazer aquele churrasco? O lugar certo de compra as carnes é no Açougue do William

Na busca de variedades em carnes de qualidade? Em Carnaúba dos Dantas, você pode contar com o Açougue do William, lugar que é conhecido na cidade como o melhor atendimento da cidade. Lá você encontrará Carnes bovina e porco, mocotó, rins, coração, cupim, costela, picanha, fraldinha, linguiça de gado e de frango, peito, coxa e sobrecoxa, peito bovino, figado, tripa e panelada de gado e muito mais.

O Açougue do William conta com o melhor atendimento da cidade de Carnaúba dos Dantas. Fica localizado na Rua, Ivamar Roque, nº 180 Bairro são José, vizinho a Quadra de esporte Zé Oi em Carnaúba dos Dantas. Os telefones para contato são: (84) 98821-0704/ 98867-2694.

Lá no Açougue do William você também encontrará aquela cervejinha bem geladinha, aberto todos os dias e aos domingos no Mercado Público na feira livre de Carnaúba dos Dantas.

PUBLICIDADE


Currais Novos é contemplada com a perfuração de poços






Na manhã desta quinta-feira (26) teve início o trabalho de perfuração dos 10 novos poços artesianos na zona rural do município de Currais Novos.

Os novos poços estão sendo perfurados através do Programa RN Mais Água, do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH.

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, acompanhou as locações e está acompanhando e oferecendo apoio as perfurações que irá beneficiar centenas de famílias que vinham enfrentando grande dificuldade no abastecimento d’água em suas comunidades.

O Prefeito Odon Júnior, acompanhado do Secretário Lucas Galvão, esteve na comunidade de Malhada de Dentro, no local escolhido para perfuração do primeiro dos 10 poços que serão perfurados nos próximos dias.

"Uma ação que tem uma enorme importância para o homem e para mulher do campo. Os poços ajudarão muito, principalmente agora, no período da seca, porque as comunidades têm sofrido muito com a falta d’água e constantemente solicitam caminhões pipa. Registro aqui meu agradecimento ao Governo do Estado e ao empenho do Deputado Estadual Francisco que, juntamente com a nossa equipe, não mediu esforços para conseguir esse importante pleito para nossa zona rural”, comentou o Prefeito Odon Júnior.

“A nossa dificuldade para conseguir água é grande. E na época da seca essa questão da água piora muito, não só para as famílias, mas também para os animais. Esse poço está vindo para nós como um presente de Deus e com certeza é um sonho realizado”, afirmou Sônia Maria Dantas, Vice-presidente da associação dos moradores da Malhada de Dentro.

O “Programa RN + Água” é um programa de recursos hídricos que está sendo executado pelo Governo do Estado e ações estão sendo viabilizadas por meio de parcerias com as prefeituras e por meio de acordos de cooperação técnica com recursos oriundos do Orçamento Geral do Estado, de emendas parlamentares e do Orçamento Geral da União.

Fonte: Facebook Prefeitura de Currais Novos

PUBLICIDADE