terça-feira, 16 de agosto de 2022

Homem mais velho de São José do Seridó faz 105 anos nesta terça feira

Antônio Balbino de Medeiros nasceu em 16 de agosto de 1917,sendo portando o habitante mais idoso da cidade.

Seu Antônio Balbino é o único morador da cidade de São José do Seridó que viveu no seu dia a dia todos os acontecimentos da cidade durante seus mais de 100 anos.

Ele pode ver a transformação da cidade desde quando ainda era uma vila até os dias atuais.

Fonte: Blog de Carlos Felipe  o Fera 

PUBLICIDADE



Procissão leva multidão às ruas de Acari no fim dos festejos à padroeira da cidade do Seridó potiguar

Procissão em homenagem à padroeira de Acari, RN — Foto: Anthony Medeiros/G1

Os festejos de Nossa Senhora da Guia chegaram ao fim nesta segunda-feira (15), com a realização da procissão da padroeira de Acari, no Seridó potiguar. Uma multidão participou da programação religiosa.

Os fiéis falavam em reencontro, já que os festejos presenciais, como os que ocorreram nos últimos dias, não eram realizados desde 2019. A festa começou no último dia 5 de agosto.

“Eu sempre usei branco nas procissões, e foram dois anos bem complicados sem esse momento. Mesmo assim, em casa mesmo, eu acompanhava as novenas remotas. Neste ano voltei com um sentimento muito forte de gratidão”, afirma a aposentada Maria de Fátima.

O cortejo saiu da Basílica Menor, patrimônio imaterial do RN, e seguiu pelas principais ruas da cidade. Ao chegar novamente na basílica, os fiéis acompanharam uma missa solene.

Fonte: G1 RN

PUBLICIDADE



Prefeitura de Cruzeta realiza confraternização para os Pais

Na noite deste sábado (13), a Prefeitura Municipal de Cruzeta, através das secretarias municipais, realizou na praça de eventos Dr Sílvio Bezerra de Melo, um momento  especial para celebrar a

grandeza de alguém que é inspiração, referência, força e a estabilidade, mesmo nos momentos mais difíceis. A grande confraternização para os pais Cruzetenses reuniu centenas de pais, houve sorteios de 70 prêmios, foi servido deliciosos lanches e rolou muita música ao som de Rodrigo Potyguar.

O Prefeito Joaquim de Medeirinho deixou sua mensagem para todos que estiveram presentes” Hoje, neste dia tão especial, em que celebramos a grandeza de todos os pais, eu quero homenageá-los, pois sei que ser pai é o grande exemplo de vida dos seus filhos. Agradeço a presença daqueles que vieram prestigiar esse momento inesquecível em nosso município, feliz dia dos pais”

Estiveram participando: a Vice Prefeita Elismária Catarina, Primeira Dama Arilúzia Sasnara, Ex Vice Prefeito Domingos Alves, Vereador Walfredo Cesino, Secretários, Servidores e Voluntários.
































Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



Eleições: veja o que pode ou não no dia da votação

Foto: José Cruz / Agência Brasil

Faltam 50 dias para as Eleições 2022, e a Justiça Eleitoral já começou a reforçar para o eleitor, principalmente para os que votam pela primeira vez, os procedimentos e também o que o eleitor pode ou não fazer no dia da votação.

Antes de tudo, o eleitor ou eleitora deve conferir onde fica a sua seção eleitoral, isto é, onde fica a urna em que deverá votar. O endereço pode ser consultado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em seguida, antes de se dirigir ao local, o eleitor deve ter certeza de que leva consigo o título de eleitor – na versão digital pelo aplicativo e-Título ou em papel – e um documento oficial com foto – RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou, inclusive, carteiras emitidas por órgãos de classe como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) etc.

No dia da votação, o eleitor ou eleitora pode manifestar sua convicção política e ideológica, desde que isso seja feito de forma individual e silenciosa. Isso quer dizer que está liberado ir votar com broche, bandeira, adesivo ou camiseta do seu candidato ou partido. Não é permitido, contudo, a aglomeração de pessoas uniformizadas nem portando algum identificador de candidato ou partido.

Também é proibido abordar, aliciar ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar, alerta a Justiça Eleitoral. Tais atitudes podem configurar o crime de boca de urna, prática proibida pela legislação eleitoral e cuja pena pode ser de seis meses a um ano de detenção.

Outro alerta feito pela Justiça Eleitoral é para que a eleitora ou eleitor não leve celular nem câmera para a cabine de votação. Tirar fotos da urna e de votos não é permitido, pois é visto como uma maneira de quebrar o sigilo do voto, um dos princípios fundamentais do processo eleitoral.

De acordo com o TSE, quem for flagrado na cabine com qualquer aparelho de telecomunicação – incluindo celular, walkie talkie ou radiotransmissor – ou de registro como câmera fotográfica e filmadora, pode ser enquadrado no artigo 312 do Código Eleitoral, que prevê pena de até dois anos de detenção a quem violar ou tentar violar o sigilo do voto.

No caso de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, a pessoa pode contar com o auxílio de uma pessoa de sua escolha para votar, mesmo que isso não tenha sido solicitado antes do dia da votação.

De acordo com o TSE, a eleitora ou eleitor cego pode receber orientações dos mesários sobre o uso do sistema de áudio disponível na urna eletrônica, com fone de ouvido descartável oferecido pela Justiça Eleitoral.

Neste ano, há urnas que possuem legenda em libras, para auxiliar o voto de quem possui deficiência auditiva.

Agência Brasil

PUBLICIDADE