quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Governadora nomeia novo defensor público-geral do RN

Foto: Sandro Menezes/ASSECOM-RN

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta terça-feira (07) o ato de nomeação de Clístenes Mikael de Lima Gadelha para exercer o cargo de Defensor Público-Geral do Rio Grande do Norte no biênio 2022-2023. Candidato único no pleito de 12 de novembro, Clístenes obteve 90 votos no universo de 92 votantes, sendo dois votos em branco.

"A defensoria é uma instituição pela qual sempre tive muito carinho e respeito, participando de toda a luta quando no exercício do mandato de deputada federal. A defensoria não é uma instituição qualquer. Ela tem um papel importante e fundamental neste mundo de tantas violações de direitos humanos", elogiou a governadora, que no ato de nomeação do novo defensor público-geral estava acompanhada do vice-governador Antenor Roberto; do chefe do Gabinete Civil (GAC), Raimundo Alves, da subsecretária do GAC, Laíssa Costa e da assessora especial (GAC), Luciana Daltro. 

O Rio Grande do Norte tem 101 defensores públicos. Na solenidade realizada no final da tarde, o atual defensor público-geral Marcus Vinícius Soares Alves destacou os avanços registrados nos últimos anos, quando o RN passou de oito núcleos de atendimento em 2017 para 40 em 2021. "Em 2022 teremos uma cobertura de 70% das comarcas e de quase 90% da população." Ele informou que em 2021 foram nomeados 32 defensores, conforme acordo celebrado entre a DPE, o Ministério Público e o Governo do Estado, o que permitiu a abertura de mais 25 núcleos, dos quais 10 já estão instalados.

"Nosso governo reconhece o papel importante que os defensores desempenham na sociedade, na defesa da cidadania, da dignidade humana. O papel de vocês na defesa dos direitos civis é fundamental", reforçou a governadora Fátima Bezerra, ao desejar boa sorte ao nomeado, destacando também o trabalho realizado por Marcus Vinícius.

Defensor Público de carreira desde 2008, Clístenes Gadelha é natural de Alexandria e se formou em Direito pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Ao longo da carreira como defensor acumula experiências na área cível com passagens em outros cargos administrativos da instituição como Corregedor Geral e subdefensor público-geral, cargo que ocupou nos últimos quatro anos.

A posse será no dia 10 de janeiro, quando termina o mandato de Marcus Vinícius.

Fonte: ASSECOM-RN

PUBLICIDADE




Com recursos próprios, Prefeitura de Acari inicia revitalização e Acessibilidade de passarela na Rua da Matriz

A Prefeitura de Acari, através da Secretaria Municipal de Obras, deu início - com recursos próprios - à obra de revitalização da passarela às margens da BR-427, na rua da Matriz. A obra tem objetivo de ampliar a passagem de pedestres, com acessibilidade e segurança, com alargamento da área de passeio e implantação de rampas e corrimãos.

Além da acessibilidade e segurança, a obra deixará o espaço mais bonito com a implantação de uma balaustrada com balaustres em pré moldados no estilo retrô.



Fonte: Facebook PMA

PUBLICIDADE




Encontro reúne gestores, empresários e sociedade civil para debater o desemprego em Currais Novos

A convite do Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, representantes da sociedade civil organizada, empresários e gestores municipais se reuniram na manhã desta terça-feira (07) no Salão Nobre do Palácio Raul Macedo para debater o problema do desemprego na cidade de Currais Novos.

O mediador do encontro foi o consultor do Programa Internacional Desafio Empreendedor, Hermínio Brito, que atua há mais de 33 anos capacitando empreendedores e gestores no mundo inteiro.

De acordo com Hermínio, o objetivo do trabalho que está sendo desenvolvido na cidade de Currais Novos é de melhorar e ampliar a performance de empresários e gestores. “A turma de Currais Novos tem uma peculiaridade, pois é a primeira que está trabalhando com o setor público, com a missão de alinhar, melhorar e planejar soluções e estratégias de atuação do Programa, de forma a ampliar as ações estratégicas dessas instituições para os próximos anos”, comentou Brito.

“Estamos vivendo grandes desafios nesse início de pós pandemia. Um deles é o desemprego que tem afetado muitos brasileiros em todo o país. E em Currais Novos não tem sido diferente. Estamos enfrentando grandes desafios nesse setor de geração de emprego e renda. E esse encontro foi de grande importância. Todos conhecem nossa marca dentro da nossa Gestão que é o diálogo. Reunimos aqui hoje diversas autoridades de vários setores que podem contribuir, cada um em sua área, com ideias para que possamos, Setor Público, Privado e Sociedade Civil Organizada, transformar a dura realidade do desemprego, em oportunidade para a melhoria da geração de renda para nossa população”, afirmou Odon Júnior.

Estavam presentes, além do Prefeito Odon Júnior, a Vice-prefeita Ana Albuquerque; representantes da CDL e empresariado; da Igreja Católica; de Instituições educacionais como IFRN e UFRN; e instituições da sociedade civil.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE




Sesap, SEEC e municípios fazem parceria para imunização itinerante

A Coordenação de Imunização Estadual esteve nessa terça-feira (7) em uma reunião com a Secretaria de Educação do Estado (SEEC) discutindo uma parceria com carros sprinters para todas as regionais de saúde do Rio Grande do Norte, para iniciar um plano de imunização itinerante. A ação busca apoiar na busca ativa contemplando aqueles municípios que estão com muitas pessoas com doses em atraso ou não iniciaram o esquema, a fim de avançar na ampliação da população vacinada.

Os carros irão funcionar todas as noites, incluindo sábados e domingos, 3 dias em cada município. O plano visa passar em 26 municípios que já sinalizaram necessidade de apoio do Estado. Os municípios disponibilizarão a equipe para vacinar e o Estado os carros com motoristas e logística para maior números de pessoas vacinadas.

Além da busca ativas nas ruas, os carros também passarão nas escolas para aplicar a 2ª dose em adolescentes, acima dos 12 anos e a 1ª para aqueles que por algum motivo não se vacinaram.

PUBLICIDADE




Prefeitura de Cruzeta recebe caminhão coletor e compactador de lixo nesta segunda-feira (06)

Na noite desta segunda-feira, 6 de Dezembro, a Gestão Municipal celebrou a chegada  do Caminhão Coletor e Compactador de Lixo.

O veículo estará em atividade nas ruas do município nos próximos dias, os servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos passarão por treinamento e qualificação para operar e manusear o equipamento.

O veículo foi uma conquista do Governo Municipal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba ( CODEVASF ).

O caminhão, modelo Iveco Tector, fará a vedação dos resíduos para que não haja contaminação do meio externo durante o transporte, com capacidade de armazenamento de até 15m³, além de econômico, este equipamento reduz até cinco vezes o volume de coleta normal. O caminhão compactador  proporciona  uma coleta rápida, qualificada e totalmente automatizada, facilitando o trabalho dos servidores no transporte de resíduos.

A vinda do veículo foi festejada nas ruas da cidade, a população Cruzetense será a maior beneficiada por este caminhão Coletor e Compactador de Lixo. Estiveram acompanhado a chegada do veículo o Prefeito Municipal, Joaquim de Medeirinho, a Vice- Prefeita, Elismária Catarina, Primeira Dama e Vereadora Arilúzia Sasnara, Vereadores Walfredo Cesino, Cypriano Pinheiro e a população Cruzetense.

A Gestão Municipal agradece ao Ministro Rogério Marinho por esse importante veículo novo e moderno.






Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE