quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Deputado Francisco do PT solicita inclusão da hemodiafiltração no SUS do RN

O deputado Francisco do PT apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, solicitando ao Governo do Estado a atualização e inclusão da hemodiafiltração como terapia renal de tratamento no rol de procedimentos em saúde das unidades públicas e privadas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A hemodiafiltração é atualmente, o tipo de diálise mais moderno aprovado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), se assemelhando ao desempenho fisiológico de um rim saudável, o que gera menos intercorrências aos pacientes em tratamento dialítico”, explicou Francisco.

Francisco justificou que o procedimento é capaz de remover não somente as toxinas presentes no organismo e as moléculas impuras do sangue, mas também outras substâncias prejudiciais para os rins, como por exemplo o fósforo. Além disso, para a técnica não há a necessidade de implantar o acesso vascular no paciente de modo que o sangue circula até a máquina  por  meio  de  uma  fístula arteriovenosa ou de um cateter de longa permanência.

“O método se destaca pois não é feita apenas filtrado, é reidratado, ajudando os profissionais de saúde a identificar o nível de desidratação do paciente e prevenir uma possível coagulação. Principalmente considerando  a  redução significativa dos efeitos  causados pelos   tratamentos   convencionais,   como   a   desmineralização   óssea,   anemia, insuficiência  cardíaca  congestiva  e  neuropatia, contribuindo  assim com  a  saúde e qualidade de vida dos pacientes que passam pela terapia e pela evolução do Sistema Único de Saúde”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa

PUBLICIDADE



Só faltam 23 dias para a maior e melhor festa de vaquejada no Parque de Vaquejada Ana Francisca Dantas na Rajada, Rey vaqueiro, Arnardinho Neto e Placillio Diniz serão ás atrações

Só faltam 23 dias para a maior e melhor festa de vaquejada no Parque de Vaquejada Ana Francisca Dantas na Rajada em Carnaúba dos Dantas dia 16 de setembro de 2023, no palco subirão Rey vaqueiro, Arnardinho Neto e Placillio Diniz tocando muito forró até o dia amanhecer.

 A expectativa é de uma grande festa de vaquejada história da Rajada no interior do Rio Grande do Norte.

Realização: Parque Ana Francisca Dantas e Pulsação Eventos

PUBLICIDADE



Presidente da Câmara Municipal Marli de Medeiros e Alciene Araújo Secretária de Assistência Social se reuniram com a Diretora do (UERN) Campus Caicó Shirlene Mafra

A Presidente da Câmara Municipal Marli de Medeiros, acompanhada da Secretária de Assistência Social a Sra Alciene Araújo, estiveram reunidas na UERN - Campus Caicó com a Diretora Shirlene Mafra e as Professoras Fatoca e Ana Lúcia para dar continuidade às parcerias oferecidas à Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN.

Fonte: Instagram  Câmara Municipal

PUBLICIDADE 



Vice-Prefeito Ari participou da "Caravana das Águas" em Jucurutu/RN

O Vice-Prefeito Ari Bezerra acompanhou, junto à Caravana das Águas, um evento marcante realizado em Jucurutu/RN nesta terça-feira, 22 de agosto. O encontro contou com a ilustre presença da Governadora Fátima Bezerra, do Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Paulo Lopes, com o objetivo de visitar a importante barragem de Oiticica.

Além da visita à barragem, o dia foi marcado por um solene ato no Ginásio de Esportes de Nova Barra de Santana. Nesse evento, foi anunciado um substancial investimento de recursos federais, totalizando R$ 6 bilhões, direcionados para obras hídricas no Rio Grande do Norte. Estes investimentos beneficiarão não apenas projetos já em andamento, como a própria Barragem de Oiticica, que já alcançou uma significativa marca de mais de 93% de conclusão, mas também futuras empreitadas no mesmo setor.

Tais ações não somente solidificam o progresso das obras existentes, mas também fornecem um forte impulso ao desenvolvimento regional, reforçando o compromisso com a infraestrutura hídrica e o bem-estar da população. A parceria entre diversos níveis de governo demonstra o empenho em garantir a segurança hídrica e o crescimento sustentável do estado.

PUBLICIDADE



Deputado Francisco do PT acompanha agenda de ministro no Seridó e celebra anúncios para a região

O deputado estadual Francisco do PT, presidente da Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa, fez parte da comitiva da governadora Fátima Bezerra, que esteve no complexo da Barragem de Oiticica, nesta terça-feira (22), juntamente com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, prefeitos da região e outras autoridades.

A agenda foi iniciada com uma visita à barragem de Oiticica, que está sendo construída pelo Governo do Estado, com recursos do Governo Federal. No lugar, o ministro assegurou 100% dos recursos para a conclusão da obra, que deve ser finalizada no primeiro semestre do próximo ano. A obra está mais de 90% concluída.

Além da Barragem de Oiticica, o ministro Waldez também garantiu 100% das recursos para conclusão da Barragem Passagem das Traíras e do Projeto Seridó, que é o sistema de adutoras para garantia de segurança hídrica de todos os municípios da região.

“Essas são obras fundamentais para o presente e o futuro de nossa região, por isso hoje é um dia muito significativo para o nosso povo”, disse do deputado Francisco do PT.

Fonte: Blog de Ivanildo Souza

PUBLICIDADE



Conheça os candidatos (as) aptos a conselheiro (a) tutelar 2023 de Acari/RN

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acari/RN (CMDCA) e Prefeitura de Acari, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) divulga a relação dos candidatos aptos a Conselheiro(a) Tutelar de Acari/RN. Os candidatos a seguir (por ordem alfabética) passaram por prova de avaliação de conhecimentos específicos e tiveram suas candidaturas deferidas.


OBS: O eleitor, apto a votação, poderá escolher até 05 candidatos

AMANDA ARETUZA DA SILVA Amanda de Caçula Número: 20

ANTONIEL JONES DOS SANTOS MARCOLINO Antoniel Jones Número: 37

 ELIANE CRISTINA SILVA Eliane de Caneludo Número: 96

EVERALDO LOPES DE ASSIS MEDEIROS Everaldo de Zulmira Número: 94

FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA Canindé de Maria das Peneiras Número: 05

GUTEMBERG LIMA DOS SANTOS Professor Gutemberg Número: 88

ISMÁRIA SAARA FRANÇA FERNANDES Ismária Saara Número: 92

JECKSON SILVA Instrutor Jack Número: 78

JOSÉ ALISSON DA SILVA DELGADO Alisson Delgado Número: 68

JOSÉ ESTEVAM DOS SANTOS Estevam (Neguinho do Barraco) Número: 76

JUCIARA BEZERRA DOS SANTOS Sheila da Banda Número: 98

 MARGARIDA APARECIDA SANTOS SILVA Cida da Avon Número: 02

MÉZIA RAIANE DE ARAÚJO COÊLHO Mézia de Mizal Coêlho Número: 03

MIKARLA VÍVIAN MOURA DA SILVA Mikarla Vívian Número: 06

VANDERSON DANTAS ARAÚJO Vanderson Dantas Número: 62

 WYASMIM SÂMARA RIBEIRO DE ALMEIRA Wyasmim de Wiara Número: 31

PUBLICIDADE 



 

Vereador José Evangelista reivindica Instalação de postes de luzes com placas solares na praça feita pelos próprios moradores no Conjunto Seu Anísio

Foto: Reprodução

O vereador José Evangelista de Arruda Dantas (MDB), reivindicou nesta terça-feira (22) através da indicação nº 055/2023 ao Prefeito Gilson Dantas e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos Diego Paulo de Medeiros Soares que seja Instalado postes de luzes com placas solares na praça feita pelos próprios moradores do conjunto seu Anísio - Carnaúba dos Dantas/RN.

“Tal reivindicação se faz necessária tendo em vista a necessidade de ser colocada luzes para que os moradores daquele local possa usar aquele espaço no período da noite onde os mesmos afirmam que não utiliza por ser um local escuro. Certo de contar com a sensibilidade do Senhor Prefeito e Secretário Municipal na sua execução antecipo meus agradecimentos, ressaltou o edil José Evangelista.

PUBLICIDADE