terça-feira, 15 de dezembro de 2020

RN perde mais 3 pacientes por covid-19 e eleva a 2.805 o número de mortos

Mais três pessoas perderam a luta contra a covid-19 no Rio Grande do Norte e foram a óbito nas últimas 24 horas. Duas delas em Mossoró e outra em Parnamirim.

A informação foi dada pela Sesap que confirmou também outras seis mortes provocadas pela doença em dias anteriores e que estavam sob investigação. Com ss dados da pandemia no estado revelados no final da manhã de hoje (14), o total de mortos atinge os 2.805.

Permanecem em análise 424 falecimentos no estado, no entanto a pasta já descartou a doença como causa de 707 que estiveram em sob invetigação.

Entre o domingo e a segunda, a sesap regitrou 383 novos casos da infecção, totalizando 104.299 contabilizados desde que surgiu a primeira notificação no estado. O número de suspeitos está em 48.686, são pacientes que fizeram o exame e ainda não obtiveram o resultado. O estado descartou 248.686, por meio de exames que deram negativos para a enfermidade.

Nesta segunda, consta no sistema Regula RN uma taxa de ocupação dos leitos críticos de 64%, com a assistência de 141 pacientes em leitos de UTIs e Semi-intensivos. Nos leitos clínicos, estão sendo assistidos 125 enfermos, indicando uma ocupação de 50%. Esses dados variam a cada cinco minutos, segundo informou a Sesap.

PUBLICIDADE



Biênio 2021-2022: novos dirigentes do Tribunal de Contas serão empossados em sessão telepresencial

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) convocou uma sessão extraordinária para empossar os dirigentes eleitos para o biênio 2021-2022. O evento será realizado em formato telepresencial, no dia 16 de dezembro, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo canal do TCE no Youtube: https://www.youtube.com/c/TCERN_oficial/

A nova composição do TCE foi eleita em votação realizada no dia 2 de dezembro - pela primeira vez em sessão telepresencial e sistema de apuração virtual. O conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves foi eleito presidente pela terceira vez. O vice-presidente será o conselheiro Renato Dias.

Apesar do formato virtual, a solenidade seguirá ritos previstos para a ocasião como exibição do Hino Nacional, transmissão e assunção do cargo e os tradicionais discursos de posse. Haverá o descerramento do quadro do presidente que deixa a gestão, conselheiro Poti Júnior, cuja cerimônia será filmada e transmitida em tempo real.

COMPOSIÇÃO

Durante o processo eleitoral, cujos votos foram tomados por meio de sistema virtual, por ordem de antiguidade, e escrutinados pelo procurador de Contas, Thiago Guterres, também foram escolhidos os membros das duas Câmaras de Contas, e seus respectivos presidentes, além do diretor da Escola de Contas, o Corregedor e o Ouvidor de Contas.

A Primeira Câmara de Contas será composta pelos conselheiros Adélia Sales (presidente), Carlos Thompson Costa Fernandes e Poti Júnior. Já a Segunda Câmara será constituída pelos conselheiros Gilberto Jales (presidente), Tarcísio Costa e Renato Dias.

Para a Corregedoria, foi eleito o conselheiro Poti Júnior. O diretor da Escola de Contas será Carlos Thompson Costa Fernandes. E a Ouvidoria de Contas será dirigida pelo conselheiro Tarcísio Costa. Houve também o sorteio para composição dos conselheiros substitutos nas Câmaras: Marco Montenegro na Primeira Câmara; Antônio Ed Souza Santana e Ana Paula Gomes na Segunda.

PUBLICIDADE 




Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morre no Rio aos 68 anos após contrair Covid-19

O cantor Paulo César Santos, o Paulinho, integrante do grupo Roupa Nova, morreu na noite desta segunda-feira (14), aos 68 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D’or, na Zona Sul do Rio, lutando contra complicações da Covid-19.

A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da banda e pela unidade de saúde. O hospital disse ainda que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.

No mês passado, Paulinho foi internado com Covid-19. Em setembro, ele passou por um transplante de medula óssea para tratar de um linfoma. No procedimento, foram utilizadas as próprias células do paciente. Ele respondeu bem ao tratamento, mas depois precisou ser novamente internado para tratar a Covid.

Em uma postagem nas redes sociais nesta segunda-feira (14), a banda informou que o quadro de saúde dele era delicado.

Trajetória

Paulinho foi diagnosticado com Covid-19 enquanto se recuperava de um transplante de medula óssea, feito há dois meses para tratar um linfoma.

Há mais de 40 anos, ele estava à frente da formação do Roupa Nova, que estreou nos anos 1970 como Os Famks. Depois, o grupo ainda se chamaria Os Motokas antes de receber o nome definitivo, após assinar um contrato de gravação já nos anos 80.

Sua voz se tornou uma das principais marcas da banda. Paulinho assume os vocais principais em hits como “Canção de verão”, “Sensual”, “Volta pra mim”, “Asas do prazer” e “Meu universo é você”.

Foi também percussionista do grupo, além de compor músicas como “Assim como eu” e “Fora do ar”, ao lado de outros integrantes.

Nascido no Rio de Janeiro em 1952, Paulinho se apresentava em bailes cariocas antes de se juntar aos Famks.

Com Serginho Herval, Kiko, Nando, Ricardo Feghali e Cleberson Horsth, ajudou a transformar o Roupa Nova em fenômeno já no início dos anos 80.

O grupo se consagrou a partir do segundo disco da carreira, lançado em 1982, com a clássica “Clarear”, que se tornou tema da novela “Jogo da vida” (TV Globo).

Era o início de uma trajetória que transformaria o Roupa Nova em recordista de trilhas de novelas, com mais de 30 músicas selecionadas para tramas de TV.

Com o grupo, Paulinho já dividiu os vocais com nomes como Ivete Sangalo, Zélia Duncan, Elba Ramalho, Zezé di Camargo e Luciano e artistas internacionais, como a banda de Soul americana The Commodores.

Paulinho deixa dois filhos: Pepê, baterista da banda Jamz, revelada no programa SuperStar (TV Globo), e a cantora Twigg.

PUBLICIDADE