segunda-feira, 19 de julho de 2021

Natália Bonavides oficializa Emenda Parlamentar para aquisição de Trator para Carnaúba dos Dantas


No último dia (14/07), a Deputada Federal Natália Bonavides (PT/RN) destinou uma correspondência para o ex-vereador e atual presidente do PT de Carnaúba dos Dantas/RN, Fabiano Pacômio, confirmando a destinação da emenda parlamentar.

O recurso será executado, pelo Governo do RN, através da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (SAPE) que realizará a aquisição de máquinas e implementos (Trator, Ensiladeira e Grade) destinará ao município.

"A emenda será de grande importância para agricultura familiar de Carnaúba dos Dantas/RN, e isso, mostra o total compromisso da Deputada para com a nossa população"- relatou Fabiano Pacômio.


Fonte: Fabiano Pacômio

PUBLICIDADE




Prefeito Odon Júnior vai ao Ceará para conhecer de perto o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Russas/CE

O Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, acompanhado da Vice-prefeita Ana Albuquerque e as Coordenadoras da Secretaria Municipal de Saúde, Izabel Medeiros e Sirleya Dantas, esteve participando na manhã desta sexta-feira (16), de uma visita técnica à cidade de Russas, no Ceará, para conhecer de perto o funcionamento da policlínica e também o Consórcio Público de Saúde Microrregião de Russas – CPSMR.

O convite para a visita partiu da Secretaria Estadual de Saúde do RN, que também enviou uma comitiva com a presença da Secretária Adjunta, Maura Sobreira.

“Estamos em processo de implantação aqui no nosso estado do Consórcio Interfederativo de Saúde. E essa visita técnica será de grande importância para aprofundarmos nosso conhecimento sobre a experiência para darmos seguimento ao nosso trabalho aqui”, comentou a Secretária Adjunta.

CONSÓRCIOS INTERFEDERATIVOS

A formação de consórcios é uma das alternativas de cooperação federativa de apoio e de fortalecimento da gestão, para o desenvolvimento de ações conjuntas e de objetivos de interesse comum, para melhoria da eficiência da prestação dos serviços públicos.

Por meio dos consórcios podem ser realizadas parcerias, convênios, contratos e outros instrumentos similares, facilitando o financiamento e a gestão compartilhada dos serviços públicos de saúde numa perspectiva territorial. Dessa forma, torna-se possível organizar os serviços de forma integralizada e ampliada, com maior eficácia e eficiência.

Para o Prefeito Odon Júnior, a Prefeitura de Currais Novos tem todo o interesse em sediar uma Policlínica Regional em parceria com o Governo do Estado e UFRN, através do Consórcio Interfederativo de Saúde.

“Queremos somar esforços junto ao Governo do Estado para avançar na saúde especializada de média complexidade, que é hoje o setor mais frágil dentro do contexto do SUS. Para isso estamos colocando o espaço da atual Policlínica para ampliar essas atividades, servindo para a possível instalação da Policlínica Regional”, disse o prefeito Odon Júnior.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE 




Pensão por morte: INSS e Dataprev desenvolvem sistema rápido

Um novo sistema pode liberar de forma mais ágil a pensão por morte e deve ser lançado ainda este ano. A análise neste sistema deve contar com um “plus” a mais, que pretende agilizar a concessão do benefício.

Quer saber se você poderá utilizá-lo e como vai funcionar? Veja mais abaixo.

A medida é uma parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Dataprev e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Quem poderá participar do novo sistema da pensão por morte?

Poderão participar todos as pessoas que solicitarem a pensão por morte depois do lançamento do programa.

Ainda não há data exata para o lançamento acontecer.

Não há qualquer restrição para participação no novo sistema.

Caso você queira saber como furar fila do INSS, clique aqui para ser redirecionado para outro artigo.

Como deve funcionar o novo sistema?

O novo sistema pretende agilizar a concessão da pensão por morte facilitando a entrega de documentos, prazos e identificação de pendências mais rapidamente.

Sistema inteligente

Quando alguém for entrar com o pedido de pensão por morte, o sistema deve identificar quais são as reais pendências.

Por exemplo, o sistema deve automaticamente identificar os documentos já disponíveis na base de dados do INSS e pelo governo federal.

“Em vez da pessoa entrar e esperar semanas para ter pedido analisado, aí depois correr atrás dos documentos pendentes e entrar em outra fila, ela já sai com a carta [de pendências], o que já economiza semanas ou meses nesse processo”, afirma a assessora da Enap e supervisora do projeto, Adriana Ligiero.

Alterações na linguagem do sistema

O novo sistema também pretende mudar a linguagem na hora que as pessoas solicitam a pensão por morte.

“O que se diagnosticou é que não necessariamente a linguagem era a mais amigável e que a informação não estava disponível de forma mais simples. A gente vai adaptar os roteiros das perguntas para que se usem linguagem simples e vai procurar deixar mastigado como elas podem obter informações. Isso vai aparecendo a medida que a pessoa vai prestando as informações, para que o pedido venha mais bem instruído”, finaliza.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE




Vereador Gilvan Peixe agradece ao Secretário de obras Diego por concluir os serviços da iluminação Publica do Monte do Galo

O vereador Gilvan Peixe (PROS) agradece ao Secretário municipal de obras e Serviços Urbano Diego Paulo pela conclusão dos serviços de restauração da iluminação do Monte do Galo no Bairro Dom Adelino em Carnaúba dos Dantas, que se encontrava precária, necessitando de restauração, como também troca de lâmpadas.

O vereador Gilvan solicitou a reivindicação através da indicação de nº 093/2021 durante á 10ª Sessão Ordinária da Câmara municipal no dia, 30 de março de 2021.

Veja abaixo a indicação de nº 093/2021 na íntegra:

PUBLICIDADE