quarta-feira, 13 de março de 2024

Eleições municipais 2024 já têm calendário divulgado pelo TSE

 Foto: Reprodução

A disputa pelos cargos a prefeito, vice-prefeito e vereador será apenas no dia 6 de outubro, mas o calendário eleitoral com todas as informações referentes ao pleito já está valendo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a resolução que estabelece os prazos para que partidos políticos, federações, candidatos e  eleitores acompanhem as principais datas relacionadas às eleições 2024.

O processo envolve etapas que vão desde a desfiliação e a filiação partidária até a justificativa eleitoral por ausência no 2º turno. Mas não é só isso. Também existem etapas como a validação do teste das urnas, as convenções partidárias e o registro dos candidatos, que acontece até agosto.

Confira todas as informações no Calendário Eleitoral das eleições 2024 divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O advogado Alexandre Rollo diz que todos devem ficar atentos às datas. Rollo ressalta alguns pontos:

“É importante o candidato ficar atento ao prazo de filiação partidária, que são seis meses antes do pleito, como também da fixação do seu domicílio eleitoral na circunscrição. Em relação ao eleitor, ele também tem prazo, por exemplo, de alistamento para ele poder votar, se ele for um eleitor novo”, salienta.

O advogado também alerta para a transferência do domicílio eleitoral. “Muitas vezes, a pessoa muda de endereço, vai morar em outra cidade, mas não muda o domicílio eleitoral”, orienta.

Campanha eleitoral

Para os candidatos que tentam fazer campanha antecipada, promover divulgação sem a permissão do TSE, Alexandre Rollo alerta:

“Uma pena de multa será aplicada para quem praticar ato de campanha eleitoral antes do dia 16 de agosto, que é o dia que começa efetivamente, oficialmente, a propaganda eleitoral. Mas para que aconteça essa propaganda eleitoral antecipada, diz a lei que precisa haver um pedido explícito de voto. O que não pode é o pedido explícito de voto”, destaca.

Segundo o especialista, os candidatos e eleitores precisam se preocupar com as datas. “Cada prazo tem a sua consequência se não for respeitado. Prazo de desincompatibilização eleitoral também é um prazo que se a pessoa perder, não pode ser candidata, porque se torna inelegível e deixa de poder então ser candidata”, pontua.

PUBLICIDADE 



 

Estudantes de Currais Novos criam podcast e transmitem em rádio

Foto: Reprodução

Estudantes da rede pública de educação lançaram, em Currais Novos, um podcast. Mídia em ascensão no país, a iniciativa educativa e cultural faz parte da Rede Potiguar de Televisão (RPTV), coletivo de produção audiovisual executado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer.

Inicialmente o podcast seria desenvolvido nos estúdios da RPTV, no entanto, por meio de uma parceria com a Rádio Currais Novos FM, o projeto seguiu por novos caminhos. A emissora de rádio, reconhecendo o valor da iniciativa, reservou um espaço em sua grade de programação para viabilizar a transmissão semanal, que acontece aos sábados, das 7h às 8h.

"Estamos entusiasmados em colaborar com essa ação inovadora, pois é inspirador ver o compromisso desses estudantes com o crescimento pessoal e profissional de sua comunidade", afirma Hesse Ramos, gerente da Rádio.

Assim, o RPTCast entra na mídia local com uma abordagem inovadora para incentivar os jovens a explorarem e considerarem diferentes opções de carreira. Em sua primeira temporada, os estudantes trazem discussões sobre várias profissões, visando capacitar os jovens a fazerem escolhas conscientes sobre seus futuros profissionais.

"Queremos oferecer aos jovens uma plataforma onde possam explorar conhecimentos, entender seus desafios e oportunidades, e, assim, tomar decisões informadas sobre suas trajetórias educacionais e profissionais", afirma Ana Paula Lopes, Coordenadora da RPTV.

Com uma programação dinâmica e convidados especialistas em diversas áreas, o RPTCast aborda temas que vão desde as carreiras tradicionais até as mais emergentes. No último sábado (9), como forma de homenagear as mulheres, a convidada foi Thaiz Lenn Moura, advogada e primeira mulher a assumir a presidência da OAB/Subsecção de Currais Novos.

O episódio também contou com a participação de Josenildo Souza, coordenador da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educacionais (COINTE) da SEEC, que destacou a importância dessa ação inovadora. “Estamos entusiasmados com esse projeto transformador e que estimula o protagonismo dos nossos estudantes”, ressalta Josenildo.

Toda a produção e execução do RPTCast são realizadas pelos estudantes Pablo César (escola estadual Tristão de Barros), Riquelme Moura (escola estadual Manoel Salustino), Maria Letícia Pereira (IFRN), João Paulo (IFRN), Maria Clara Campelo (escola municipal Profº Humberto Gama), Filipe Augusto Fernandes (escola municipal Profº Humberto Gama), e Maryana Araújo (escola municipal Prof Humberto Gama).

"Acreditamos que a educação e a informação são as chaves para o sucesso profissional. Com o RPTCast, esperamos contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens da nossa comunidade", ressalta Matheus Oliveira, estudante.

O RPTCast vai ao ar todos os sábados, na Rádio Currais Novos FM, às 7h, e os episódios estão disponíveis no canal da emissora no YouTube.

PUBLICIDADE



Convite para audiência pública! Atenção artistas carnaubenses fiquem atentos será próxima quarta-feira (20)

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, convida os artistas carnaubenses para uma reunião na próxima quarta-feira dia, 20 de março, as 18 horas na Câmara Municipal, onde será discutido os caminhos para elaboração de Projetos da Lei Aldir Blanc.

PUBLICIDADE




 

Klenivaldo & Fagundes estará neste domingo (17) no Balneário Portal do Rio no Povoado Ermo

Foto: Reprodução

O Balneário Portal do Rio localizado no Povoado Ermo no município de Carnaúba dos Dantas-RN apresenta neste domingo (17) cantor Klenivaldo & Fagundes.

Início às 12:00hs, entrada totalmente grátis.

Vá ao Balneário Portal do Rio e leve sua família, para relaxar um pouco tomando banho de piscina e saboreando um delicioso cardápio e curtir aquela música ao vivo.

PUBLICIDADE



 

Voltou a chover na tarde desta terça-feira (12) no Povoado Rajada

Na tarde desta terça-feira (12) o Povoado Rajada em Carnaúba dos Dantas foi banhado com uma boa chuva, o pluviômetro de Chico de Amélia registrou 35 milímetros.

Com a chuva de ontem (12) neste ano de 2024, já vai chovendo no Povoado Rajada 317 milímetros.

Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE



OLHO NO LANCE: Prefeitura de Acari oferta curso de arbitragem

A Prefeitura de Acari, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está oferecendo uma oportunidade imperdível para os interessados em ingressar no mundo da arbitragem esportiva. Serão disponibilizadas 20 vagas, abertas tanto para homens quanto para mulheres maiores de 18 anos. As inscrições estarão abertas a partir desta quarta-feira, dia 13 de março, e podem ser realizadas na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE).

Para se inscrever, basta comparecer à Secretaria portando sua documentação pessoal com foto e preencher o formulário de inscrição.

O curso de arbitragem está programado para acontecer entre os dias 22 e 24 de março, oferecendo uma oportunidade intensiva de aprendizado teórico e prático. Será uma excelente chance para adquirir conhecimentos essenciais e se preparar para atuar como árbitro.

Venha fazer parte do time de árbitros de Acari e contribuir para o desenvolvimento do esporte em nossa comunidade.

Fonte: Comunicação da prefeitura Municipal de Acari

PUBLICIDADE