terça-feira, 25 de abril de 2023

Municípios do RN recebem formação de planejamento para vacinação


Até cada vacina chegar ao braço de um potiguar é preciso um planejamento que envolve diversos profissionais em várias etapas. Para qualificar esse processo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reúne, de hoje (25) até sexta-feira (28), representantes de vários municípios do Rio Grande do Norte para participar de uma oficina de trabalho.

A atividade - oficialmente chamada de "formação de profissionais em microplanejamento de vacinação de alta qualidade do programa de rotina, intensificação e campanhas - é feita em parceria entre a Sesap, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e faz parte do esforço conjunto deste novo momento da saúde pública no Brasil. O objetivo central é retomar os níveis de cobertura vacinal que notabilizaram o país no mundo inteiro e o RN foi escolhido para dar o pontapé desse trabalho.

Ao longo da semana os municípios vão avaliar cenários, discutir estratégias e modelos para atender cada realidade, casos de doenças e tipos de vacinação disponíveis. A primeira turma de formação contempla representantes de Natal, Macaíba, Extremoz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. A etapa seguinte, marcada para quinta e sexta-feira, contará com municípios do Agreste Potiguar.

"É muito importante para o nosso estado receber essa capacitação. Reunimos os municípios em duas turmas, a partir da análise de dados recentes relacionados a casos suspeitos de febre amarela, mas a formação envolve todo o programa de vacinação. Vamos sair daqui com facilitadores prontos para distribuir o conhecimento", afirmou a coordenadora do programa de imunização da Sesap, Laiane Graziela.

A formação foca na sistematização do que é feito historicamente pelo programa de imunização brasileiro, buscando recuperar as falhas criadas recentemente, em especial após o início da pandemia do coronavírus, e, essencialmente, voltar a controlar, eliminar e erradicar doenças que podem ser prevenidas por vacina.

"Hoje o Rio Grande do Norte escreve a história do momento de resgate da imunização no Brasil, um país que sempre foi referência no mundo quando o quesito é vacinação. Esperamos que seja possível recuperar esse posto em dois, três anos", pontuou a assessora internacional de imunização da OPAS, Regina Duron.

PUBLICIDADE



Vereadores Carnaubenses estão em Brasília participando da XXII marcha dos vereadores em busca de emendas e recursos para o município


 Os vereadores de Carnaúba dos Dantas Marli de Medeirão, José Givan, Dué Azevedo, José Evangelista,  José Lúcio e Thabatta, estão em Brasília participando da XXII Marcha dos vereadores 2023que acontece no decorrer desta semana.

Do Blog/ os Carnaubenses esperam que essa viajem seja proveitosa e que os edis possam conseguir emendas e recursos para o município.

PUBLICIDADE 


Vereadores Carnaubenses estão em Brasília participando da XXII marcha dos vereadores em busca de emendas e recursos para o município

Os vereadores de Carnaúba dos Dantas Marli de Medeirão, José Gilvan, Dué Azevedo, José Evangelista, Thabatta Pimenta e  José Lúcio estão em Brasília participando da XXII Marcha dos vereadores 2023que acontece no decorrer desta semana

Do Blog/ os Carnaubenses esperam que essa viajem seja proveitosa e que os edis possam conseguir emendas e recursos para o município.

PUBLICIDADE



Prefeito Drº Tiago Almeida realizou visitas às escolas e Creches da rede municipal de ensino de Parelhas

A gestão municipal realizou visitas às escolas e creches da rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do compromisso da administração em garantir uma educação de qualidade para as crianças e jovens da região.

Durante a visita, foram diagnosticadas as necessidades apresentadas pela comunidade escolar, como a construção de novas salas de aula, ampliação de espaços e melhorias na infraestrutura das unidades escolares. Além disso, foram apontados os trabalhos de reforma e adaptação de creches, com o objetivo de oferecer um ambiente mais seguro e confortável para as crianças.

O prefeito e a secretária de educação reforçaram o empenho da gestão e destacaram a importância de investir na educação como forma de transformar a realidade do município. Eles ressaltaram que a gestão está preocupada com as infraestruturas das escolas e que essas ações são fundamentais para garantir que as crianças e jovens tenham acesso a um ensino de qualidade e para valorizar os profissionais da educação.

A visita também foi uma oportunidade para ouvir as demandas e sugestões dos profissionais da educação e da comunidade em geral. Foi um importante passo para garantir que a educação seja valorizada e priorizada na cidade. Com essas iniciativas, espera-se que a qualidade do ensino.



PUBLICIDADE



De 24 a 28 de abril, a prefeitura de Acari realiza Programação Alusiva à conscientização do Autismo

A Semana de Conscientização do Autismo ocorre em todo o mundo em diferentes datas, dentro do mês de abril. Este evento tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é uma condição neurológica que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social.

Pensando nisso, a Prefeitura de Acari, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, promove de 24 a 28 de abril a "Semana de Conscientização do Autismo".

SAÚDE:

Atendimentos especializados com Fonoaudióloga de 24 a 26/04 (segunda a quarta) e Psicóloga, de 27 a 28/04 (de quinta a sexta), no Centro Multiprofissional.

EDUCAÇÃO:

No dia 27 de abril (quinta-feira), às 19h00, no Municipal Clube, haverá uma "Mesa Redonda", com o tema: "Família e escola: dialogando as práticas de rotina das crianças atípicas"

Participação das profissionais:

Andreza Aldaliana da Silva (Graduação em Pedagoga Pós graduação Educação Infantil e Anos Iniciais, Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Atendimento Educacional Especializado (AEE),  Psicomotricidade, Psicopedagogia , estudante  de   Intervenção em ABA).

Daniele Lima (psicóloga, mestre em psicologia pela UFRN e Técnica de referência no grupo Mães Atípicas Acari)

Anna Paola de Oliveira (psicóloga formada pela UFRN e natural da cidade de Currais Novos. É pós-graduanda em Neuropsicologia. Atua no CREAS de Acari e na área clínica. Também é mãe de Sophia, 3 anos e diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista - TEA)

ASSISTÊNCIA SOCIAL:

Emissão de Carteirinhas de Identificação de Autismo

de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 13h00, na sede da Secretaria de Assistência Social.

O objetivo principal da Semana de Conscientização do Autismo é diminuir o estigma e a discriminação enfrentados pelas pessoas com TEA e promover a inclusão e a aceitação em todas as esferas da vida, além de ofertar o atendimento especializado.

PUBLICIDADE



 

Prefeitura de Currais Novos inaugura novo canteiro da Feira Livre

O projeto de revitalização da Feira Livre de Currais Novos teve mais uma importante etapa concluída nesta segunda-feira (24) com a inauguração da expansão do 2º canteiro que ganhou um novo espaço para acomodar cerca de 39 feirantes que trabalham no maior centro comercial do município. A revitalização deste 2º e a já entregue do 3º canteiro são obras realizadas com recursos do Ministério da Agricultura através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário e da Prefeitura Municipal, e totalizaram pouco mais de R$834 mil.

Participaram da solenidade de inauguração o Prefeito Odon Jr, a Vice-Prefeita Ana Albuquerque, o Deputado Estadual Francisco do PT, o Presidente da Câmara Municipal, Cleyber Trajano, do Presidente da CDL Currais Novos, Gilson Bezerra, do representante dos feirantes, Francenilson Guilherme, além de secretários municipais, vereadores, servidores municipais, imprensa e população.

Representando os feirantes do novo canteiro, Francenilson Guilheme agradeceu o empenho da Prefeitura para revitalizar o espaço e fortalecer a economia local. “Esta obra trará um benefício enorme para os feirantes e para o maior centro comercial de Currais Novos, e nós temos que agradecer à Prefeitura e pedir à todos os comerciantes que se empenhem para que este espaço possa prosperar e trazer benefícios para todos”, comentou. O Deputado Francisco parabenizou à Prefeitura pela inauguração do novo espaço na Feira Livre e aproveitou para anunciar a destinação de emenda de R$ 350 mil que serão investidos em saúde e obras.

A revitalização da Feira Livre de Currais Novos contou com recursos provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal Henrique Alves que destinou os valores na gestão do ex-Prefeito Vilton Cunha, o qual o Prefeito Odon Jr ressaltou ter dado continuidade ao projeto. “Essa obra é simbólica e importante para Currais Novos. Ao assumirmos a gestão há 06 anos, demos continuidade a diversas obras paralisadas como esta. Revitalizamos o 3º canteiro e ampliamos o 2º com este novo espaço, valorizando os comerciantes que aqui estão, além de termos construído novos banheiros, nova iluminação em LED, e sermos parceiros no asfaltamento de toda a Rua Laurentino Bezerra, uma indicação do Deputado Estadual Ezequiel”, comentou Odon Jr. Outra melhoria para os feirantes será o “Espaço Gastronômico” que está sendo construído no Mercado Público e irá valorizar ainda mais a Feira Livre. “A economia irá girar ainda mais forte na Laurentino Bezerra e é um orgulho está revitalizando este espaço para que as pessoas trabalhem com mais dignidade”, finalizou.


Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE