sábado, 20 de julho de 2019

Primeira cirurgia ortognática de Caicó foi realizada com sucesso

Uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Caicó, e o Hospital Regional Telecila Freitas Fontes permitiu a realização da primeira cirurgia ortognática pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O procedimento foi realizado nesta sexta-feira, 19.
A cirurgia ortognática permite a correção de alterações de crescimento nos ossos da face: maxila, mandíbula e mento (osso da região do queixo), e proporciona realinhamento em relação aos dentes, melhorando a funcionalidade da mordida. O procedimento realizado nesta sexta-feira foi uma correção de alteração esquelética em maxilar numa paciente em idade adulta.
“São poucos os centros hospitalares que possibilitam a realização dessas cirurgias. Com o apoio da direção do Hospital Regional do Seridó, Secretaria Estadual de Saúde e Governo do Estado iniciamos um processo de interiorização da alta complexidade da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. O paciente poderá ser tratado perto de casa, com mais conforto e apoio da família”, destacou o coordenador da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da UERN, Hécio Morais.
A equipe que realizou a cirurgia foi composta por cirurgiões bucomaxilofaciais do curso de odontologia da UERN, além de anestesista, enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital regional que disponibilizou ainda a sala cirúrgica e equipamentos.
A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através da Unidade Hospitalar, e UERN de Caicó foi firmada esse ano e tem trazido benefícios à população, o hospital e à Universidade.
Com a parceria, os pacientes passam por avaliação no ambulatório de cirurgia Bucomaxilofacial da UERN em Caicó, e são encaminhados para o hospital regional, caso haja indicação para cirurgia. As consultas são realizadas às quintas-feiras, a partir das 14h.
PUBLICIDADE

É HOJE A NOITE: Grupo N&N Show no Quiosque do Deda em Carnaúba dos Dantas


Atenção galera Carnaubense e Paraíba, hoje tem o Grupo 10 de Picuí N&N  Show,  no Quiosque do Deda em Carnaúba dos Dantas/RN.  Inicio ás 21:00hs.

Deda comunica a todos que haverá serviço de bar completo, bebidas, tira gostos, refrigerantes e água de cocô.

Não percam, vai ser muito forró!

Organização é de Deda e Família.
 PUBLICIDADE

EMATER–RN: Realizou na manhã desta sexta-feira (19/07) no Sítio Pedra Branca em Carnaúba dos Dantas um "Dia de Campo sobre Tecnologias e Práticas de Convivência com o Semiárido"



A EMATER–RN realizou na manhã desta sexta-feira (19/07) um "Dia de Campo sobre Tecnologias e Práticas de Convivência com o Semiárido" idealizado pela EMATER-RN, na propriedade do produtor rural João Batista Dantas (João de Ladislau), no sítio Pedra Branca no município de Carnaúba dos Dantas- RN. A onde foi apresentado a tecnologia Biodigestor Rural, reservas estratégias de alimentos para animais( Feno, palma, silagem),  estação de biodigestor rural, estação reserva estratégica de alimentos para animais e estação bovinocultura de leite ordenha higiênica.
Estiveram presentes no evento; o Diretor administrativo da EMATER-RN Franki Silva Souza, Ana Maria Cordeiro Alves Engenheira Florestal Extensionista da EMATERN, vários funcionários da EMATERN de outros municípios, Prefeito Municipal, Gilson Dantas, Vereadores Fabiano Pacomio, João Maria e Marli Medeiros, Secretários Municipais, Coordenador do Meio Ambiente, representantes do Governo do Estado, EMATER-RN, Banco do Nordeste através do AGROAMIGO, CAPESA, SEDRAF, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Carnaúba dos Dantas, Presidentes de Associações Rurais, membros do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, Adjanira Dantas de Medeiros e vários agricultores e agricultoras do município de Carnaúba dos Dantas e de outros municípios da Região do Seridó.











Fonte: Ana Maria Engenheira Florestal
PUBLICIDADE