quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Prefeito de Carnaúba dos Dantas anuncia construção de Centro de Ensino Infantil

O prefeito Gilson Dantas anunciou uma ótima notícia que vai impactar diretamente a educação de Carnaúba dos Dantas. O gestor confirmou a construção do Centro de Ensino Infantil Francisca Neusa Dantas. A informação foi dada, nesta terça-feira (13), durante formatura do ABC da referida escola.

A obra é avaliada em mais de R$ 2 milhões de reais oriundos dos recursos do VAAT, que foi planejado exclusivamente para essa obra e contará com uma infraestrutura moderna e ampla. “É motivo de alegria anunciar esta boa notícia em uma semana onde nossa Carnaúba dos Dantas celebra 70 anos de história. Educação é a base de tudo. Tenho certeza que este investimento que viabilizamos vem somar com um equipamento de ensino e acolhimento para nossos pequenos”, contou Gilson.

Na solenidade, Gilson estava acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Rúbia Dantas, da diretora Rejane Medeiros e da vice-diretora Liane Carvalho.

CEMEI

O Centro de Ensino Infantil (CEMEI) é uma instituição educacional que oferece serviços de educação e cuidados para crianças de 0 a 5 anos de idade. Essas instituições são especialmente projetadas para atender às necessidades das crianças pequenas e ajudá-las em seu desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE 



 

Escola Porfiria Pires em Acari realiza 2º Sarau Literário com o tema “O mundo mágico da literatura infantil na arte de aprender”.

Fotos: Facebbok prefeitura de Acari

O sarau, marcante na prática escolar, emergiu como um evento cultural enriquecedor, reunindo uma diversidade de expressões artísticas que não apenas proporcionam momentos prazerosos, mas também estimulam o aprendizado de forma cooperativa.

Na noite da última segunda-feira, dia 11, a Escola Municipal Professora Porfíria Pires celebrou o 2º Sarau Literário em frente à escola, um evento anual coordenado pela gestão escolar, supervisão pedagógica e com a colaboração de todos os professores e funcionários.

O projeto em destaque explorou contos e fábulas infantis nas turmas da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental, visando incutir o gosto e o prazer pela leitura desde a infância. A abordagem incluiu a releitura das histórias, identificação de personagens e o estímulo à fantasia e imaginação das crianças.

O sarau englobou uma variedade de atividades, desde contações de clássicos da literatura infantil até dança, música e bate-papo filosófico. Para sua realização, os alunos foram incentivados a realizar pesquisas, registrar discussões e levantar hipóteses sobre os temas abordados.

Expressamos nossa gratidão à presença de familiares, moradores do bairro, a comunidade em geral, Fernandinho, Prefeito Municipal, Suelly Medeiros, Secretária de Educação, Luzineide, Secretária Adjunta de Educação, gestores municipais e à equipe da SEMECE.

Um agradecimento especial a todos que fazem parte da Escola Municipal Professora Porfíria Pires. O evento foi um verdadeiro mergulho no universo encantado das palavras, promovendo a valorização da literatura infantil como ferramenta fundamental na arte de aprender.












PUBLICIDADE 


 

“Gratidão é a palavra chave: Blog do Fábio Locutor chega a 3 milhões e meio de acessos

Chegamos agora há pouco a incrível marca de 3 milhões e meio de acessos no blog nesta quarta-feira dia, 13 de dezembro de 2023, cabe aqui o registro.

Com 6 anos desde sua fundação, o blog do Fábio Locutor mantém-se fiel a sua linha editorial desde o primeiro dia que foi criado.

Essa linha editorial firme, e sempre no mesmo foco do início da nossa jornada, sempre publicando noticias com responsabilidades, credibilidade e ética, esse é o nosso objetivo de levar ás informações desde a nossa querida Carnaúba dos Dantas/RN até o mundo todo.

Agradeço a cada um dos leitores que acreditaram e continuam a acreditar na visão que este blogueiro tem das disputas políticas e dos fatos cotidianos de Carnaúba dos Dantas e da região.

Hoje o blog já ultrapassou os 4.575 acessos;

Ontem o blog chegou á 5.092 acessos;

Este mês já ultrapassou os 45.883 acessos e o mês passado chegou a 81.903 acessos.

E que venham outros milhões.

Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE 



 

Atenção prefeitos e prefeitas do RN: A cultura precisa de vocês

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) marca o maior investimento cultural na história do Brasil, com R$ 15 bilhões destinados a estados e municípios até 2027.

Reconhecendo a importância do setor, o Congresso Nacional responde à mobilização dos artistas, produtores, coletivos, movimentos e gestores de cultura durante a pandemia.

Essa iniciativa consolida o Sistema Nacional de Cultura (SNC), apontando para um sistema nacional equipado ao SUS na saúde e ao SUAS na assistência social.

Nos próximos cinco anos, o financiamento assegurado não oferecerá apenas oportunidades aos agentes culturais, mas também possibilitará uma colaboração eficaz entre governo federal, estados e municípios.

Para concretizar a cultura em nosso Estado como um direito universal, é crucial a adesão facilitada por um procedimento simplificado até 11 de dezembro.

Clique aqui e saiba como fazer.

A adesão garantirá investimento local, emprego em todas as cidades e, principalmente, a possibilidade de a cultura participar do desenvolvimento do nosso Rio Grande do Norte.

Fonte: Site da Femurn

PUBLICIDADE



 

Acordos de cooperação são assinados na 2ª Missão Técnica do Projeto InovaJuntos

Foto: Reprodução

Colaboradores da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanham ao longo desta semana representantes de Municípios brasileiros e de outras cidades da América Latina na 2ª Missão Técnica do Projeto InovaJuntos, iniciada na segunda-feira, 11 de dezembro. A programação das visitas visam atender às necessidades das prefeituras que fazem parte do projeto executado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e ainda conta com o cofinanciamento da União Europeia. Os destaques das ações são as assinaturas dos termos de cooperação entre os participantes do InovaJuntos.

Os participantes foram distribuídos em cinco grupos, cujos Municípios portugueses anfitriões são: Grupo 1 – Coimbra; Grupo 2 – Guimarães e Oeiras; Grupo 3 – Valongo e Cascais; Grupo 4 – AMAL e Faro e Grupo 5 – Olhão. Cada anfitrião disponibilizou a programação dedicada às demandas que foram apresentadas e aos projetos e ações que serão implementados por meio de acordos de cooperação técnica internacional.

Na segunda-feira, 11 de dezembro, no grupo 2, o presidente da Câmara de Guimarães (similar ao prefeito do Brasil), Domingos Bragança Salgado, recebeu os representantes de São Bento do Sul (SC), Tarumã (SP) e Viana (ES) para uma sessão solene de assinatura dos respectivos termos de cooperação. De modo virtual, participaram os prefeitos de São Bento do Sul (SC), Antonio  Tomazini Filho; de Tarumã (SP), Oscar Gozzi, e seu vice-prefeito,  Fernandes Baratela; além do vice-prefeito de Viana (ES), Fábio Luiz Dias.  Presencialmente, participaram os secretários de Desenvolvimento Econômico de cada Município.

Ao retornar ao Brasil, os representantes promoverão a assinatura dos documentos por parte de seus chefes do Poder Executivo e garantirão a implantação das atividades acordadas. Por sua vez, nesta terça-feira, no grupo 4, os participantes em Faro, sul de Portugal, também assinaram um termo conjunto de cooperação sobre compras compartilhadas. Na ocasião, estiveram representados o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga-RS), por meio do diretor-executivo Rudimar Caberlon e a Agência Publica Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu (APIS-SC), pelo seu gerente de serviços, Elvis Pereira Santana.

Além deles, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal), entidade anfitriã com sede em Faro, foi representada por Joaquim Pires, primeiro-secretário, e por Sérgio Inácio, que é diretor de departamento. Após a assinatura, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos processos de compartilhamento de compras.

Boas práticas

Nos outros 3 grupos, os destaques foram os compartilhamentos de boas práticas e visitas técnicas de apresentação e conhecimento em relação às atividades que são de interesse dos Municípios e entidades participantes. A semana ainda prevê programações paralelas que irão até a próxima sexta-feira, 15 de dezembro. O momento de cooperação é mais uma etapa do Projeto InovaJuntos como forma de garantir a troca de conhecimento e expertise nos mais variados temas das localidades representadas. Dessa forma, busca-se contribuir para o desenvolvimento local por meio da cooperação internacional.

Projeto InovaJuntos

O Projeto InovaJuntos terá duração de quatro anos e tem objetivo de aproximar a realidade municipal à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, trabalha os seguintes temas transversais: equidade de gênero, boa governança, sustentabilidade ambiental, inovação, democracia local,participação social e crianças e jovens. Confira mais informações no site oficial do projeto.

Da Agência CNM de Notícias

PUBLICIDADE



 

 

Cimento ELO recebe medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico

Foto: Reprodução

O Cimento Elo, empresa com sede em Currais Novos, foi homenageado nesta terça-feira (12) pela atuação em 2023 no âmbito do Desenvolvimento Econômico. A comenda é entregue pela governadora Fátima Bezerra e pelo secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado a empresários, investidores, agentes públicos e membros da sociedade civil que contribuem com avanços na economia, gerando emprego e renda para a população potiguar.

O evento foi realizado no Auditório Albano Franco, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). O Cimento Elo foi representado por Paulo Eduardo Oliveira Leite na solenidade. Ao todo, a solenidade realizou 29 homenagens.

Veja a lista dos homenageados:

Adriana Lucena – Sebrae RN (Arranjos Produtivos Locais)

Ana Cláudia Saraiva Gomes – Delegada Geral da Polícia Civil do RN

Cel. Alarico José Pessoa Azevedo Júnior – Comandante Geral da Polícia Militar do RN

Carlos Augusto da Silva Junior – CUFA

Creusa Bolonha Machado – Empresária do ramo de Turismo

Etelvino Patrício de Medeiros – Recicla RN/Patricios Metais

Evaldo Gomes de Medeiros – Seridó Cadeiras

Francisco Bruno Dantas – Nets Fibra

Francisco Feliciano Souza Filho – Biscoitos e Bolachas Boi Selado Jucurutu

Gabriel Rocha Kanner – Diretor do Instituto Riachuelo

Gilberto de Andrade Costa – O Borrachão

Gilvan Mikelyson Delmiro de Góis – Associação dos Supermercados do RN (ASSURN)

Guilherme Moraes Saldanha – Secretário de Estado do Agricultura, da Pecuária e da Pesca

Haroldo Barreto De Araújo – Empresário do segmento de Frios/Frigoríficos

Itamar Paiva Rocha – Presidente da ABCC – Assoc. Brasileira de Criadores de Camarão

Jean Paul Terra Prates – Diretor Presidente da Petrobrás

Jean Valério Gomes Damasceno – Presidente do LIDE

João Batista Monteiro de Sousa – Mestre Engenheiro de Minas

João Batista Rodrigues Rebouças – Desembargador do Tribunal de Justiça do RN

José Antero Dos Santos – Diretor Presidente do Cimento Mizu

José Arnóbio de Araújo Filho – Reitor do IFRN

José Maria da Silva – Presidente da FCDL do RN

José Medeiros de Araújo (Zeca Araújo) – Zaja Confeções – Cerro Corá

Marcos Bezerra Abbott Galvão – Embaixador do Brasil na China

Maria Eduarda Franklin – Neuroengenheira / CEO Orby

Maria Elza Carlos de Góis – Diretora do Servclub

Orlando Leite Ribeiro – Embaixador do Brasil na Espanha e no Principado de Andorra

Paulo Eduardo Oliveira Leite – Cimento ELO / Sociedade Riograndense de Moagem

Roberto Coelho da Silva – Presidente da OCERN – SESCOOP RN

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE



UTILIDADE PÚBLICA: Lira Motos proprietário da Oficina Lira Motos comunica que hoje quarta-feira (13) estará aberto só pela manhã


 Lira Motos proprietário da Oficina Lira Motos em Carnaúba dos Dantas/RN, comunica a toda sua clientela que hoje quarta-feira (13) a oficina estará aberta só pela manhã, devido o feriado de Santa Luzia.

Voltará ás atividades normais amanhã quinta-feira (14).

Ótimo feriado para todos!.

Atenciosamente Lira Motos agradece.

PUBLICIDADE


Em última reunião do ano, CCJ aprova 17 projetos

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

Em sua última reunião do ano, na manhã desta terça-feira (12), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do RN aprovou 17 projetos de lei. Como explicou o presidente do colegiado, deputado estadual Francisco do PT, o recesso parlamentar está previsto para iniciar a partir do próximo dia 22 e, antes desta data, haverá a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024.

“Diante da possibilidade de votação ainda esta semana, gostaria de avisar que já nos encaminhamos para o recesso parlamentar. Acredito que, se o orçamento realmente for votado e a Casa entrar em recesso, não teremos a reunião da comissão da próxima terça-feira”, observou. Sobre os trabalhos da CCJR, Francisco destacou a produção. “O trabalho de todos merece destaque e aproveito para parabenizá-los. Foi um ano de muita deliberação e zeramos a pauta de alguns anos que se encontrava aqui”.

Das matérias apreciadas, duas de autoria do deputado Luiz Eduardo (SDD) foram aprovadas: a que institui o programa Rotas Turísticas Sociais (RTS) e a que cria a política estadual de incentivo à economia do mar como estratégia de desenvolvimento socioeconômico estadual. Outras duas de iniciativa de Ubaldo Fernandes (PSDB) também foram aprovadas. Primeiro a proposta para instituir o dia da Música Potiguar, a ser comemorado anualmente no dia 24 de dezembro, no calendário oficial do Estado, e a que reconhece como de utilidade pública estadual a Comunidade de Aprendizagem Guarapes (Comag), com sede em Natal.

De autoria de Terezinha Maia (PL), os projetos de lei instituindo o programa educativo de sensibilização para prevenção e combate ao uso de mídias sociais e jogos eletrônicos e virtuais que induzam crianças e adolescentes à violência, à automutilação e ao suicídio, e o selo Escola Amiga da Educação Inclusiva. Mais dois projetos, dessa vez da deputada Cristiane Dantas (SDD) foram aprovados na reunião da CCJR desta terça-feira (12). O PL que assegura aos candidatos norte-rio-grandenses residentes no RN a bonificação de 10 % na nota obtida nos concursos públicos, na área de segurança pública, e o que reconhece como de utilidade pública a Associação de Amparo às Mulheres.

Dando continuidade aos trabalhos, os deputados aprovaram o projeto que institui o programa Educar sem Tabu, a ser executado com professores da rede pública estadual de educação e o projeto que reconhece a associação Companhia Terramar como sendo de utilidade pública. Ambos da deputada Divaneide Basílio (PT). De autoria do presidente do colegiado, deputado Francisco do PT, o projeto que denomina Glorinha Oliveira a Central do Cidadão localizada em Natal e o que institui, no calendário oficial de eventos do RN, a semana estadual de segurança e de saúde nas escolas.

Ainda foram aprovados o projeto que dispõe sobre a garantia de prioridade na tramitação dos procedimentos investigatórios que visem à apuração e responsabilização de crimes contra a vida e outros crimes com resultado morte, inclusive na modalidade tentada, que tenham como vítimas crianças e adolescentes no RN, de Eudiane Macedo (PV); o que dispõe sobre a implantação de espaços de acolhimento para adolescentes grávidas, em estado de puerpério ou lactantes, que estejam em situação de rua, de Isolda Dantas (PT); e o que reconhece como patrimônio cultural imaterial do RN a Filarmônica ‘Monsenhor Honório’, a Banda de Música do município de Macau, do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Finalizando a reunião, foi aprovado o projeto de lei de iniciativa da Mesa Diretora da Casa que dispõe sobre o procedimento de apuração de indícios de acumulação de cargos, funções e empregos públicos dos servidores da Assembleia Legislativa, e o projeto de lei complementar, iniciativa do Tribunal de Justiça do RN, que regulamenta o instituto da estabilidade financeira no âmbito do regime jurídico dos servidores do poder judiciário do estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências.

Outros cinco projetos foram retirados de pauta pelos deputados. Participaram da reunião os deputados Hermano Morais (PV), Galeno Torquato (PSDB), Ubaldo Fernandes (PSDB), Francisco do PT, Adjuto Dias (MDB) e Dr. Bernardo (PSDB).

PUBLICIDADE