sábado, 26 de março de 2022

Sistema Simplificado de Água beneficia 21 famílias de Jardim do Seridó

Conviver com a aridez do sertão vai ficar mais fácil para 21 famílias da zona rural de Jardim do Seridó. Encerrando agenda pela região, nesta sexta-feira (25), a governadora Fátima Bezerra visitou o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água em instalação nas localidades do Sítio Buriti e Passagem do Carro.

Composto por redes de adução e distribuição, reservatórios elevados, poços tubulares/artesianos e sistemas de reuso de águas cinzas (águas residuais de chuveiros, pias, tanques), o sistema vai levar segurança hídrica às famílias que terão água potável para si, para saciar a sede de animais e para os afazeres domésticos.

“Quem vive no calor do sertão, quem um dia não teve água para beber, sabe o valor que uma ação dessa tem. Estamos trazendo mais cidadania, mais dignidade e desenvolvimento para Jardim do Seridó”, disse a governadora.

O investimento estadual de R$ 566 mil utilizado nas obras e na compra de equipamentos chegou por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), viabilizado pelo empréstimo com o Banco Mundial.

Fernando Mineiro, Secretário Extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais e coordenador do Governo Cidadão, lembrou que a ação é um pleito de décadas da comunidade que agora está sendo atendido. “Fizemos um esforço conjunto para destravar os problemas dessa obra e agora a comunidade poderá contar com água de qualidade saindo da torneira”, destacou.

As 21 famílias da Associação Comunitária dos Moradores de Cabaceiras já contavam com quatro poços tubulares desativados, que passarão por limpeza para alimentar quatro sistemas da comunidade, ampliando o benefício para 26 famílias. A comunidade terá chafariz de abastecimento controlado por ficheiro, para uso comum, dinamizando a gestão do sistema pelos próprios beneficiários, para evitar desperdícios.

A presidente da associação, Suelen Santos, lembrou que quase 100% da comunidade era abastecida por carro-pipa. “Agora nosso povo tem água de qualidade em suas residências”, destacou.

Além dos já citados, também acompanharam a governadora na agenda pelo Seridó, o deputado estadual Francisco Medeiros (Francisco do PT), representando a Assembleia Legislativa, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Oliveira; vereadores e prefeitos dos municípios da região.

PUBLICIDADE 


Conselho Municipal de Saúde de Parelhas irá promover no dia 29 de Março Primeira Reunião Ampliada de Saúde Mental

A Prefeitura de Parelhas, através do Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, irão promover no dia 29 de Março, das 7h30 às 12h30 a Primeira Reunião Ampliada de Saúde Mental do Município de Parelhas.

O evento será realizado no Centro de Reabilitação Pós Covid, com objetivo de discutirem sobre "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS", tendo como público-alvo, gestão, trabalhadores de saúde e usuários do SUS.

Fonte: Facebook Prefeitura de Parelhas

PUBLICIDADE




Conselheiros municipais de Saúde de Carnaúba dos Dantas se reuniram nesta sexta-feira (25) para realização da Reunião Ampliada sobre Saúde Mental.

O Conselho Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas/RN, junto a profissionais de Educação, Saúde e Assistência Social, se reuniram no Plenário Vereador Wilson Luiz de Souza na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas na manhã desta sexta-feira (25) para realização da Reunião Ampliada sobre Saúde Mental, com o seguinte tema: “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Inicialmente o senhor presidente do Conselho Municipal de Saúde, Martim Bernado, fez a abertura, convidando para fazer parte da mesa o Farmacêutico Cláudio Dantas, Assistente Social Juliana Kelly, Enfermeira Verônica Pires, Secretária de Assistencia Social Alciene, Psicólogo Roberlandio de Oliveira Lima e Drº Paulo Wbiratan Lopes da Costa que apresentou toda a pauta da reunião.

Assistente Social Juliana Kelly Dantas, falou sobre ações da Saúde Mental realizada a nível Nacional, Estadual e Municipal, frisando que a Saúde Mental deve ser gerido por todos, e não apenas institucionalizado apenas para o atendimento médico, sendo necessário a continuidade a pluralidade da ação, finalizou defendendo o acesso e atendimento universal do SUS. 

O psicólogo Roberlandio de Oliveira Lima falou sobre a saúde mental do município, principalmente sobre os desafios da Saúde Mental, inclusive com a preocupação com o suicídio. Já a Secretária municipal de Assistência Social Alciene Araújo da Cruz , falou que a Saúde Mental não é apenas para os profissionais de Saúde, e sim uma preocupação para todos, frisou Alciene.

Em seguida foi realizada a mesa redonda para apresentação dos eixos e realização das propostas, após estudo e análise dos eixos, se realizou a apresentação das propostas.

Eixo I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania, cujo a proposta votada por unanimidade foi: Oferta de condições estruturais em leitos de Hospitais Gerais em articulação com o poder públicos em suas diversas esferas.

Eixo II – Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na garantia de serviços de Saúde Mental, o qual foi aprovado com unanimidade: Ampliar o acesso à educação permanente para os trabalhadores, considerando a reforma psiquiátrica e a estruturação dos serviços de saúde mental.

Eixo III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, integralidade e equidade. Apresentou-se a proposta: Potencializar a articulação e a intersecção dos mecanismos de defesa do SUS que contemplam a integralidade do cuidado em Saúde Mental.

Eixo IV – Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia, apresentando a proposta: Investir em tecnologias e propostas de cuidado em Saúde Mental que possam ser acessados por todos os sujeitos sociais.

Após os debates aconteceu a escolha de forma paritária dos delegados que iram representar o município na I Conferência Regional de Saúde Mental na cidade de Caicó/RN.

Representando as Associações Antônio Cândido Filho, sociedade civil José Fábio Dantas de Medeiros, Conselho Municipal de Saúde Martim Bernardo da Silva e os profissionais de Saúde Antoniel Airon Batista Dantas.










Fonte: Blog de Fábio Locutor

PUBLICIDADE