sexta-feira, 14 de maio de 2021

Clésio Nelson solicitou construção de Passagem Molhada no Sítio Recanto

O Vereador Clésio Nelson (MDB), solicitou da Gestão municipal de Carnaúba dos Dantas-RN, que seja construído uma (01) Passagem Molhada no Sítio Recanto, no município de Carnaúba dos Dantas/RN.

Tal reivindicação se baseia no fato de que os moradores do Sítio Recanto e adjacentes (salitre, boa sorte, nova sorte, picote) e entre outros usuários relatam a “importância de construir uma passagem molhada” que fica localizada na propriedade do Senhor Geraldo Fernandes Alves, próximo ao Grupo Escolar Silvestre Dantas (que funciona o atendimento médico) da comunidade, finalizou Clésio.

A Sessão foi realizada na última terça-feira (11/05).

Confira abaixo a indicação nº. 149/2021

PUBLICIDADE




CNJ: inclusão da pessoa com deficiência no Judiciário é tema de evento no dia 19; inscrições abertas

Foto ilustrativa

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza na próxima quarta-feira, 19 de maio, o evento virtual “Inclusão da pessoa com deficiência no Judiciário”, das 14h30 às 18h30. Serão ministradas três palestras online que abordarão temas relevantes com o objetivo de levantar reflexões sobre a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência, ampliando e fortalecendo o compromisso do Poder Judiciário com o tema.

A palestra é promovida pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional, Infraestrutura e Gestão de Pessoas do CNJ, com o apoio do CEAJUD, e visa dar cumprimento à Resolução CNJ nº 343/2020, que institui condições especiais de trabalho para magistrados (as) e servidores (as) com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes nessa mesma condição.

O desembargador do TRT da 9ª Região, Ricardo Tadeu da Fonseca, falará sobre os “A ratificação da Convenção de Nova York sobre os direitos da pessoa com deficiência e seus efeitos na vida do cidadão brasileiro”. A Subprocuradora Geral do Ministério do Trabalho Maria Aparecida Gugel abordará o tema “A pessoa com deficiência e a acessibilidade: de qual acessibilidade falamos?”. “Nada sobre nós, sem nós: política institucional para a valorização das pessoas com deficiência” será o tema da palestra de Izabel Maior, médica fisiatra, professora aposentada da faculdade de medicina da UFRJ.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio, por meio de formulário eletrônico. Haverá emissão de certificado de participação, a qual ficará condicionada ao registro de presença por meio de link a ser disponibilizado na descrição do YouTube durante o evento.

Fonte: Portal Judiciário do RN

PUBLICIDADE 




Em um dia, RN confirma 31 novas mortes pela covid-19 e mais de 2 mil novos casos

O Rio Grande do Norte registra, nesta quinta-feira (14), um aumento de 31 mortes provocadas pela covid-19. Desse total, 17 aconteceram nas últimas 24 horas nas cidades de Natal (02), Mossoró (04), Jardim do Seridó (01), Felipe Guerra (01), Tenente ananias (01), Apodi (01),  Jucurutu (01), Caraúbas (02), Caicó (01), Frutuoso Gomes (01), Parnamirim (01) e Carnaubais (01). Ao todo, o estado potiguar contabiliza 5.771 pessoas que perderam a vida em decorrência do coronavírus. Há ainda 1.176 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com a doença.

Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), também mostraram que, em um dia, houve um aumento de 2.127 novos casos confirmados da covid-19, elevando para 240.269 o número acumulado de pessoas que já se infectaram pela doença no RN. Há ainda 72.026 casos considerados suspeitos.

Sobre a situação dos hospitais, a plataforma Regula RN mostrou que, neste sábado, a taxa de ocupação geral de leitos críticos é de 91,6%. Especificando por regiões, esse percentual se apresenta da seguinte forma: Metropolitana (87,8%), Oeste (99,1%) e Seridó (95%).

Ainda segundo o Regula RN, há um total de 651 pacientes internados para tratamento da covid-19, sendo 361 em leitos críticos e 290 em leitos clínicos. Há 57 pacientes na fila de espera por uma vaga, dos quais 31 aguardam por uma UTI ou semi-intensiva e 26 por um leito de enfermaria.

PUBLICIDADE




Prefeitura de Acari em parceria com os produtores Rurais viabiliza programa de armazenamento de silagem

Através da secretaria municipal de agricultura, meio ambiente e abastecimento, a Prefeitura de Acari está mantendo parceria com os produtores rurais com objetivo de desenvolver ações e incentivos à produção no campo, uma delas é o Programa de Armazenamento de Silagem, que visa garantir a forragem

para o período de inverno sem grandes perdas e é de suma importância para a produção de nutrientes para os animais.

O primeiro armazenamento de 2021 foi feito na comunidade Cacimba do Meio, na região da Beira do Rio, e está sendo um sucesso.

O processo é uma técnica que consiste em preservar forragens por meio de fermentação anaeróbica, após o seu corte, picagem, compactação e vedação. O produto final dessa fermentação, denominado silagem, é obtido pela ação de microrganismos sobre os açúcares presentes nas plantas com a produção de ácidos, resultando em queda do pH até valores próximos de 4.

A prática da confecção de silagem tem sido cada vez mais comum na produção de gado de corte, principalmente em regiões com exploração pecuária mais tecnificada, onde a procura por melhores índices zootécnicos e rentabilidade econômica tem levado grande número de produtores, que utilizam o confinamento, a adotarem sistematicamente essa prática.

PUBLICIDADE