domingo, 3 de dezembro de 2023

Carnaúba dos Dantas: Tudo pronto para a maior “Tardezinha Privilege” e show da história hoje domingo (03), Japãozin, Sidney Ramon, Klenivaldo cantor & Fagundes e Dj Oksom serão ás atrações!

Há dias que a população Carnaubense vem esperando por esse momento, a festa “Tardezinha Privilege” em Carnaúba dos Dantas, que acontece nessa tardezinha de hoje domingo, 03, com início às 16h30, local onde irá acontecer o grande show será na Quadra do Cenar.

Confira ás atrações:

Japãozin, Sidney Ramon, Klenivaldo cantor & Fagundes e Dj Oksom

Primeiro ao subir no palco será o Klenivaldo cantor & Fagundes ás 16:30hs;

Ás 17:50 será a vez  de Sidney Ramon;

Ás 19:50 Dj Oksom;

Ás 21:30 Japãozin, o evento encerará ás 00:00

Nos intervalos presença do Paredão Moral.

Hoje a cidade acordou nessa euforia. Tudo está sendo preparado nos mínimos detalhes: infraestrutura, iluminação, estacionamento e principalmente a segurança, tudo para que as possam brincar na perfeita paz.

“Essa festa que vai ser de grande valia, porque a gente está fazendo uma coisa bonita, bem organizada, para poder estar dando conforto às pessoas que virão para cá, principalmente na questão segurança, já contratei seguranças e, pode vim que nós vamos garantir a segurança das pessoas.

A gente sabe que hoje o principal problema das pessoas saírem de casa é a questão da segurança. Mas hoje aqui, se Deus quiser, vai dar tudo certo e nós vamos estar aqui até o final, controlando, organizando tudo para sair o melhor possível”, ressaltou Walas Ataide e Juninho Moral organizadores.

Realização:

W. A Eventos, Grupo Moral e MBET Apostas esportivas.

Assistam o video abaixo.

PUBLICIDADE 

Domingão (03)! Tem Franciy Lima, a voz romântica do forró no 8º aniversário da Banda Farra da pegação em Picuí/PB

Foto: Divulgação

Logo mais ao meio dia deste domingo, 03 a cantora mais top da cidade de Picuí/PB Franciy Lima, a voz romântica do forró estará realizando grande show no 8º aniversário da Banda Farra da pegação.

Local: Prainha JK na cidade de Picuí/PB.

Além da cantora Franciy Lima terá também Farra da Pegação e Niedson.

Totalmente grátis

PUBLICIDADE



Quase 30% dos Municípios fecharão o ano no vermelho e 46,7% estão pessimistas para 2024, revela pesquisa sobre 13º da CNM

Foto: Divulgação

Mais de 28,6% dos Municípios afirmaram que atrasariam o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos funcionários, que deveria ocorrer até esta quinta-feira, 30 de novembro. Isso representa 1.246 administrações municipais que participaram da pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O tradicional estudo elaborado pela entidade municipalista ouviu 4.456 prefeituras, ou seja, 80% do total de 5.568 Municípios do país, entre os dias 25 de outubro e 27 de novembro. Além do pagamento do benefício, a entidade identificou que 27,2% das prefeituras acreditam que encerrarão o ano no vermelho, ou seja, 1.214 dos entrevistados.

Ao serem questionados sobre as expectativas para 2024, 47,6%, ou 2.121 prefeituras possuem expectativa de melhora nas finanças municipais para o próximo ano. Outras 2.083 prefeituras, ou 46,7% do total, informaram que não acreditam em um cenário positivo. A pesquisa da Confederação identificou ainda que 2,7%, ou seja, em 119 prefeituras a folha de pagamento não está em dia. Em 96%, 4.278 Municípios, entretanto o pagamento está em dia. Sobre o pagamento dos fornecedores, 44,2% dos gestores municipais responderam que estão em atraso; outros 53,3% afirmaram que o pagamento dos prestadores de serviço está em dia.

A CNM também questionou os gestores sobre a forma de pagamento do 13º salário, se seria parcela única ou parcelado. Em relação à primeira parcela, 28,6%, ou 1.246, dos Municípios afirmaram que vão atrasar o pagamento. Por outro lado, o pagamento da primeira parcela já foi efetuado por 54,6%, ou 2.382 Municípios. Quanto à segunda parcela, 9,4%, ou 229 Municípios informaram que devem atrasar o pagamento. Outros 87,7%, ou 2.135 Municípios deverão pagar até o dia 20 de dezembro.

“Há 3 meses, mais de 52% dos Municípios já estavam no vermelho e os últimos dados mostram um cenário preocupante no âmbito da gestão local. Agora, no final do ano, esse aumento das despesas, principalmente de pessoal, com o pagamento do 13º salário, reforça que é urgente o debate e a implementação de medidas estruturantes”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Adicional de dezembro

Para 92,9%, ou seja, 4.138 prefeituras, o adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que será creditado nos cofres municipais contribuirá para o pagamento do 13º salário dos servidores. O adicional foi uma conquista da CNM no ano de 2007 e, desde dezembro de 2008, as prefeituras passaram a receber de forma integral o 1% adicional do FPM, sempre no mês de dezembro. A parcela de 2023 – a 16ª da história – será paga em 7 de dezembro.

Pesquisa

O escopo da pesquisa é diagnosticar a situação fiscal dos Municípios em relação ao pagamento do 13º salário diante do atual cenário de crise enfrentado pelos gestores. De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2021, os Municípios possuem mais de 6,2 milhões de servidores municipais. O impacto financeiro apenas desse benefício salarial ao funcionalismo nos Municípios é R$ 25,667 bilhões, montante que deverá aquecer a economia nos Municípios no final do ano.

Acesse o levantamento completo 

Fonte: Agência CNM de Notícias

PUBLICIDADE



Mudanças na Lei de Licitações prevê adesão à ata de registro de preços licitada por outro Município

Foto: Divulgação

Umas das propostas do  Projeto de Lei (PL) 3954/2023, que promove mudanças na Lei 14.133/2021 de Licitações e Contratos Administrativos, é facultar a adesão de Município à ata de registro de preços licitada por outro Município. A Câmara dos Deputados aprovou a matéria na madrugada desta quinta para sexta-feira, 30 de novembro e 1º de dezembro. Como já havia recebido aprovação do Senado, o texto segue para sanção presidencial.

A mudança foi uma proposta da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acatada pela autora do projeto, a senadora Tereza Cristina (PP-MS). Para a entidade, a alteração do artigo 86 da lei representa um importante avanço, pois os gestores municipais poderão aderir à ata de registro de preços na condição de não participante, desde que o sistema de registro de preços tenha sido formalizado mediante licitação.

O deputado Gilson Daniel (Pode-ES) também apresentou a matéria, em setembro deste ano, a pedido da CNM, por meio do PL 2228/2022, apensado ao texto aprovado ontem. O PL prevê ainda a disputa fechada em licitações de até R$ 1,5 milhão; a execução e a liquidação do objeto remanescente de contrato administrativo rescindido; a prestação de garantia na forma de título de capitalização; e a gestão e a aplicação dos recursos de convênios e contratos de repasse.

A justificativa é mais agilidade na aquisição de bens e serviços, e uma possível redução na quantidade de obras paralisadas. A proposta define prazo máximo de 30 dias para o pagamento às empresas após cada fase concluída da obra e permite a convocação da segunda colocada na licitação quando a vencedora não assinar o contrato.

Fonte: Agência CNM de Notícias

PUBLICIDADE 



 

Deputados do RN aprovam gratuidade para pessoas com deficiência em inscrições de concursos públicos estaduais

Foto: Ascom Fundeps

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou um projeto de lei que estabelece gratuidade para candidatos portadores de deficiência nas inscrição de concurso públicos estaduais.

A aprovação por unanimidade aconteceu nesta quarta-feira (29), durante sessão ordinária no Legislativo.

A matéria, de autoria do deputado estadual Neilton Diógenes (PP), agora segue agora para sanção ou veto da governadora Fátima Bezerra (PT).

“A definição de pessoa com deficiência será a contida no Estatuto da Pessoa com Deficiência: a aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”, afirmou o parlamentar, na justificativa apresentada aos demais deputados.

De acordo com o texto apresentado ao Legislativo, o candidato deverá comprovar a deficiência no momento da inscrição do concurso. As bancas organizadoras deverão regulamentar no edital “o tratamento que será dado aos documentos comprobatórios com vistas à isenção de taxa de inscrição e os exames necessários”.

A lei ainda estabelece que o candidato deve comprovar a deficiência através de laudo médico expedido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) “e número de identificação social -NIS, como forma de comprovar ser de baixa renda”.

Fonte: G1

PUBLICIDADE