quarta-feira, 31 de maio de 2023

Parceria entre Governo do RN e China trará investimentos para o CT Mineral e Centro de Gemologia do IFRN Currais Novos

Foto: Divulgação

Currais Novos se tornará um dos principais pólos de lapidação e certificação de gemas do país e do mundo através do CT Mineral e Centro de Gemologia do IFRN com a parceria e acordo importante entre a instituição, Governo do RN e a China. Após a visita ao país asiático no último mês de abril da Governadora Fátima Bezerra e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e Inovação – SEDEC, Jaime Calado, investidores e pesquisadores chineses já demonstraram interesse em conhecer o CT Mineral de Currais Novos.

Na manhã desta terça-feira (30), o Presidente na China da Associação Sino Brasileira de Mineração, Chen Jun, visitou o CT Mineral para conhecer a estrutura e o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo IFRN no setor. O Prefeito Odon Jr, a Vice-Prefeita Ana Albuquerque e vereadores, estiveram na recepção da comitiva, que contou com a presença de Luiz Guimarães, Presidente (Brasil) da Associação Sino Brasileira de Mineração; Jaime Calado, Secretário da SEDEC; além da presença da equipe da SEDEC, representante do RN da Associação Sino Brasileira de Mineração, FUNCERN, engenheiros e pesquisadores.

“Estamos animados com o desenvolvimento desse espaço que será uma grande referência para o Brasil. Entendemos que é um local fundamental para o desenvolvimento da mineração na região e o que depender do poder público municipal, iremos favorecer os investimentos que aqui chegarem”, comentou o Prefeito Odon Jr.

O Pólo de Inovação do CT Mineral “Professor José Yvan Pereira Leite” surgiu em 2018 e tem como objetivo desenvolver projetos de pesquisa, de extensão e de inovação tecnológicas nas áreas de geologia, mineração e metalurgia. Recentemente, o CT Mineral foi credenciado por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) como Pólo de Inovação em Tecnologias em Mineração do Brasil.

Fonte: Blog Jean Souza

PUBLICIDADE