terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Mossoró: MPRN sedia evento sobre controle da execução orçamentária pela sociedade





Encontro serviu para difundir os instrumentos disponíveis para o acompanhamento da execução do orçamento pela Administração Pública.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou nesta segunda-feira (25) a palestra “O controle da execução orçamentária pela sociedade”. O evento, que aconteceu na sede das Promotorias de Justiça de Mossoró, serviu para debater e difundir os instrumentos disponíveis para o acompanhamento da execução do orçamento público tanto pelo Ministério Público quanto pela sociedade.

Para a capacitação, o MPRN convidou membros de conselhos municipais que já exercem o controle social e que contam com representantes da sociedade. “São membros que representam o cidadão nesses conselhos, como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Saúde, que são órgãos de instância de controle social que já podem estimular bastante o exercício dessa atividade de transparência, de controle dos atos do poder público”, disse o Promotor de Justiça e organizador da palestra, Gugliemo Marconi.

Para ele, o controle social sobre as contas públicas é um valioso instrumento de exercício da cidadania. “Tendo conhecimento de como o orçamento vem sendo executado, podem ser corrigidas as imperfeições, detectadas falhas e recomendadas ou exigidas judicialmente eventuais providências para implementar melhor, de uma maneira mais racional, mais efetiva as políticas públicas”, disse.

A capacitação tratou dos principais instrumentos disponíveis à sociedade para o acompanhamento da execução do orçamento anual pela Administração Pública, a exemplo dos portais da transparência, páginas dos Tribunais de Contas, dentre outras fontes de informações abertas à livre consulta.

Sobre a utilização dos conhecimentos adquiridos no evento, Guglielmo Marconi explicou que o Ministério Público trabalhará inicialmente com as chamadas fontes abertas. Ele comentou sobre a importância da constante atualização nos portais e serviços de transparência: “nós esperamos que esses dados estejam sendo alimentados regularmente, mesmo porque pelas Leis que exigem a transparência, Lei de Acesso à Informação e tudo mais, é necessário que o gestor alimente regularmente esses sistemas. Então, caso não haja uma alimentação regular, nós encaminharemos a demanda para a Promotoria do Patrimônio Público a fim de que se possa exigir do gestor o cumprimento dessas obrigações legais”.

O Rio Grande do Norte é o quarto estado mais ineficiente no país, segundo o ranking de Eficiência dos Estados. A ferramenta avalia quais os estados entregam mais educação, saúde, infraestrutura e segurança à população usando o menor volume de recursos financeiros. O dado foi destacado pelo palestrante do evento, professor José Jailson da Silva, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Doutorado pela Universidade de Brasília.

O palestrante falou ainda da importância da realização do evento e na difusão de algumas ferramentas que os conselheiros municipais podem acompanhar a execução orçamentária. “Em todo o Brasil a gente sabe que a dificuldade é enorme de ter acesso à informação, o orçamento hoje acaba sendo muito visto como uma peça figurativa, apenas um cheque em branco mas não é para ser assim, a população tem que acompanhar e tem que saber quais são os destinos dos recursos públicos, como o gestor público faz a entrega dos produtos e serviços que a sociedade que tanto precisa”.

Fonte: Portal do MPRN
                                 PUBLICIDADE




MPRN recomenda que Prefeitura de Marcelino Vieira reduza gastos com pessoal



Segundo dados do TCE, município está em situação de alerta pois compromete 53,61% da receita com folha de pagamento.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Marcelino Vieira adote as medidas de redução de despesas com pessoal, até que sejam reconduzidas a patamar inferior ao limite de prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, de 51,3% da Receita Corrente Líquida. A recomendação da Promotoria de Justiça foi publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo os últimos dados extraídos do site do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE), Marcelino Vieira encontra-se com índice de 53,61% de comprometimento.

Na recomendação, o MPRN aponta procedimentos que podem ser adotados pelo gestor municipal. Rescindir contratos temporários, exonerar os ocupantes de cargos comissionados até o montante necessário para que os gastos de despesa com pessoal sejam reduzidos a patamares inferiores ao limite prudencial são medidas possíveis de imediato.

Outra é a exoneração dos profissionais que exercem cargo de provimento em comissão que não se enquadrem nas atribuições de direção, chefia e assessoramento. Em paralelo, o Município deve realizar estudo, no prazo de 90 dias, a fim de verificar quais são os cargos, de natureza efetiva, que precisam ser criados e preenchidos, bem como quais são os cargos, efetivos e comissionados, que precisam ser extintos.

No documento endereçado ao prefeito municipal, a Promotoria de Justiça adverte que a inobservância da recomendação ministerial poderá ser entendida como “dolo” para fins de responsabilização por crime funcional e pela prática de ato de improbidade administrativa.


Leia a recomendação na íntegra, clique aqui.

Fonte: Portal do MPRN
                                              PUBLICIDADE

Vereador Fabiano Pacômio se reuni com o Senador Jean-Paul Prates


O vereador Fabiano Pacômio (PT) esteve reunido com o Senador Jean-Paul Prates (PT) e José Eduardo (assessor do Dep. Francisco do PT) com objetivo de aproximar os mandatos. Discutiram projetos alternativos para o desenvolvimento econômico local, em especial os setores dos ceramistas, o potencial turístico e a viabilidade de um estudo para analisar o potencial do município na geração de energias renováveis. Também conversaram sobre emendas orçamentárias para destinação de recursos para o município de Carnaúba dos Dantas/RN. Por fim, o vereador convidou o Senador para conhecer um pouco melhor o nosso município.

Fonte: Assessoria de comunicação do mandato do vereador.
                                            PUBLICIDADE