sábado, 19 de junho de 2021

Femurn chega a 167 municípios filiados pela primeira vez na história


 A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) chegou a 100% das cidades potiguares pela primeira vez desde a sua fundação. Nesta terça-feira (01) a Prefeitura de Macaíba se filiou à entidade, que agora contabiliza todos os 167 municípios do Estado. 

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, assinou a ficha que oficializou a entrada da cidade na Femurn durante reunião, no Palácio Auta de Souza, sede do Executivo macaibense. Os prefeitos de São Tomé, Babá Pereira, e de Bom Jesus, Clécio Azevedo, presidente e tesoureiro da Federação, respectivamente, estiveram presentes no momento da assinatura.

"Esta era uma meta da nossa gestão e ficamos felizes de atingirmos este objetivo ainda no início do nosso trabalho. Agora, representando todos os 167 municípios potiguares, a Femurn ganha força e representatividade para trabalhar a favor de todo o Estado", disse Babá Pereira.

Macaíba era o único dos 167 municípios do Rio Grande do Norte que não participava da Femurn. A adesão da Prefeitura busca ampliar o diálogo com os municípios e benfeitorias em comum, como o Diário Oficial on line em conjunto com outras cidades. Emídio destacou a importância da parceria. “O movimento municipalista é muito importante. Temos que fortalecer a nossa base. Porque tudo acontece nos municípios”, declarou o prefeito.

PUBLICIDADE




Portaria da Saúde libera R$ 2,8 milhões para equipes de Consultório na Rua

Consultório na Rua (eCR) é uma modalidade de serviço de atenção primária à saúde, no âmbito da Estratégia Saúde da Família, oferecida pelo Sistema Único de Saúde para as populações em situação de rua. Para ampliar o atendimento do público nessas unidades, especialmente no combate à Covid-19, Portaria do Ministério da Saúde (MS) libera recurso extraordinário de R$ 2,8 milhões.

Criada em 2011, as eCRs são compostas por equipes multiprofissionais itinerantes e por diferentes perfis profissionais, como médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, agente social, técnico ou auxiliar de enfermagem, técnico em saúde bucal, cirurgião dentista, profissional de educação física e profissional com formação em arte e educação

Segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), havia 317.206 indivíduos cadastrados como pessoas em situação de rua em dezembro de 2020. Para atender pessoas em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados existem 158 equipes espalhadas por todo o Brasil.

Publicada nesta sexta-feira, 18 de junho, a portaria propõe fornecer atenção à saúde da população em situação de rua como a de qualquer outro cidadão. Mesmo em cidades onde não há uma eCR, o atendimento deverá ser prestado pelas equipes que atuam na Atenção Primária. Para o cálculo do valor do recurso extraordinário destinado ao programa nesta sexta, foi considerado o número de eCR já financiadas pelo Ministério da Saúde nos quatro primeiros meses de 2021.

O repasse será feito pelo Fundo Nacional de Saúde para os Fundos Municipais e do Distrito Federal de Saúde de forma automática, em parcela única.

PUBLICIDADE



Vereador Gilvan Peixe solicita construção de redutor de velocidade (lombada) na Rua 13 de Maio no Bairro São José

Durante a 21ª sessão ordinária realizada nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, o vereador Gilvan Peixe (PROS), apresentou a indicação de nº 212/2021, solicitando da prefeitura, através da secretaria de obras e Serviços Urbanos, que seja construído 01 (um) redutor de velocidade (lombada) na Rua 13 de Maio no Bairro São José, mais precisamente em frente à residência do Senhor Ligeirinho em Carnaúba dos Dantas/RN.

O vereador justificou a necessidade de evitar possíveis acidentes automobilísticos, motos e veículos de tração humana, “tendo em vista que alguns motoristas trafegam em alta velocidade nessa artéria, colocando em risco principalmente os pedestres, que muitas vezes são submetidos ao medo de caminharem livremente, exatamente em função do fluxo acentuado de veículos”, concluiu.

Confira abaixo a indicação de nº 212/2021:

PUBLICIDADE




Vereador Clésio solicita aquisição redes de proteção e restauração na estrutura física da Quadra de Esportes (Zé Oi)

Atendendo reivindicação dos desportistas Carnaubense que praticam o esporte na Quadra de Esporte José Pereira da Silva (Zé Oi) no Bairro São José o vereador Clésio Nelson (MDB) reivindicou ao Chefe do Executivo Carnaubense na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Carnaúba dos Dantas realizada terça-feira (15/06), que seja feita aquisição de novas redes de proteção, como também a restauração da estrutura física da referida Quadra de Esportes.

“A Quadra de Esportes José Pereira da Silva (Zé Oi) no Bairro São José é o único espaço de lazer aberto aos moradores daquela localidade e as telas de proteção encontra-se danificadas precisando ser substituídas para garantir aqueles que utilizam do espaço um melhor conforto nas atividades esportivas”, concluiu o edil Clésio Nelson.

Confira abaixo a indicação de nº 210/2021:

PUBLICIDADE