sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Líderes de municípios do Seridó se reúnem em audiência pública sobre abastecimento de água

Na manhã de hoje (27), os vereadores José Erivan, José Rivaldo (Bada) e a vereadora Albervânia Medeiros, juntamente com o prefeito Fernando Antônio, marcaram presença em uma audiência pública realizada em São Vicente.

O evento reuniu representantes da CAERN, câmaras de Acari, Currais Novos e São Vicente, bem como os prefeitos dessas cidades, Semana, Ingane Escritório de apoio CBH Piancó, Piranhas, Açu, entre outros importantes atores regionais.

O objetivo principal da reunião foi discutir o abastecimento de água dos municípios de Acari e Currais Novos, considerando a possibilidade de retirar emergencialmente água do açude Torrão, localizado em São Vicente, enquanto a adutora permanente, que garantirá o fornecimento de água de qualidade para Acari, vinda da barragem Armando Gonçalves (barragem de Açu), não estiver pronta.

A presença de líderes e representantes de diversas esferas demonstrou o compromisso com a resolução desse desafio essencial para a região.

Fonte: Facebook Câmara municipal de Acari

PUBLICIDADE



Gente do Campo: Emater-RN e Funcitern lançam novo edital para pós-graduação

A Emater-RN e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) publicaram nesta terça-feira (24), no Diário Oficial do Estado, o novo edital de seleção para educandos de Pós-Graduação pelo Programa Gente do Campo.

Neste novo processo seletivo, serão selecionados 30 educandos de nível superior em Engenharia Agronômica, Tecnólogo em Agroecologia, Agroecólogo ou Ciências Agrárias, Zootecnia, Assistente Social, Cientista Social, Sociólogo, Educador do Campo ou Pedagogo, Tecnólogo em Cooperativismo ou Tecnólogo em Gestão de

Cooperativas. A seleção é aberta ao público, porém são priorizados jovens e adultos do campo que integram o núcleo familiar de agricultores e agricultoras.

O prazo de inscrição será entre os dias 26/10 e 03/11/2023, através do link: https://www.funcitern.org/inscricao.

Os educandos selecionados farão a pós-graduação em “Inovações e Estratégias de Assistência Técnica para a Agricultura Familiar” pela Uern e receberão uma bolsa de formação de R$ 2 mil até dezembro de 2025. A assinatura do Termo de Compromisso da Bolsa de Formação está prevista para o período entre 12/02/2024 e 21/02/2024.

O processo seletivo é um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN - com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern) – responsável pelo processo de seleção.

FORMAÇÃO - O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Os candidatos selecionados atuarão nos Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Santo Antônio, Santa Cruz, Lagoa Nova, Currais Novos, Caicó, Assú, Angicos, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros.

Os educandos de nível superior, selecionados no primeiro edital do Gente do Campo, concluíram em setembro deste ano a pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Já os educandos de nível médio selecionados para a graduação em Agroecologia concluem o curso em dois anos.

Fonte: ASSECOM/EMATER

PUBLICIDADE




Odon na busca de projetos de novas tecnologias sociais e cisternas para a zona rural de Currais Novos


 Foto: Reprodução

Reunião nesta quarta (25/10) na sede da SEAPAC em Natal, com Diácono Teixeira, Marilene, Jânio e Caio.

“Eles nos apresentaram projetos de tecnologias sociais que estão disponíveis e sendo implantados em Currais Novos, de quintais produtivos de reuso de águas, biodigestores, saneamento rural e de construção de Cisternas. Estive acompanhado do Deputado Estadual Francisco do PT que tem apoiado essa luta, do Secretário de Infraestrutura Lucas e do Assessor Jurídico Marcelo Xavier”, disse o prefeito Odon Jr.

A reunião tratou sobre a futura parceria da SEAPAC com a Prefeitura de Currais Novos para a implementação desses Projetos e a SEAPAC está em fase de finalização de Edital do Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal para a construção de cerca de 200 cisternas de primeira água na Zona Rural de Currais Novos.

Fonte: Blog Vlaudey Liberato

PUBLICIDADE



Vereador Messias acompanha obra do Saneamento Básico no Bairro São Sebastião em Parelhas

Foto: Reprodução

Os serviços de escavação e instalação da rede coletora de esgoto do Bairro São Sebastião Já estão em fase de conclusão. Quase todas as ruas do Bairro já receberam a rede geral, a ligação das casas poderá ser feita quando a nova estação de tratamento estiver em pleno funcionamento.

O São Sebastião era o único Bairro do município que ainda não tinha serviço de coleta e tratamento de esgoto da CAERN. A próxima etapa será na parte das estações elevatórias e na construção da nova estação de tratamento.

O investimento total é de mais de 27 milhões de reais para a ampliação e tratamento de esgoto de diversos Bairros. Mais uma conquista do mandato do Deputado Estadual Francisco do PT junto ao Governo do Estado. O Vereador Messias esteve juntamente com o Professor Frank in loco acompanhando os serviços de escavação e instalação da tubulação de alguns trechos.

PUBLICIDADE