segunda-feira, 4 de julho de 2022

Publicação traz credenciamento de estabelecimentos de saúde da Atenção Primária à Saúde


 Publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 4 de julho, traz o credenciamento dos estabelecimentos de saúde da Atenção Primária à Saúde dos Municípios e do Distrito Federal. Segundo a Portaria 2.103/2022,  a medida tem como objetivo o recebimento do incentivo financeiro federal de custeio, destinado à implementação de ações de Atividade Física na Atenção Primária à Saúde.

O processo metodológico será dividido em duas etapas de processo metodológico: a primeira a ser utilizada pela Secretaria de Atenção Primária para a identificação dos Municípios prioritários. Já a segunda será a definição do número máximo de estabelecimentos para o credenciamento ao incentivo.

A publicação está dividida em 4 partes com a lista dos Municípios e estabelecimentos de saúde credenciados. A primeira parte traz a listagem dos Municípios do Estado do Acre até Goiás. A segunda parte, lista Municípios de Goiás até Mato Grosso do Sul. A terceira parte, de Mato Grosso do Sul até Rio de Janeiro. E a última parte, lista os Municípios do Rio de Janeiro até Tocantins.

Na última parte da publicação consta também a publicação do Anexo II, que traz a descrição metodológica das variáveis utilizadas na identificação de Municípios prioritários ao credenciamento no incentivo financeiro federal de custeio, destinado à implementação de ações de atividade física na atenção primária à saúde.

Recebimento do incentivo
Para o recebimento e manutenção do incentivo financeiro de custeio serão consideradas as informações atualizadas no Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES), referentes à vinculação ou não do profissional de educação física na saúde (Código Brasileiro de Ocupação 2241-40). Em relação ao tipo de estabelecimento de saúde credenciado e ao envio de dados relativos às ações de práticas corporais e de atividade física, devem ser registradas por meio da Ficha de Atividade Coletiva no Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB), conforme Art. 142-G e Art. 142-I, da Portaria nº 1.105, de 15 de maio de 2022.

 PUBLICIDADE 



AMSO-TR realiza reunião mensal em Japi e município é o mais novo associado a instituição

 A Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental e Trairi, realizou Assembleia Geral Extraordinária com os prefeitos associados. Para dar boas-vindas ao município de Japi, que oficializou sua adesão a nova AMSO-TR, o encontro aconteceu na cidade, que fica na região do Trairi, na última sexta-feira (1º). O presidente da AMSO, Fernando Bezerra, abriu os trabalhos e apresentou o município como novo sócio.

Entre as questões abordadas estão a aprovação da reforma estatutária da AMSO-TR; a Copa AMSO-TRAIRI de futebol de campo; o calendário cursos do IEL, que em breve estará oferecendo cursos aos municípios associados; além do projeto de expansão da comunicação institucional da AMSO-TR, projeto esse que inclui a produção de um programa de TV semanal.

A prefeita anfitriã, Simone Fernandes, contou do desejo de caminhar junto da Associação dos Municípios, lembrou as vantagens e a organização do grupo. “Estou sendo muito bem recebida. A cidade de Japi se alegra em acolher cada um dos amigos prefeitos que aqui vieram. Vamos lutar juntos, o Seridó e o Trairi, fortalecendo os pequenos municípios do Rio Grande do Norte”, contou.

“Momento de muita alegria e satisfação para todos nós que fazemos a nova AMSO-TR. Estamos conseguindo dar um grande salto na luta pelas causas municipalistas. A entrada dos municípios de Campo Redondo, agora de Japi e em breve de Santa Cruz, representa nossa luta pelo associativismo municipal, luta essa que completou 44 anos de existência, nos consagrando como pioneiros no Rio Grande do Norte, onde exercermos hoje no contexto da região uma posição de muita responsabilidade e credibilidade como veículo de articulação político administrativo entre os municípios associados e as esferas do Governo Federal, Estadual e outras entidades não governamentais. Portanto, seja bem vinda Prefeita Simone. Vamos juntos construir uma associação cada vez mais forte”, disse o Presidente Fernando Antônio.

MUNICÍPIO DE JAPI É CONVIDADO A INGRESSAR NO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE.

Na ocasião, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Gilson Dantas, que é prefeito de Carnaúba dos Dantas, prestou contas do trabalho e apresentou algumas metas. Outro assunto abordado foi à oficialização do convite para que Japi possa participar também do consórcio.

“Juntos somos fortes. Na luta para que possamos prestar um serviço eficiente aos nossos munícipes, precisamos de um consórcio organizado e fortalecido. Aproveito para convidar a amiga prefeita Simone para ingressar o município de Japi ao Consórcio Intermunicipal de Saúde. Tenho certeza que será muito bem-vinda”, explicou Gilson.

Estiveram presentes além do prefeito de Acari, Fernando Bezerra e a prefeita Simone Fernandes de Japi, os gestores Gilson Dantas, de Carnaúba dos Dantas; Hudson Brito, de Santana do Seridó; Novinho, de Cerro Corá; Joaquim Medeiros, de Cruzeta; Cletson Oliveira, de Equador; Samuel Oliveira, de Ouro Branco; Inácio Macedo, de Tenente Laurentino; Jane Lins, de São Vicente; a vice-prefeita de Currais Novos, Ana Albuquerque, a Vice-prefeita e Jardim do Seridó, Ana Maria; o Vice-prefeito de Santa Cruz, Glauber Silva; e o Vice-prefeito de Parelhas, Humberto Gumdim.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE




Prefeitura de Cruzeta entrega Fardamento aos Profissionais da Saúde

A Gestão Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (04), a entrega de 120 novos kits de uniformes e materiais de expediente as equipes que compõem a Coordenação de Vigilância Sanitária, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Profissionais que atuam na rede de Atenção Básica, na Secretaria Municipal de Saúde e na Unidade Mista de Saúde Abílio Chacon Filho.

Foram entregues fardamentos e EPI’s para profissionais de diversos setores, no qual os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde receberam 01 bolsa, 01 calça, 02 camisetas, 01 camiseta de proteção solar, 01 protetor solar, 01 boné, 01 bota e 01 par de tênis, que serão entregues nos próximos dias.

A utilização de fardamento padronizado é importante, onde identifica os profissionais e aprimora os serviços oferecidos a população Cruzetense, estes utilizarão uniformes de qualidade, melhorando a função desempenhada pelo servidor, além de favorecer, também, a organização do ambiente de trabalho.

A entrega do fardamento concretiza o cumprimento de mais um compromisso, feito com os servidores públicos municipais, e contou com a presença do Prefeito, Joaquim de Medeirinho, da Secretária de Saúde, Francisca Lopes, da Diretora da Unidade Mista de Saúde Abílio Chacon Filho, Gabriella Laisy, e da Coordenadora de Vigilância Sanitária, Francimaria Moisés.















Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



PREFEITURA DE CRUZETA: Novos financiamentos foram liberados para os Microempreendedores Cruzetenses

No mês de junho, aconteceu no Centro de Múltiplo Uso mais uma etapa na liberação de empréstimos, através da Agência de Fomento do RN (AGN). Nesta nova etapa, foram aprovados 4 grupos e 2 individuais com linha de crédito do programa que fomenta a atividade econômica.

O aporte financeiro realizado a partir da concessão de crédito rendeu o montante de R$ 55.800,00 investidos por meio de financiamento em microempreendedores individuais e empreendedores informais.

As pessoas interessadas devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, e buscar informações detalhadas de como conseguir o crédito.

Estiveram no ato de entrega, a Secretária Municipal de Assistência Social, Francineide Medeiros, e os servidores da AGN.




Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



Ministério da Saúde publica portaria que estabelece o piso dos agentes comunitários de saúde e combate às endemias

O Ministério da Saúde publicou as Portarias  1.917/2022 e 2.109/2022 referentes aos pisos salariais dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), estabelecidos pela Emenda Constitucional 120/2022. Os valores repassados pelo Ministério da Saúde aos Municípios passam a ser de R$ 2.424,00 para as duas categorias.

No caso dos ACS, os valores são repassados aos Municípios na forma de Assistência Financeira Complementar da União aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACS no Município. Já os ACEs são por meio da Assistência Financeira Complementar da União aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACS no Município.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já havia orientado os gestores que o pagamento do piso nacional das categorias deveria ocorrer somente após a publicação da Portaria do Ministério da Saúde, uma vez que é responsabilidade da Pasta o repasse do piso, conforme previsto na EC 120/2022.

O repasse do teto salarial dos ACS deve onerar a Funcional Programática 10.301.5019.219A - Piso de Atenção Primária em Saúde, no seguinte plano orçamentário PO - 0002 - Agente Comunitário de Saúde. Já para os ACE, deverá onerar a Funcional Programática 10.305.5023.20AL, Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para a Vigilância em Saúde - Plano Orçamentário 0001.

Leia também:

Pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM

PUBLICIDADE



Teleconsulta para pets é liberada pelo conselho de Veterinária

Foto: Agência Brasil

Telemedicina é liberada para atendimento de pets, mas não de forma indiscriminada. Veja abaixo em quais ocasiões é possível atendimento à distância.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) editou nesta semana uma norma que libera a telemedicina para cães, gatos, outros pets e também animais de grande porte. O relator da medida e conselheiro efetivo do órgão, Marcelo Teixeira, explica que as diretrizes buscam disciplinar uma prática que já ocorria informalmente e passa a ser permitida nesta sexta-feira (1º). Neste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) também criou as regras para atendimentos a distância.

“Isso sempre existiu. O veterinário recebia um pedido para dar uma olhada em um animal por telefone, por foto ou vídeo e ficava constrangido de não responder. A gente até deu o apelido de ‘teleolhadinha'”, afirma. Segundo ele, a percepção é de que essa prática ficou ainda mais popular durante a crise da covid-19. “Neste cenário de pandemia muita gente ficou com medo de sair de casa”, acrescenta.

O fato de não haver norma que disciplinasse a prática caracterizava infração ao código de ética da profissão, o que pode resultar em sanções que vão de desde a advertência à perda do registro. Não há punição especificada para cada irregularidade e quem avalia a gravidade de cada ato é o próprio conselho.

Publicada na última segunda-feira (27) no Diário Oficial da União, a resolução prevê que o atendimento pela telemedicina é permitido, desde que tenha havido atendimento presencial anteriormente com o mesmo médico veterinário. Para Teixeira, uma das melhores inovações da norma é a interconsulta, que permitir que os veterinários troquem experiências em casos complexos. “Alguém no interior de uma cidade com poucos recursos se depara como um caso complexo. Agora, ele (o profissional) poderá trocar ideias com médicos mais experientes e melhorar o diagnóstico.”

O membro do conselho, porém, destaca que a ida ao consultório veterinário ainda é a solução recomendada. “Continuamos acreditando que nada pode substituir o atendimento presencial, que a própria resolução o chama de padrão-ouro”.

Tribuna do Norte

PUBLICIDADE