quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Vereador Gilvan Peixe solicita ao chefe do Executivo Carnaubense que seja disponibilizado transporte para os doadores de Sangue que precisam se locomoverem até os hemocentros de Currais Novos e Caicó

O vereador Jose Gilvan Dantas mais popularmente conhecido por Gilvan Peixe (PROS) solicitou na 2ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo Carnaubense na noite desta terça-feira (09/02) através da indicação nº 005/2021 ao Exmº Sr. Gilson Dantas de Oliveira Prefeito Municipal e a Ilmª. Srª. Noely Maria de Souza Silva Secretária Municipal de Saúde, que seja disponibilizado um transporte para os doadores de Sangue do município de Carnaúba dos Dantas/RN que precisam se locomoverem até os hemocentros dos municípios de Currais Novos/RN e Caicó/RN.

O vereador Gilvan Peixe enfatizou que o objetivo da indicação é de facilitar o deslocamento dos doadores de sangue do município para os hemocentros das cidades de Currais Novos/RN ou de Caicó/RN, uma vez que, de acordo os doadores uma das maiores dificuldades é o de locomoverem para outro município. Faz-se necessário que o Poder Executivo Municipal, através da Secretária Municipal de Saúde preste assistência para esta importante ação.

PUBLICIDADE


 


Vereador Clésio Nelson solicita da Gestão Municipal a construção de três (03) mata-burros no Sítio Espera nas Zona Rural do Município

 

O vereador Clésio Nelson (MDB) apresentou na a 2ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo Carnaubense na noite desta terça-feira (09/02) varias matérias em prol da população Carnaubense.

Uma delas foi a indicação de nº 001/2021, que solicita do Exmº Sr. Prefeito Gilson Dantas de Oliveira e ao IImº Sr. Diego Paulo de Medeiros Soares Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, a construção de três  (03) mata-burros no Sítio Espera, mais precisamente um (01) nas propriedades do Senhor Chico Pernambuco, um (01) na divisa do Senhor Chico Pernambuco com a Senhora Aparecida, e um (01) nas propriedades do Senhor Lucemar - Zona Rural - Carnaúba dos Dantas/RN.

O edil Clésio Nelson enfatizou que a construção desses mata-burros é para evitar o trânsito de animais que ficam entrando nos sítios dos outros proprietários, bem como facilitará o fluxo de veículos nas referidas comunidades, disse Clésio Nelson.

PUBLICIDADE


Falta de atualização em cadastro impede mais de 4 mil Municípios de receberem transferências voluntárias e operações de crédito, Carnaúba dos Dantas está nesta lista

Mais de 4 mil Municípios ainda não atualizaram o Cadastro da Dívida Pública (CDP) no Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem) e estão impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que o cadastro da dívida é anual e obrigatório para todos os Entes e deve ser feito preferencialmente pelo profissional responsável pela contabilidade do Município, após ser habilitado pelo gestor no próprio sistema do Sadipem.

Para ficar em dia com a obrigação é necessário registrar no CDP/Sadipem todas as dívidas, operações de crédito e garantias referentes ao exercício de 2020. As atualizações do CDP de exercícios anteriores não são necessárias, portanto basta inserir e homologar os dados do último ano.

A lista de inadimplência de Municípios no início do exercício é sempre muito alta, no que se refere aos itens de atendimento prévios exigíveis pelo Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC) para acessar os recursos de transferências voluntárias e se habilitar a contratar operações de crédito. Isso acontece pela quantidade de obrigações com o prazo de vencimento próximos e dependentes do fechamento de posições do ano anterior; em que muitos casos ainda não estão disponíveis para a administração local em tempo hábil, prejudicando os Entes e gerando perda de recursos importantes para a população.

A Confederação reforça que é fundamental o preenchimento do cadastro e alerta que este ano o quantitativo de “negativados” ultrapassou a série histórica, atingindo 75% de todos os 5.568 Municípios.

Soma-se a esse cenário a mudança de gestão e a descontinuidade das equipes da administração local responsáveis pela disponibilização de documentos e elaboração dos relatórios, bem como problemas envolvendo a certificação digital de novos prefeitos e operadores dos sistemas para assinar os demonstrativos. 

A CNM alerta, principalmente, aos novos gestores que as informações publicadas no CDP têm fé pública e, portanto, são documentos e certidões reconhecidos com fidedignidade e crédito. Dessa forma, inconsistências e incorreções comprometem a qualidade da informação, devendo o gestor ter atenção redobrada na inserção dos dados no sistema, pois estes ficarão em disponibilidade pública e podem ser alvo de consulta e análises por parte dos órgãos de controle, da população e do próprio Tesouro Nacional.

A Confederação disponibiliza aos Municípios a Nota Técnica 26/2018, que traz explicações para o preenchimento do CDP no Sadipem e pode ser baixada gratuitamente. 

Em caso de mais dúvidas, consulte o “Fale conosco Sadipem”, disponível no site do Tesouro Nacional. No portal, também é possível encaminhar consultas e esclarecer dúvidas sobre o preenchimento do CDP e do PVL, uso do sistema, treinamento e eventos disponíveis, reuniões e comunicados.


O Município de Carnaúba dos Dantas/RN costa nesta lista que ainda não atualizou o Cadastro da Dívida Pública (CDP) no Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem), caso não regularize estará impedido de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito.

PUBLICIDADE





Confira o calendário das reuniões ordinárias no ano de 2021 dos Colegiados COSEMS, CIR e da 4ª Região de Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte CIR da 4ª Região de Saúde já elaborou o calendário das reuniões ordinárias no ano de 2021 dos Colegiados COSEMS, CIR e da 4ª Região de Saúde.

Fonte: Júnior Cesar de Medeiros secretário Excecutivo.

PUBLICIDADE




Com 27 casos positivos para COVID-19 nesta terça-feira (09) Carnaúba dos Dantas chega a 205 casos positivos neste ano de 2021

98º BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO.⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta terça-feira (09/02), mais 27 (vinte e sete) casos positivos para COVID-19 e mais 25 (vinte e cinco) casos curados no município de Carnaúba dos Dantas/RN.⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣53 Pessoas monitoradas: O município Carnaubense chega á 205 casos positivos neste ano de 2021.

32 casos suspeitos;

3.792 Casos destacados;

719 Casos confirmados;

69 pessoas em tratamento;

643 pessoas curados e;

07 óbitos.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde do município de Carnaúba dos Dantas, via Facebook.

PUBLICIDADE