segunda-feira, 16 de maio de 2022

Prefeito Amazan entrega carro 0KM para a Secretaria de Saúde de Jardim do Seridó

O Prefeito de Jardim do Seridó, Amazan, recebeu nesta sexta-feira, (13), um veículo modelo Fiat Mobi, 0 km, adquirido por meio de uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) da Dep. Cristiane Dantas, com contra partida deste município de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais).

O veiculo na cor branca, foi entregue a Secretária Lyzandra Costa, e irá compor a frota da Secretaria Municipal de Saúde, para auxiliar no atendimento as demandas realizadas pela população.

“Este carro será de grande utilidade para a Secretaria de Saúde, de modo que dará mais eficiência no serviço e atendimento prestado a nossa população. É mais uma conquista imensurável para nossa gestão e para nossa cidade! Gostaria de agradecer ao vereador Cassio Medeiros, que pleiteou esta emenda, e a Deputada Cristiane Dantas por atender o pedido, ser mais uma parceira da nossa gestão, e ter enviado mais este benefício para a nossa Jardim do Seridó”, declarou o Prefeito Amazan.

PUBLICIDADE




Quase 3 mil Municípios ainda não regularizaram as informações contábeis e podem ficar de fora do cálculo do VAAT

Cerca de 3 mil Municípios ainda não regularizaram suas informações contábeis do exercício de 2021 e podem ficar de fora do cálculo do Valor Aluno Ano Total (VAAT) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2023. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que as informações devem ser enviadas por meio da Matriz de Saldos Contábeis (MSC) de encerramento

A estrutura é padronizada para o recebimento de informações contábeis e fiscais dos entes federados e do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), ferramenta eletrônica instituída para coleta, processamento, e acesso público às informações referentes aos orçamentos de educação. O prazo termina no dia 31 de agosto deste ano, conforme estabelece a Lei 14.276/2021.

Nesse sentido, a Confederação alerta que o prazo final para alimentação ou correção das informações e os dados contábeis, orçamentários e fiscais deverá ser cumprido e orienta os Municípios a procurarem os responsáveis pela contabilidade municipal para providenciar as correções imediatamente, caso necessário. Esse procedimento é reforçado pela entidade municipalista como muito importante para que os Municípios se habilitem para o cálculo do VAAT de 2023.

Em caso de dúvidas, entre em contato imediatamente com a equipe técnica da CNM e obtenha mais detalhes sobre como regularizar a situação a tempo de poder concorrer e, se for o caso, receber a complementação-VAAT da União ao Fundeb em 2023.

Orientações da STN para habilitação
De acordo com a STN, para realizar o procedimento de habilitação, os gestores precisam transmitir ou retificar as informações da matriz de saldos contábeis de 2021, via Siconfi e encaminhar as informações referentes ao Anexo da Educação do RREO para o Siope/FNDE. A Lei de regulamentação do Fundeb condicionou que somente são habilitados a receber a complementação-VAAT os entes que disponibilizarem as informações e os dados contábeis, orçamentários e fiscais, nos termos do art. 163-A da Constituição Federal e do art. 38 daquela Lei.

O preenchimento e envio dos dados orçamentários, contábeis e fiscais pelo ente não é matéria inédita ou instituída pelo novo Fundeb. São atos previstos em normativos como a Constituição Federal (Art. 163-A) e Lei de Responsabilidade Fiscal (Art. 48, § 2º). Logo, os dados em questão já deveriam constar de forma precisa na base de dados do Tesouro Nacional, pois são informações públicas, formais e disponíveis para uso pela Administração Pública, por organizações de controle social e pela população em geral.

Os Municípios, os Estados e o Distrito Federal são responsáveis pela exatidão e fidedignidade das informações encaminhadas ao Siconfi. Por esse motivo, a análise prévia configura tão somente uma indicação de pendência que poderá ou não ser confirmada em análise definitiva posterior. A análise definitiva dos entes habilitados ao cálculo da Complementação-VAAT será realizada na data-base do dia 31 de agosto do exercício posterior ao exercício a que se referem os dados enviados, nos termos do § 5º do art. 13 da Lei 14.113/2020.

É importante salientar ainda que a habilitação do ente constitui apenas pré-requisito para que as informações do VAAT sejam apuradas. Ou seja, a habilitação não é garantia de recebimento da Complementação-VAAT pelo ente.

Da Agência CNM de Notícias

PUBLICIDADE 



Vereadora Marli requer do Chefe do Executivo Carnaubense que seja feito aterro na entrada na saída da Vila do Povoado Rajada, após o trevo no sentido Parelhas

A vereadora Marli de Medeiros Dantas (MDB), conhecida por “Marli de Medeirão”, reivindicou através da indicação nº 051/2022 ao Chefe do Executivo Carnaubense que seja feito aterro na entrada/saída da Vila do Povoado Rajada, após o trevo no sentido Parelhas Zona Rural de Carnaúba dos Dantas/RN.

A edil Marli enfatizou na justificativa a reivindicação se faz necessário tendo em vista que já existe uma saída no local, porém de péssima visibilidade da estrada, o que deixa em perigo quem se utiliza do local, frisou a vereadora.

A edil protocolou a indicação na Sessão da Câmara realizada na última terça-feira (10/05).

Confira abaixo a indicação nº 051/2022

PUBLICIDADE