sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Sedec e Pró-Sertão discutem programa de capacitação junto ao setor têxtil

Em um auditório repleto de empreendedores e representantes da indústria têxtil, na Casa do Empresário em Caicó, o comitê gestor do Pró-Sertão realizou nesta terça-feira (1) uma reunião preliminar para debater um novo programa de formação de mão de obra de costura. O projeto de iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e das Mulheres, Juventude e Direitos Humanos (Semjidh), contará com a atuação do IFRN e Senai na execução técnica e com a colaboração do Instituto Riachuelo.

O local escolhido para a reunião fica no coração do Seridó, principal região de vocação têxtil catapultada pelo estímulo do Pró-Sertão. "Para a governadora Fátima Bezerra, esse é um programa prioritário", enfatizou o secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado.

Serão treinadas duas mil costureiras e costureiros através dos parceiros e com investimentos do Estado. "Estamos tendo demandas novas no setor e isso só nos alegra, porque é mais serviço. Estamos precisando de mais gente e o Governo está nessa empreitada por isso". Ainda de acordo com o secretário, o objetivo do programa é levar capacitação às dez regiões do estado, renovando a força de trabalho da cadeia têxtil e abrindo o mercado para novos tipos de produtos, sempre primando pela qualidade.

Representando a secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), a presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Josiane Bezerra, informou que, atualmente, no Rio Grande do Norte, 235 mil pessoas estão em busca de trabalho. A conselheira avalia que o programa de capacitação irá contribuir com a inserção no mercado de trabalho, principalmente de minorias sociais, como mulheres, negros e indígenas. "Como aumentou o número de desempregados no país, e a gente sabe que a população feminina foi uma das mais afetadas, a gente pede que tenha um olhar diferenciado para essa população".

O presidente do Instituto Riachuelo, Gabriel Rocha Kanner, considerou o encontro o pontapé inicial para o que chamou de "Pró-Sertão 2.0". Na condição também de representante da Guararapes, indústria âncora do programa, ele destacou a importância da cadeia têxtil no desenvolvimento econômico do estado e na vida dos trabalhadores potiguares. "São pessoas extremamente trabalhadoras e aguerridas. A gente vê nos olhos a gratidão e o empenho que elas têm naquele trabalho e a gente está mostrando esse trabalho pro Brasil inteiro", pontuou Gabriel, e declarou: "temos todas as condições para concretizar esse sonho e transformar o RN no maior polo têxtil do Brasil".

As representantes do Senai, Luciene Pontes, e do Sebrae, Verônica Melo, explicaram que o programa de formação de mão de obra está sendo desenhado em parceria com os empreendedores do estado, considerando a expertise adquirida desde o início do Pró-Sertão, e que, neste contexto, se insere essa primeira reunião. "Nós estamos juntas preparando esse fluxo de trabalho para que realmente possamos, de acordo com as demandas do mercado, atender da melhor forma", disse Luciene.

Também participaram da reunião o gerente de projetos da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), Erivan Sales do Amaral, e o presidente da Associação Seridoense De Confecções (Asconf), Janúncio Nóbrega.

Fonte: SEDEC/ASSECOM-RN

PUBLICIDADE




Membros do Conselho Municipal de Saúde de Caicó se reúnem com vereadores



 Uma reunião nesta terça-feira (31) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais discutiu alterações  na lei da composição do Conselho Municipal de Saúde de Caicó. A reunião contou com a participação do presidente da Câmara de vereadores Ivanildo do Hospital e os vereadores : Lobao Filho ( MDB), Júlio Filho ( MDB), Dedé Boneleiro (PSB), Thales Rangel ( PDT), Diogo Silva ( PROS) e Renato Saldanha ( PP) e membros do Conselho.

Na oportunidade a presidente do Conselho Jomara Carneiro expôs a minuta do Projeto de Lei que foi encaminhado à Casa Legislativa, com suas alterações. O projeto será apreciado em sessão plenária com os 15 vereadores.


Fonte:
Blog da Wilana Dantas 

PUBLICIDADE




Prefeito Odon Júnior reúne Setor de Esportes da Semec no dia do Educador Físico


O Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, recebeu na manhã de hoje (01), toda a equipe que compõe o Setor de Esporte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

Na pauta do encontro as ações do Esporte para a conclusão do Ano de 2021, em especial, a parceria da Prefeitura com a Liga Desportiva Currais-novense para a realização do Campeonato de Futebol Municipal e também o apoio da Prefeitura ao Potyguar de Currais Novos que está na divisão de acesso para o Campeonato Estadual da Primeira Divisão.

Ainda esse ano, também teremos outra importante competição disputada aqui em Currais Novos como apoio da Prefeitura que é a Copa Jorge Guimarães de Vôlei, competição que eleva nossa cidade a Capital do Vôlei no Brasil e que irá acontecer no final do mês de outubro, reunindo milhares de atletas de todo Nordeste.

Com a presença da Secretária Municipal de Educação, Lourdes Julião; da Coordenadora Andreia Lopes; e da Procuradora Municipal Dra Ingred Adely, foi tratamos também do planejamento para a realização de eventos esportivos escolares e amadores ainda em 2021. "Estamos planejando eventos mais simples, com todos os cuidados necessários, com vistas a ir retomando as atividades Esportivas no município", comentou o Prefeito.

Na ocasião, Odon Júnior parabenizou todos os educadores físicos, em nome da equipe do Professor Uilame, Professor Jó, Professor Judson e Professor Afrânio, que também participaram da reunião, pelo Dia do Educador Físico.

Fonte: Facebook prefeitura de Currais Novos

PUBLICIDADE