Com objetivo de gerar autonomia nas cooperativas e
associações beneficiadas por projetos do Governo do Estado, o Governo Cidadão,
através de uma parceria com o Banco Mundial e a Companhia de Desenvolvimento e
Ação Regional da Bahia (CAR), lançará um aplicativo para smartphones que
possibilita os beneficiados criarem e acompanharem os próprios processos de
licitação. A inovação foi apresentada nesta terça-feira (26) em reunião na
Unidade de Gerenciamento do projeto.
Batizado de “Sol” – Solução Online de Licitação –, o
aplicativo vem para facilitar o acesso de todos aqueles envolvidos nos
processos licitatórios para aquisição de bens, obras e serviços. A maioria
dessas instituições, localizadas em áreas rurais e afastadas de centros
urbanos, tem dificuldades de encontrar fornecedores qualificados e interessados
em participar das suas licitações. As associações poderão abrir os processos a
partir do preenchimento dos dados e o aplicativo vai permitir o acompanhamento
gerencial de todas as etapas, garantindo o melhor preço para a aquisição,
priorizando a aplicação dos recursos na economia local e o cumprimento de todos
os requisitos legais de forma automatizada e transparente.
“Vimos que o processo licitatório nas entidades muitas vezes
resultava em erros. Vários terminavam não finalizando por falta de fornecedor,
por nas regiões das comunidades não haver empresas suficientes para atendê-los.
Isso nos levou a pensar num aplicativo para facilitar a entidade em si, mas
também nós como projeto, como financiadores dos recursos, para que tivéssemos
um melhor controle”, explicou Walter Ribeiro, coordenador de Tecnologia da
Informação da CAR.
Com a nova tecnologia, surge agora o desafio de capacitar as
equipes das cooperativas e associações que irão utilizá-lo, além da assistência
técnica que dará suporte a elas. “Para que a implantação do aplicativo seja
feita com sucesso, será necessário ensinar aos produtores como utilizar essa
nova ferramenta. A construção do aplicativo está quase finalizada e estamos
prevendo a primeira capacitação já para maio desse ano”, conta o secretário de
Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, que esteve presente na reunião.
O vice-presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores
Familiares de São João do Sabugi (COAFS), Joseilson Medeiros, afirmou que após
o período de adaptação à nova tecnologia, a aquisição dos equipamentos será
dinamizada. “O aplicativo com certeza nos ajudará e facilitará a transparência
do processo como um todo”, assegurou.
Fonte: Comunicação Governo Cidadão
PUBLICIDADE