segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Vereadores de Acari prestigiam Desfile Cívico na tarde de 7 de setembro

No tarde deste 7 de setembro, a cidade de Acari reverberou com a celebração da Independência do Brasil, e o coração da comunidade pulsou com orgulho e patriotismo durante o emocionante desfile cívico. Estiveram presentes a Presidente da Câmara, Paloma Vitória, as vereadoras Marindeide Aves, Albervânia Medeiros, e os vereadores Rafael Bezerra, José Erivan e Nenilvan Rodrigues.

O prefeito Fernando Bezerra, acompanhado por seus secretários municipais, também marcou presença, enfatizando o compromisso da administração municipal com a preservação das tradições e o fortalecimento da identidade local.

Fonte: Facebook Câmara municipal

PUBLICIDADE



 

Só faltam apenas 06 dias para a maior e melhor festa de vaquejada do interior RN no Parque de Vaquejada Ana Francisca Dantas na Rajada, Rey vaqueiro, Placillio Diniz, Arnardinho Neto e Klenivaldo & Fagundes serão ás atrações

Só faltam apenas 06 dias para a maior e melhor festa de vaquejada do interior do Rio Grande do Norte, estamos falando da vaquejada no Parque de Vaquejada Ana Francisca Dantas no Povoado Rajada em Carnaúba dos Dantas que acontecerá neste final de semana.

Iniciando na sexta-feira dia 15 e com a previsão para terminar no domingo dia 17.

Na parte social teremos na sexta-feira dia 15 a inauguração da Churrascaria do vaqueiro, a animação será de Klenivaldo & Fagundes.

Ai no sábado dia 16 no Clube do vaqueiro a festa vai ser de estouro, estarão subindo ao palco grandes artistas, são eles:

Rey vaqueiro, Placillio Diniz e Arnardinho Neto.

Não fique de fora! Venha comemorar este grande evento!

Realização: Parque Ana Francisca Dantas e Pulsação Eventos.

PUBLICIDADE



Governo do RN firma parceria com prefeitura para fortalecer bordado de Timbaúba

Foto: Raiane Miranda

Em mais uma parceria com os municípios para gerar emprego e garantir renda para a população, a governadora Fátima Bezerra assinou neste sábado (09) a Ordem de Serviço para construção de dois galpões industriais destinados a fomentar o bordado, principal atividade econômica de Timbaúba dos Batistas, localizada a 285 km de Natal, na região do Seridó do Rio Grande do Norte.

Na mesma solenidade, a governadora entregou ao prefeito Ivanildo Albuquerque Filho as licenças ambientais emitidas pelo IDEMA para execução de diversas obras da prefeitura, entre elas uma escola com nove salas de aula, uma creche, o terminal rodoviário e obras de infraestrutura hídrica.

A governadora destacou a importância dos galpões para o projeto de ampliação do bordado da cidade, que tem uma característica peculiar: as peças são feitas em máquinas de costura de pedal, sem uso da informática.

“Desde quando o prefeito Ivanildo me apresentou essa reivindicação dos galpões, fizemos todo o esforço possível para torna-los viáveis, porque é um investimento muito pertinente, tanto que já existem empresas demonstrando interesse em investir no município. Esses galpões vão dar melhor suporte às nossas bordadeiras. Teremos melhor infraestrutura para que elas, com a habilidade e o talento que têm, possam avançar cada vez mais”.

O investimento é de R$ 500 mil reais. Cada um dos galpões vai abrigar 40 pessoas que poderão trabalhar com segurança e conforto. O prefeito Ivanildo Filho disse que os galpões, além de oficinas de costura, servirão de showroom e de apoio logístico para o artesanato local. E adiantou que a próxima parceria da prefeitura com os governos estadual e federal será para a construção de casas populares no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida. “No primeiro mandato construímos o conjunto José Damasceno; no segundo, o Timbaúba de Todos. Agora, já temos área desapropriada para fazer a parceria com a Caixa Econômica Federal”.

Timbaúba dos Batistas está inserida na “Rota do Bordado”, juntamente com Caicó e outras dez cidades da região. As bordadeiras conquistaram há dois anos um certificado de qualidade – o “Bordados de Caicó” –, um Selo de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O selo é um diferencial para abrir novos mercados para o artesanato potiguar.

Na oportunidade da ida à Timbaúba dos Batistas, a governadora conheceu Dona Creusa, a bordadeira mais antiga da região. No município, segundo estimativa do Sebrae/RN, 800 pessoas – o equivalente a um terço da população – vivem do bordado, sendo na grande maioria, mulheres.

Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura

Também neste sábado (09), a prefeitura de Timbaúba dos Batistas, ao lado da governadora Fátima Bezerra e dos gestores da Secretaria Extraordinária da Cultura e da Fundação José Augusto, entregou a premiação dos projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), programa federal de incentivo à cultura. Timbaúba dos Batistas é o primeiro município do Rio Grande do Norte a entregar essa premiação.

Em consequência da pandemia, o setor cultural viveu uma crise econômica que limitou o setor. Em razão disso, foi aprovada a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195), de 08 de julho de 2022, que passou por uma série de dificuldades para sua implementação, tendo sido finalmente referendada em fevereiro de 2023. Timbaúba dos Batistas recebeu recursos desta lei para artistas e artesãos. Na ocasião, dois artistas da terra foram homenageados, dando nome aos editais. Foram o Edital 01/2023 – José Raimundo de Almeida, da área do audiovisual, com seis projetos premiados, e o Edital 02/2023 – Maria Aparecida do Nascimento, das demais áreas culturais, que contemplou 22 artesãos e artistas. O evento também contou com a participação dos familiares dos homenageados.

Fonte: ASSECOM-RN

PUBLICIDADE