segunda-feira, 17 de maio de 2021

Vereador Clésio Nelson solicitou da Gestão municipal que seja aberto o acesso às Ruas Maria de Antônio Felinto e Jardelina Maria da Conceição no Bairro Dom José Adelino Dantas

O Vereador Clésio Nelson (MDB), solicitou através da indicação nº 147/2021 na última Sessão da Câmara municipal realizada no dia (11/05) do Prefeito Gilson Dantas que seja aberto o acesso às Ruas Maria de Antônio Felinto e Jardelina Maria da Conceição no Bairro Dom José Adelino Dantas em Carnaúba dos Dantas/RN.

A reivindicação se faz necessária tendo em vista que alguns moradores das citadas Ruas estão tendo dificuldades de passagem devido ao mato crescido proveniente do período chuvoso dos últimos dias.

Confira abaixo a indicação nº. 147/2021


PUBLICIDADE




Sancionada lei que garante afastamento de gestantes do trabalho presencial durante pandemia da Covid-19

Com a sanção da Lei 14.151/2021, passa a ser obrigatório o afastamento de gestantes do trabalho presencial durante a pandemia da Covid-19. O texto foi publicado nesta quinta-feira, 13 de maio, no Diário Oficial da União. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa as gestões municipais para conhecimento e aplicação da regra.

Ainda de acordo com a nova lei, o afastamento presencial não pode acarretar em prejuízo da remuneração da empregada gestante. As beneficiárias com a medida ficam à disposição para exercer as atividades em casa. Por exemplo, por teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho à distância.

A proposta foi de autoria da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), por meio do Projeto de Lei (PL) 3.932/2020. Na argumentação, a parlamentar citou a preocupação com o aumento de mortes maternas no país no contexto da Covid-19.

Segundo o Observatório Obstétrico brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19), o aumento nos óbitos de gestantes e puérperas, em 2021, é mais preocupante do que em 2020, e ainda acima da média da população em geral. O Ministério da Saúde também já alertou que novas variantes do coronavírus são mais agressivas para as grávidas.

O Observatório da Covid-19 da CNM reúne informações técnicas para as gestões municipais no enfrentamento da pandemia. Entre elas, notas e notícias sobre a vacinação. A entidade relembra a orientação divulgada do Ministério da Saúde reforçando a suspensão temporária do uso da vacina AstraZeneca/Oxford para imunizar gestantes e puérperas. Esses grupos podem continuar recebendo doses de outros imunizantes.

PUBLICIDADE