quinta-feira, 29 de julho de 2021

AMSO leva representação de prefeitos para reunião na Semarh e Projeto Seridó de Adutoras é discutido

O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental, Fernando Bezerra, que é prefeito de Acari, esteve nesta terça-feira (27), participando de reunião na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em Natal. Na pauta central os próximos passos do sistema hídrico, projeto Seridó de adutoras, para abastecer os municípios seridoenses que estão com baixo volume d’água. Fernando estava acompanhado dos prefeitos de Currais Novos, Odon Júnior e Joaquim de Medeirinho de Cruzeta.

Estiveram presentes também o Secretário da Semarh, João Maria Cavalcante, o Presidente da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Varela, o Secretário da Diretoria Colegiada do Comitê Procópio Lucena, Carlos Nobre.

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, contou os detalhes do encontro. “Discutimos com a Secretaria de Recursos Hídricos do RN o Projeto Seridó de Adutoras que tem previsão do trecho que inclui Currais Novos, Acari e Cruzeta de ser licitado esse ano e a execução acontecer até início de 2023 pela CODEVASF/Ministério do Desenvolvimento Regional. Tratamos também de um Projeto do Governo do Estado para recuperação da Adutora Emergencial caso não tenha recarga dos reservatórios no período chuvoso de 2022 e com isso segurar o abastecimento de Currais Novos e Acari. Como prefeitos estivemos representando os interesses das nossas populações pelo direito a água”, explicou.

Um dos casos mais preocupantes na região é na cidade de Cruzeta, já que o Açude Público está com apenas 2% da sua capacidade. O prefeito Joaquim demonstrou sua preocupação. “Encampamos essa luta junto com os colegas prefeitos; a adutora é o meio mais viável para amenizar a situação de abastecimento, tanto para o município de Cruzeta, como também, para os demais municípios que interligam o projeto Seridó”, destacou

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE




Emater e Funcitern divulgam resultado da 1º etapa do programa “Gente do Campo, confira os municípios do Seridó

A Emater-RN e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) divulgaram o resultado da primeira etapa do programa “Gente do Campo”, nos sites das duas instituições. A fase de recursos inicia nesta quarta-feira (28) e segue até 30 de julho, seguindo formulário específico disponibilizado também nos sites das instituições.

Nesse primeiro momento, a comissão avaliou a documentação obrigatória e fez a análise dos currículos encaminhados. Estão sendo selecionados 125 técnicos, sendo 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior. Eles serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - lato sensu.

O processo seletivo do programa “Gente do Campo” é um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN - com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern) – responsável pelo processo de seleção.

CRONOGRAMA - Após os recursos da primeira fase, será feito o agendamento das entrevistas no dia 12 de agosto. As entrevistas acontecem de 16 de agosto a 01 de setembro. O resultado final, após recurso, será publicado no dia 21 de setembro. Os aprovados assinarão termo de compromisso e de concessão da bolsa entre os dias 27 de setembro e 8 de outubro próximos. O cronograma completo da seleção encontra-se no edital.

FORMAÇÃO - O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Os candidatos deverão escolher um local para atuação, podendo ser o escritório estadual da Emater-RN (Natal) ou um dos 28 Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Macaíba, Riachuelo, São José de Mipibu, Pedro Velho, Santo Antônio, Santa Cruz, Jaçanã, Lagoa Nova, Acari, Caicó, Jucurutu, Parelhas, Assu, Angicos, Carnaubais, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros, São Miguel ou Major Sales. A área de atuação desses núcleos envolve 136 municípios do Rio Grande do Norte. 

ERRATA - Comunicamos que, por falha técnica, foram republicadas após correção, as listas dos NEAS de Natal, Caicó e Santo Antônio.

No NEA Natal, a primeira versão da planilha continha equivocadamente um campo em branco. Na categoria Contador, a lista foi republicada por conter uma pessoa a mais que o número previsto de vagas para a etapa seguinte, conforme o item 9.1.5 do edital.

Já no NEA de Caicó, informamos que a planilha foi editada sem considerar os dados da categoria Assistente Social, o que já foi reparado.   

No NEA de Santo Antônio, também foi reparada a lista de candidatos classificados para a etapa de entrevistas nas categorias Técnico Agrícola ou Técnico em Agropecuárias ou Técnico em Agroecologia, bem como na categoria Assistente Social ou Cientista Social ou Sociólogo ou Educador do Campo ou Pedagogo, visto que, conforme o item 9.1.5 do edital, serão classificados para a fase seguinte das entrevistas os primeiros candidatos que obtiverem maior pontuação, em ordem decrescente de pontos obtidos, limitado a 5 (cinco) vezes o número de vagas disponíveis para cada categoria profissional do cada respectivo NEA.

Aproveitamos para comunicar que não tivemos inscritos para Médico Veterinário em Caicó. Já em Carnaubais, nenhum candidato para Técnico Agrícola foi selecionado para a fase seguinte, devido a problemas nas documentações enviadas na inscrição.

Confira a lista de aprovados 

Escritório Central - Natal

João Câmara

Touros

Ceará Mirim

São Paulo do Potengi

Macaíba

Riachuelo

São José de Mipibu

Pedro Velho

Santo Antônio

Santa Cruz

Jaçanã

Lagoa Nova

Acari

Caicó

Jucurutu

Parelhas

Assu

Angicos

Carnaubais

Mossoró

Apodi

Caraúbas

Umarizal

Messias Targino

Pau dos Ferros

São Miguel

Major Sales

Formulário para recurso >> CLIQUE AQUI

Fonte: ASSECOM/EMATER

PUBLICIDADE