quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Agricultores Carnaubenses comemoram a colheita do algodão

A ligação do povo seridoense com o plantio do algodão é algo cultural e perpassa os fins econômicos. Por entender que as terras desse lugar outrora foram consideradas locais de significativa produção e também sendo o algodão por décadas a fonte de renda do seu povo, evidentemente por seu potencial, o Instituto Riachuelo desenvolveu o Projeto AgroSertão, que objetiva reintroduzir, ou melhor dizendo resgatar a história da cotonicultura no Seridó do Rio Grande do Norte com o apoio de instituições parceiras, neste caso o Sebrae e Embrapa Algodão.

Carnaúba dos Dantas foi uma das cidades comtempladas pelo projeto, que neste 1º ciclo que há pouco se encerra beneficiou 11 agricultores familiares distribuídos nas Comunidades Carnaúba de Baixo, Água Doce, Espera, Lajedo, Areias da Cobra, Ermo de Cima, Garrotes e Pedra Branca.

Com o uso de tecnologias sustentáveis, a produção dessa matéria prima teve como base a agroecologia, ciência que apresenta uma série de conceitos, princípios e tecnologias para trabalhar agroecossistemas, o que oportuniza a implantação de sistemas produtivos capazes de gerar renda aos agricultores ao mesmo tempo em que lhes permitem que desenvolvam a agricultura de subsistência.

Para a safra 2022, utilizou-se a variedade BRS Aroeira, cujas áreas de produção se estimam em 5 ha. Dessa área foram colhidos 4.633,100 kg de algodão em rama, 1.674,900 kg de algodão em pluma, retornando para os produtores 2.688,700 kg de caroço que serão utilizados para a alimentação animal assim como a rama, sendo considerada uma alimentação muito nutritiva e que barateará os custos de produção.

Sendo assim, foi injetada na economia local uma receita de R$ 25.123,50 (vinte e cinco mil cento e vinte e três reais e cinquenta centavos) o que nos faz compreender que o algodão continua sendo uma alternativa de renda aos agricultores familiares do Seridó, ainda mais consolidado devido às práticas de produção adotadas, estimulando a produção agrícola e economia local.

PUBLICIDADE 



 

Reunião técnica em Acari apresenta resultados da primeira Safra de Algodão do Projeto Agro Sertão, no Seridó

Resgatando a cultura do algodão na região Seridó, o projeto Agro Sertão, desenvolvido e mantido através de parceria entre Embrapa-PB, SEBRAE/RN, Instituto Ruachuelo e prefeituras, tem mostrado que é possível plantar algodão no semiárido, principalmente aqui no Seridó. A primeira safra aconteceu de maneira exitosa e chamou atenção de toda a região com os números significativos, com mais de 30 toneladas do "ouro branco".

Na manhã desta quarta-feira, dia 05 de outubro, em Acari, os municípios que integram os dois polos (Acari, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, São José, Caicó, Jardim do Seridó, São Vicente e Jucurutú) se reuniram para valiações técnicas e discussão do novo ciclo algodoeiro para 2023.

O algodão é uma das culturas mais versáteis, podendo se obter vários produtos como: óleo, alimento animal e fibra têxtil. Está entre as culturas mais importantes de fibra do mundo, e com o projeto Agro Sertão, tem se conseguido uma fibra de primeira qualidade, ainda por cima gerando oportunidade de geração de renda para o homem e mulher da agricultura familiar. Com a safra 2022 foi possível gerar uma retorno de aproximadamente R$ 227.000,00 (duzentos e vinte e sete mil reais), valor distribuído conforme a produção de cada pequeno produtor de algodão, participantes do projeto.




PUBLICIDADE



Prefeitura de Acari promoverá dia 12 de outubro grande festa para comemorar o dia das crianças

Diversão, alegria e muita animação é o que teremos para os pequenos acarienses em comemoração ao Dia das Crianças, nesta quarta-feira, dia 12 de outubro.

A Prefeitura de Acari, mantendo a tradição, promoverá uma grande festa na Praça Cipriano Pereira (Praça do Coreto), às 17h00, momento de confraternização e lazer para as famílias do município.

Será uma tarde repleta de muita diversão com parques infantis, distribuição de sorvetes e picolés, lancheirinhas, algodão doce e muitas brincadeiras. Tudo isso, animado ao som de Nara Castro e Malú Castro, cantora mirim que está sendo sucesso por onde passa.

Venha! Traga sua família e vamos prestigiar juntos a festa dos nossos pequeninos!

PUBLICIDADE



Prefeitura de Cruzeta conclui pavimentação Asfáltica de duas Ruas

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura Municipal de Cruzeta finalizou, no centro comercial, a pavimentação asfáltica das Ruas Juvenal Lamartine, Trecho da Raimundo Bezerra e Joaquim José de Medeiros.

A aplicação do asfalto, feita in loco por meio da empresa Emprotec- Construções e Serviços Eireli, conta com equipe especializada e equipamento específico que realiza o aquecimento necessário em volta de aproximadamente 150° C para atingir o ponto de liga do material e sua aplicação.

A ação possibilita melhorias nas vias que dão acesso à feira livre, proporcionando boa resistência ao suporte de cargas e melhorando significativamente a trafegabilidade de pedestres, ciclistas e veículos.

O Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho acompanhou a execução do serviço e comentou sobre as ações de infraestrutura: “O centro da nossa cidade está transformado com esse investimento necessário para todos os cruzetenses, empresários e feirantes. A nossa cidade está cada vez mais organizada. Que com muito empenho sigamos trabalhando em prol do desenvolvimento de nossa terra” finalizou.















Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE