quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Mutirão de limpeza realiza trabalho no Monte doi Galo após festividades de Santa Luzia

A Secretaria Municipal de Obras mostra seu trabalho e fez um mutirão de limpeza na tarde desta terça-feira (13/12), no Monte do Galo.

As equipes foram ao local no início da tarde e fizeram uma limpeza completa após a passagem de romeiros e fiéis para o Dia de Santa Luzia.

Fonte: Instagram prefeitura de Carnaúba dos Dantas

PUBLICIDADE



Prefeitos buscam atendimento antes de grande mobilização em Brasília, Amazan de Jardim do Seridó, Fernandinho de Acari e Hudson Pereira de Santana do Seridó estiveram participando

A sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) registrou movimento intensificado de gestores municipais na manhã desta segunda-feira, 12 de dezembro. Todos se preparam para a última mobilização do ano promovida pela entidade. Um deles é o prefeito de Jardim do Seridó (RN), José Amazan Silva. “Em defesa dos nossos Municípios estamos aqui para fortalecer o nosso movimento municipalista para discutir o que pode nos ajudar enquanto prefeitos para a melhoria dos nossos Municípios”, disse.

Durante os dias 12 e 13 de dezembro, os gestores vão apresentar a pauta municipalista para os novos parlamentares eleitos, além de ter a oportunidade de negociar a análise de projetos prioritários com deputados federais e senadores. “Estamos aqui nessa última movimentação municipalista de 2022, onde durante o ano conseguimos grandes conquistas, mas precisamos avançar. E para isso precisamos da união de todos, da participação de todos os Municípios, prefeitos, municipalistas de todo o canto deste país”, lembra o prefeito de Santana do Seridó (RN) e 2º Secretário da CNM, Hudson Pereira de Brito.

Representando os gestores do Estado, o prefeito de São Tomé (RN) e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Anteomar Pereira da Silva, disse que os gestores do Estado receberam a convocação do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “Esperamos que com o novo governo, continuemos com essa política de valorização dos Municípios brasileiros. Porque é lá que as coisas acontecem, as pessoas vivem, moram, onde procuram os primeiros serviços. Por isso a importância de se ter um Município forte. Se tivermos um Município forte, teremos gente forte”, completou.

Também para participar dos eventos, o prefeito de Tenente Portela (RS), Rosemar Antonio Sala, aproveitou a vinda a Brasília para buscar orientações. “A CNM tem nos dado um apoio muito grande, além de trabalhar forte pelas pautas municipalistas, ela nos ajuda no gerenciamento da gestão, tendo técnicos bastante preparados, para nos dar informações, trazer conhecimento para que a gestão não cometa erros e acerte o máximo possível”, finalizou.

Fonte: Site da CNM

Confira a galeria de fotos.

PUBLICIDADE 




Algodão: Governo do RN mobiliza famílias agricultoras para a safra 2023

O "ouro branco" voltou e está trazendo uma nova perspectiva à agricultura familiar no Rio Grande do Norte. Fato consumado, o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar está configurado como a maior iniciativa do Brasil em bases agroecológicas: em 2022, foram 340 hectares de produção em área consorciada a culturas como milho, feijão, sorgo e gergelim, 254 famílias envolvidas e mais de 117 toneladas colhidas no seu primeiro ano de execução. Enquanto em Lajes (RN), na usina de beneficiamento instalada em parceria com a prefeitura, cerca de 20 toneladas de ramas da safra 22 estão sendo transformadas em plumas, o que garante maior poder de negociação do produto às famílias, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e entes parceiros dão início à mobilização para a safra 2023, por meio dos Seminários Territoriais.

Nesta terça-feira (13), a reunião foi realizada em São Paulo do Potengi e contemplou os territórios Potengi e Sertão Central. Amanhã (14) será a vez das famílias dos territórios Mossoró/Assú e Sertão de Apodi, que irão se reunir em Mossoró, e na quinta-feira (15), o seminário será realizado na cidade de Pau dos Ferros, atendendo ao território do Alto Oeste Potiguar. As famílias dos territórios Seridó e Trairi se reunirão na cidade de Santa Cruz, no dia 19 (segunda-feira); depois serão realizados seminários em Santo Antônio do Salto da Onça (Agreste Litoral e Terra dos Potiguares), na segunda-feira (26); e por fim, o território do Mato Grande, na cidade de João Câmara (27/12, terça-feira).

Segundo o secretário Alexandre Lima, a meta para 2023 é incluir cerca de 800 famílias no processo produtivo, ampliar a área cultivada e atingir mais de 60 municípios do Rio Grande do Norte. Ele aponta os diferenciais do projeto, que distribui sementes orgânicas, oferece assistência técnica, além da ofertar a certificação agroecológica e garantir o contrato de compra para a rama ou a pluma do algodão, por empresas parceiras nacionais e internacionais. “Cada vez mais destaco as parcerias, que são fundamentais para o sucesso desta ousada iniciativa, já consolidada como a maior em bases agroecológicas do Brasil. Para 2023, queremos fortalecer a presença das mulheres e da juventude no projeto e ampliar a produção para 1.000 hectares de terra”, afirmou.

UNIDADE DE BENEFICIAMENTO

Na semana passada, o secretário de estado titular da SEDRAF-RN, acompanhado de servidores que integram a equipe do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar e extensionistas do Instituto de Extensão Rural e Assistência Técnica (Emater-RN), realizaram na quinta-feira (08) uma visita de reconhecimento à Usina de Beneficiamento de Algodão Agroecológico de Lajes (RN), instalada graças a uma parceria firmada com a prefeitura municipal, mais as entidades Acopasa e Diaconia e a empresa Vert.  

Com a participação de sete famílias agricultoras, Lajes colheu mais de quatro toneladas de algodão agroecológico. O prefeito Felipe Menezes assinalou a parceria para instalar uma unidade de beneficiamento, montada com duas descaroçadeiras e uma prensa, equipamentos cedidos pela Acopasa e Diaconia, que participam da execução do projeto na região do Potengi e de alguns municípios do Sertão Central. “Agradeço a sensibilidade do Governo do RN e da governadora Fátima Bezerra, que orienta sua equipe para valorizar e direcionar as ações para fortalecimento da agricultura familiar”, declarou o prefeito.

Ele informou que o município vai propor uma mudança na nomenclatura da atual secretaria de agricultura para Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, desmembrando a pasta do turismo e focando as ações para o nicho familiar do agronegócio. “Recebemos há pouco tempo uma ensiladeira, ação que nos deixou felizes e honrados. Portanto, a minha palavra aqui como representante do povo de Lajes é gratidão por todo esforço coletivo para a realização do projeto Algodão Agroecológico Potiguar”, reconhece.

Viúva há mais de 10 anos, chefe de família, mãe de três filhas adultas, assentada pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), a agricultora Francisca das Graças Fernandes, 57, ocupa com a família uma área de 96,5 hectares, onde planta hortaliças, feijão, milho, além de criar bode, galinha e porco. Residente na propriedade Associação Desenvolvimento Rural Santo Expedito, situada na comunidade Vaca Morta, em Lajes, ela colheu 350 kg de algodão em rama, e ainda 60 kg de fava “e fiz bastante sorgo, que dei ao gado”, disse a “Rainha do Algodão”, como ficou conhecida na região.

A visita à unidade de beneficiamento contou com a presença do diretor da Emater-RN, César Oliveira, e do extensionista Francisco "Felipe" Wagner - regional de Assú; do prefeito Carlinhos (Caros André), de Jardim de Angicos; dos secretários de Agricultura Dal Miranda (Lajes) e Márcio Francisco (Pedra Preta); de representantes dos entes envolvidos na retomada do cultivo do algodão em terras potiguares, tais como Ricardo Blackburn e Tetê (Diaconia); Sílvio Morais (empresa Textile Exchange); e ainda do agricultor/multiplicador Raildo Arcanjo de Paiva, de Olho d'Água do Borges, que colheu 274 kg de rama, que gerou 100 kg de pluma, e está em Lajes ensinando as famílias acerca das etapas do beneficiamento. Em tempo, a rama é vendida a R$ 3,5 o quilo, enquanto a mesma quantidade sendo pluma pode chegar a R$ 17.

São parceiros do projeto Algodão Agroecológico Potiguar: Acopasa, Diaconia, Instituto Casaca de Couro, Central Justa Trama, Rede Xique Xique, Norfil, FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), Sebrae-RN, Embrapa Algodão e Secretarias Municipais de Agricultura. 

Acesse o  link e saiba mais sobre o primeiro ano de execução do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar.

Fonte: SEDRAF-RN / ASSECOM-RN

PUBLICIDADE



Sala do Empreendedor é inaugurada em Carnaúba dos Dantas

A programação em comemoração aos 69 anos de Emancipação Política da cidade de Carnaúba dos Dantas tem segmento. Nesta segunda-feira (12), em parceria com o Sebrae, foi Inaugurada a Sala do Empreendedor.

A solenidade contou com a presença do prefeito Gilson Dantas, vice-prefeito Luís Eduardo; superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo; presidente do conselho deliberativo do Sebrae/RN,  Itamar. Mando; Pedro Alexandro, Gerente do Escritório do Sebrae do Seridó Ocidental, Célio Vieira, Gerente do Escritório do Sebrae do Seridó Oriental, além dos vereadores, secretários municipais, coordenadores, Filarmônica Onze de Dezembro, comerciantes locais e a população carnaubense.

“A inauguração da Sala do Empreendedor é um marco singular para os empreendedores locais, sendo um importante apoio para o desenvolvimento da economia local”, comemorou o prefeito Gilson.


Fonte: Blog de Ismael Medeiros 

PUBLICIDADE