domingo, 6 de junho de 2021

Logo mais às 19:00 na Capela de Santo Antônio no Povoado Rajada será a 3ª Novena da Festa de Santo Antônio

Prossegue no  Povoado Rajada município de Carnaúba dos Dantas-RN a Festa de Santo Antônio 2021, logo mais às 19:00 hs deste domingo (06/06) será realizada a 3ª Novena e missa.

Com o tema: A comunidade como Casa do Pão favorece o amor de Deus e ao próximo.

Atenção os festejos a Santo Antônio serão transmitidos exclusivamente pelo Facebook da Pascom Carnaúba link PascomCarnaúbaCarnaúbadosDantas.

PUBLICIDADE



Lançamento do RN+Limpo marca Dia Mundial do Meio Ambiente, poeta Wagner Cortez e sua filha poetisa Bia Cortez deram um show no evento

No Dia Mundial do Meio Ambiente, homenageado neste sábado (5), o Governo do Rio Grande do Norte lançou a campanha de educação ambiental RN+Limpo. A cerimônia ocorreu no anfiteatro do Parque das Dunas dentro do último dia da programação da Semana do Meio Ambiente – SEMA 2021.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, em parceria com a startup nacional Circular Brain e a empresa Natal Reciclagem, o RN + Limpo visa engajar entidades públicas, privadas e consumidores finais, no desenvolvimento de ações conjuntas que promovam o descarte de resíduos eletroeletrônicos no estado, através da educação ambiental.  Para isso, estão sendo instalados coletores distribuídos pela cidade e região metropolitana e a ideia é que se possam expandir para as demais cidades potiguares. Os primeiros coletores estão sendo instalados no Parque das Dunas, em Natal, Cajueiro de Pirangi, sede do Idema e escritórios da Caern.

O vice-governador Antenor Roberto, representando a governadora Fátima Bezerra, ressaltou a importância da pauta ambiental como política pública e ação de toda sociedade. “Falar sobre Meio Ambiente em um momento como este que o mundo enfrenta, e em especial o Brasil, é reafirmar o compromisso público não somente com preservação, mas pensar e agir em favor da restauração, dado o grau de degradação dos ecossistemas que a presença e o desenvolvimento da humanidade têm causado à natureza. E nós precisamos romper, cada vez mais, a ideia de que o desenvolvimento se contradiz com a sustentabilidade. Ao contrário, o homem tem buscado encontrar espaços no planeta para produzir riquezas e melhor distribuí-las. Com responsabilidade técnica é possível aliar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social e sustentável”, afirmou.

 

Em relação à campanha de logística reversa RN + Limpo, Antenor Roberto disse que o Estado está em consonância com as recomendações dadas pela Organização das Nações Unidas. “Promover essa consciência para o descarte correto de produtos que são altamente consumidos em nosso dia a dia é uma forma efetiva de proteger o meio ambiente. O RN + Limpo além de instalar os coletores em áreas de grande circulação da Região Metropolitana vai atuar em segundo momento nas escolas a fim de sensibilizar estudantes e trazer com eles essa força motriz em prol da sustentabilidade”, acrescentou.

“Estamos hoje promovendo uma solução para os resíduos eletroeletrônicos que estão obsoletos. O homem descarta esse tipo de resíduo no meio ambiente, sem ter noção do quanto o afeta. Esse componente traz uma série de elementos nocivos à Natureza, que poderiam estar sendo reintegrados ao processo produtivo industrial e se transformando em novos produtos. O programa ainda acarretará economia para os cofres públicos, tendo em vista que a coleta do material e processamento é efetivado pela iniciativa privada ”, reforçou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

Segundo o relatório The-Global-E-waste-Monitor-2020 publicado pela ONU, cada pessoa no Brasil produz em média 10,2Kg por ano de resíduos eletrônicos. Isto significa que na região metropolitana de Natal são produzidas em média 16.636 toneladas deste resíduo. Segundo o mesmo relatório, menos de 1% é descartado corretamente no Brasil.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O diretor lembrou que, com esta ação, o Governo do Estado cumpre seu papel de fomentar a política de educação ambiental, a partir da construção de parcerias positivas com a iniciativa privada a fim de colaborar para a implantação prática de ações. Para a campanha foi elaborada uma cartilha especial, utilizando metodologias de Educação Ambiental, a fim de promover a conscientização ambiental, possibilitando acesso de todos aos conteúdos educativos.

O co-founder da Circular Brain, Fernando Perfeito, apontou que a iniciativa da economia circular vem ganhando força ao longo dos anos. “A campanha é pioneira no Nordeste. E promover esta ação no Rio Grande do Norte comprova que é possível sim, firmar parceria com o poder público para dinamizar e promover resultados para logística reversa e gerar desenvolvimento, através da utilização de processadores locais qualificados como a Natal Reciclagem. Outro ponto significativo é abrir oportunidade para empresas do Rio Grande do Norte contribuírem com ações ambientais de resultado positivo. Tratar do meio ambiente hoje não é apenas discutir preservação, mas tudo o que envolve a relação destrutiva do homem à natureza ao longo dos anos”, afirmou.

Autoridades, parlamentares, servidores públicos, acompanharam o evento por meio virtual, através do Instagram do @governodorn e do @idemarn. Na oportunidade, a cultura popular foi representada pelo poeta Wagner Cortez e a poetisa Bia Cortez, ambos de Carnaúba dos Dantas, declamaram cordéis “Fique Ligado Meu Povo” e “Quem Nasce nesse Sertão”, no palco do anfiteatro Pau-brasil. Os artistas fazem parte da Campanha RN+Limpo, que utilizará a linguagem do cordel para incentivar a sensibilização da mensagem para destinação final dos resíduos eletroeletrônicos. Além da presença dos artistas populares, também serão usadas ferramentas educomunicativas com o objetivo de promover o engajamento social e formação cidadã.

A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte é um dos órgãos estaduais que promoverão ações de divulgação do RN + Limpo com a instalação de 14 coletores nos escritórios espalhados na Região Metropolitana de Natal. Para o gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Caern, Canindé Morais, a importância da campanha é revelada pelo pioneirismo junto à sociedade: “a Companhia tem diversos problemas com o descarte inadequado de resíduos sólidos, por vezes ocorrem obstruções nas redes de esgoto com este tipo de equipamentos como pilhas, celulares e pequenos equipamentos. O descarte adequado vai ajudar a Companhia e a população que poderá contar com pontos fixos para esse tipo de material.”

Segundo a lei federal que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, a coleta e destinação correta destes resíduos não é uma responsabilidade do poder público, sendo responsabilidade das empresas geradoras (privadas ou públicas) e dos fabricantes no caso de produtos de consumo domiciliar.

O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti, participou da solenidade e apontou a presença do Estado como agente de fortalecimento da preservação ambiental.  “Continuaremos firmes com o trabalho responsável em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, disse.

Ao final da cerimônia, foi inaugurada a primeira caixa coletora dos resíduos eletroeletrônicos com a presença de autoridades e executivos das empresas. A população da Cidade de Natal poderá ter acesso ao serviço de coleta domiciliar gratuita ECOZAP (99966-4010), solicitando a sua coleta sem custos, através do site www.rnmaislimpo.com.br

Além dos já citados, também participaram: o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo; representantes do mandato da deputada federal Natália Bonavides, do senador Jean Paul e do deputado estadual Francisco do PT; o representante da Natal Reciclagem, Jurandi Rodrigues; representante do RN Mais Saudável, Tereza Freire; presidente do SINDRECICLA, Etelvino Patrício; o diretor da Escola Estadual Sebastião Fernandes Oliveira, José Fernandes; o aluno da Escola Estadual Sebastião Fernandes de Oliveira, Edson Gama; o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, e a assessora de gabinete da SEEC, Josileide Silveira. Ainda estiveram presentes equipes do Idema e das demais instituições parceiras.








PUBLICIDADE




RN: Campanha de vacinação contra febre aftosa seguirá durante o mês de junho

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) informa que a primeira etapa da campanha de imunização contra a febre aftosa teve início na terça-feira (1º), e seguirá durante todo o mês de junho. 

Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos de todas as idades e acontece em todos os municípios do Rio Grande do Norte. O produtor cadastrado junto ao Idiarn deve adquirir sua vacina em uma das revendas autorizadas a comercialização, vacinar os animais e declarar o rebanho até 15 de julho. A declaração pode ser feita nos escritórios do Idiarn, Emater ou Secretarias Municipais de Agricultura.

Com um rebanho de mais de 1 milhão de animais, o Rio Grande do Norte segue mantendo a cobertura vacinal acima de 90%, garantindo que o Estado mantenha o status de livre da febre aftosa com vacinação.

“É muito importante que mesmo em um período de pandemia, os produtores continuem vacinando e declarando seus animais, já são mais de vinte anos sem focos da doença dentro do Estado e com os altos índices, futuramente conseguiremos retirar a obrigatoriedade da vacinação”, diz Mário Manso, Diretor-geral do Idiarn.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

PUBLICIDADE




Carnaúba dos Dantas registra o 10º óbito por Covid-19 neste sábado (05)


NOTA INFORMATIVA

A prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas-RN através da Secretaria Municipal de Saúde informa o 10º óbito por Covid-19. A paciente de 58 anos estava internada no Hospital Maternidade Estelita dos Santos Dantas e veio a óbito neste sábado dia, 05 de junho de 2021.

Lamentamos profundamente o falecimento do paciente e manifestamos votos de pesar aos familiares e amigos.

Fonte: Facebook da prefeitura de Carnaúba dos Dantas.

PUBLICIDADE




Deputado Ezequiel requisita investimentos em educação, segurança e infraestrutura para municípios do Seridó, Acari, Cruzeta, São José do Seridó e Caicó foram os municípios citados

 Uma série de ações nas áreas de segurança pública, educação e infraestrutura estão presentes em novos requerimentos apresentados pelo deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Nos documentos endereçados ao Governo do Estado, benefícios para cidades da região do Seridó potiguar.

Para a cidade de Acari, Ezequiel solicita o aumento do efetivo policial e melhores condições de trabalho para a Polícia Militar que atua no município. "O número de agentes está reduzido e ainda sofrendo com a falta de equipamentos para trabalhar", acrescentou.

Ainda para a mesma cidade, o deputado requer a recuperação da quadra de esportes da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, que "que necessita da construção de uma cobertura, haja vista que em dias de chuva e em horarios de pico do sol, o local torna-se inapropriado para a prática esportiva e demais atividades físicas". Além disso, Ezequiel pede a ampliação do colégio, devido a atual estrutura não comportar o número de alunos matriculados.

Ezequiel também apresentou requerimento para cobrar o recapeamento asfáltico no trecho rodoviário da RN-288, que liga os municípios de Acari, Cruzeta, São José do Seridó e Caicó, ambos no Seridó. "Os estragos são visíveis, alguns pontos estão em estado crítico de conservação, acarretando vários transtornos à população", disse.

Já para a cidade de Santana do Matos, Ezequiel sugere inicialmente que seja realizado convênio entre o município de Santa do Matos e o Governo do Estado para a pavimentação e drenagem das ruas. Para o mesmo município requer ainda que seja feito um estudo de viabilidade para a execução do saneamento básico e calçamento de ruas. As medidas vão valorizar a região, proteger a população de doenças transmitidas pelo esgoto a céu aberto e dar mais qualidade de vida para os moradores.

Ainda para Santa do Matos, o presidente da Assembleia solicita a disponibilização de uma ambulância, com o objetivo de suprir a necessidade local. Na área da segurança, Ezequiel também apresentou requerimento para que a Secretaria de Segurança aumente o efetivo policial de Santa do Matos, que tem enfrentado dificuldades no combate à criminalidade.

Por fim, o deputado solicitou a construção de uma passagem molhada sobre o Rio da Pedra Rachada, ainda em Santa do Matos. "A população da zona rural vem sofrendo com as cheias, que acaba impedindo o tráfego de veículos e consequentemente o direito de ir e vir das pessoas". A obra beneficiará os moradores das comunidades de Pedra Rachada, Curicaca, Barro Vermelho, Casaca e Camelo.

Os documentos foram encaminhados para a governadora Fátima Bezerra (PT) e também para todos os secretários das áreas envolvidas nos respectivos requerimentos.

PUBLICIDADE




BNDES financia nova unidade do maior parque eólico do mundo no RN

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar a implantação do parque eólico Santa Martina 9, nos municípios de Riachuelo, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento e Ruy Barbosa, no Rio Grande do Norte.

Com 63 MW de capacidade instalada, a unidade poderá gerar energia limpa e sustentável equivalente ao consumo de 130 mil residências. Santa Martina 9 compõe o Complexo Eólico Rio do Vento, o maior complexo eólico do mundo.

O financiamento, no valor de R$ 216,7 milhões, será concedido à Sociedade de Propósito Específico Ventos de Santa Artur Energias Renováveis S.A., que pertence ao grupo econômico Casa dos Ventos, no âmbito do BNDES Finem.

Os recursos correspondem a 76% do valor total do investimento (R$ 284,8 milhões). A previsão é de que o parque entre em operação até dezembro de 2021. O primeiro aerogerador entrou na fase de testes em maio.

A implantação do parque gerará cerca de 350 empregos diretos e indiretos e tem como perspectiva o aumento da renda familiar da população local. A quantidade corresponde a mais de 10% do total de pessoal ocupado nos quatro municípios (3.480) em 2018, de acordo com dados do IBGE.

“O financiamento ao parque eólico Ventos de Santa Martina demonstra o compromisso do BNDES em apoiar uma matriz de energia limpa no Brasil. Serão mais 63 MW de potência, a entrar em operação em 2022”, declara o diretor de Crédito e Garantia do BNDES, Petrônio Cançado.

Segundo estudos da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o índice de desenvolvimento humano de municípios que recebem projetos eólicos tem crescimento médio 20% superior em comparação aos demais.

Em junho passado, o Banco também apoiou a construção do parque eólico Ventos de Santa Martina 14, outro dos parques que fazem parte do Complexo Eólico Rio do Vento. O crédito foi de R$ 208 milhões.

Em outubro, o BNDES aprovou o financiamento no valor de R$ 568 milhões para a implantação de seis parques eólicos, e subestação associada, localizados nos municípios de Lajes, Pedro Avelino e Pedra Preta – RN. A capacidade instalada do Complexo Eólico Jerusalém será de 180,6 MW – o suficiente para abastecer cerca de 457 mil domicílios.

Em dezembro de 2020, o Banco aprovou recursos para a construção dos parques eólicos Ventos de Santa Martina 01 e Ventos de São Januário 23, também no Rio Grande do Norte, ambos parques que também formam o Complexo Eólico Rio do Vento.

Fonte: Portal Seridó 360

PUBLICIDADE