segunda-feira, 2 de agosto de 2021

[INFORME PUBLICITÁRIO] Supermercado Zé de Liquinha preparou um encante especial para o dia dos pais

O Supermercado Zé de Liquinha em Carnaúba dos Dantas/RN preparou muitas ofertas especiais para o dia dos pais!

Corra e aproveite as promoções, tem de tudo e tudo mais barato. Promoção especial para quem ama economizar, válida até o dia 08 de agosto (domingo). Vá logo e aproveitem as promoções que estamos anunciando!

Economize as melhores ofertas e celebre em família!

Clique no cartaz para ampliar!





O Supermercado Zé de Liquinha fica localizado na Rua Tonheca Dantas no centro da Cidade, nº 344.

PUBLICIDADE




Messias, Carnaubense que percorreu cerca de 400 KM até o Juazeiro do Norte em 3 dias

Messias visitando o Horto de Padre Cícero

Manoel Messias, ou, Messias saiu de Carnaúba dos Dantas na última sexta-feira às 04 horas da madrugada (30/07), seguiu de bicicleta, Monark até Cajazeiras, PB chegando na sexta às 7:15 da noite fazendo pernoite naquele município. Saiu no dia seguindo rumo ao Juazeiro, acho chegar, visitou alguns pontos turísticos, dentre eles a visitação ao Horto de Padre Cícero (principal destino religioso do Nordeste). 

Pós almoço, retornou à Carnaúba dos Dantas. Chegou em Carnaúba às 10 da noite (01/08).

Vale lembrar que é uma aventura e tanto, só teve pernoite na ida, sem contar no imprevisto, bicicleta quebrou, errou o percurso, mas, concluiu com sucesso. No total foram percorridos cerca de 800 km ida e volta.

Entrevista com Messias

Fonte: Blog a Voz do Povo!

PUBLICIDADE



Governo federal reconhece situação de emergência em 4 municípios do RN

O governo federal reconheceu situação de emergência em quatro municípios do Rio Grande do Norte. As cidades na lista sofrem com a estiagem ou pela seca.

Segundo o governo, Caraúbas registra estiagem. E Caiçara do Rio do Vento, São Tomé e Serra Negra do Norte encaram a seca, que é uma falta de chuva mais prolongada que a estigem.

Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, por meio de procedimento no S2ID, o sistema integrado de informações sobre desastres.

Karine Lopes, Diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica os passos para solicitar o estado de emergência.

“No sistema, o ente preenche o FID, que é formulário de informação do desastre, e remete o decreto e a solicitação motivando o reconhecimento federal.”

Após reconhecida a situação de emergência, a cidade pode utilizar o recurso para ações de resposta, que incluem a compra de bens e a reconstrução da infraestrutura pública danificada.

Além dos municípios nordestinos, o MDR reconheceu situação de emergência por seca em Padre Carvalho, em Minas Gerais e em outros três municípios do Sul do país por outros desastres naturais.

Fonte: Blog da Gláucia Lima

PUBLICIDADE




Museu Histórico de Acari divulga Programação Cultural de Agosto/2021

Em alusão aos tradicionais festejos de Nossa Senhora da Guia, Padroeira de Acari, de 05 a 15 de agosto, o Museu Histórico traz uma programação cultural especial para o período. Abordando uma grande diversidade cultural e histórica, o coordenador Adriano Campelo, conduzirá um circuito de lives onde entrevistará personagens e artistas locais, será o “Cultura ao Meio Dia”, nas redes sociais da prefeitura de Acari (facebook e youtube)

05/08 (12h00)

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: VIDA E OBRA DE FELINTO LÚCIO DANTAS

06/08 (12h00)

ENTREVITADOS: JOVENS DO GRUPO CARIRIS  

09/08 (12h00)

MANOEL JERÔNIMO (ARTESÃO), DIMAS FERREIRA (EM MEMÓRIA) E DIMAURI LIMA (ARTESÃO)

10/08 (12h00)

LANÇAMENTOS LITERÁRIOS

11/08 (12h00)

PREMIAÇÃO DO SOLETRANDO E LANÇAMENTO DO EDITAL FIA

12/08 (12h00)

CREUSA SANTOS, GILVAN DO ACORDEON, DA LAPA E V ENCONTRO COM OS IDOSOS

13/08 (12h00)

NILSON SANTOS (ARTISTA PLÁSTICO) E ASSOCIAÇÃO DE ARTESANATO DE ACARI

14/08 (12h00)

ACARI EM VERSO E PROSA E V ENCONTRO DOS IDOSOS COM N. S. DA GUIA        

LANÇAMENTOS LITERÁRIOS

Data: 10/agosto

HORA: 12h00

Ariane de Medeiros Pereira: Escravos Em Ação Na Comarca Do Príncipe Província  Do Rio Grande Do Norte (1870-1888);

Diego Marinho de Gois: Irmandades, Congregações de Leigos e Suas Festas – Jardim Do Seridó–RN No Império E Na República;

Helder Alexandre Medeiros de Macêdo: Outras Famílias Do Seridó: Genealogias mestiças do Rio Grande do Norte (séculos XVIII-XIX)

João Quintino de Medeiros: Dior Arremedado – A moda francesa no sertão potiguar ( anos 1950)

Josenildo Dantas de Medeiros: Sussurros Da Alma Insurgente

Adriano Campelo da Silva - Documentário: Acari Visto de Cima 

DATA: 15 de agosto

HORA: 20 h

ESPETÁCULO: Obra Cantada Felinto Lúcio Dantas pela Filarmônica e Coral Amália Rodrigues.

Fonte: Fecebook PMA

PUBLICIDADE




Sethas assina os primeiros contratos do CredSolidário no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e a AGN assinaram o ato de concessão das duas primeiras cartas de crédito do PROGRAMA CredSolidário para o empreendimento de economia solidária ARTMAR (Associação de Artesãos de Massaranduba), município de São Gonçalo do Amarante.

Jeane Ferreira da Silva, artesã que trabalha com palha, e o ceramista Wellington Magno Siqueira, ambos da ARTMAR, sãos os primeiros trabalhadores associados a aderir ao microcrédito para trabalhadores(as) da economia solidária do Rio Grande do Norte via Coordenadoria de Economia Solidária da SETHAS concedido pela Agência de Fomento do RN. A linha de crédito será para investimento em inovação em tecnologia na produção cerâmica.

A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, afirmou que a adesão ao CredSolidário pel ARTMAR é mais um passo na consolidação da política de economia solidária do Governo Fátima Bezerra. “A Economia Solidária tem um Plano Estadual que é um farol que guia a política no setor”.

Iris Oliveira parabenizou a ARTMAR por acreditar no CredSolidário e apostar no desenvolvimento da atividade da Associação. “Que vocês possam crescer cada vez mais na compreensão e na ampliação da experiência e trabalho que já desenvolvem na autogestão como modo de cuidar da vida e da sobrevivência”.

Para a presidente da AGN, Márcia Maia, a concessão duas primeiras cartas do CredSolidário é uma prova da democratização de acesso ao crédito promovido pelo Governo Fátima Bezerra e da política de economia solidária. Principalmente para segmentos que tinham muita dificuldade de obter crédito.

O programa CredSolidário, microcrédito para empreendimentos de economia solidária é demanda legitima dos segmentos produtivos coletivos e autogestionários, explicou a subcoordenadora de Economia Solidária da SETHAS, Lidiane Freire.

“Ele (Credsolidário)  é destinado para o apoio ao desenvolvimento e autonomia econômica de grupos produtivos, impulsionando o fomento do capital de giro, investimentos na produção ou comercialização e inovação de tecnologias”, frisou.

BENEFICIÁRIOS

“Ter acesso ao CredSoldiário é fazer a diferença no artesanato de São Gonçalo do Amarante no setor do artesanato, e vai valorizar a atividade que só cresce e  gera renda para o município”, disse a artesã Jeane Ferreira da Silva. Para o artesão Wellington Magno Siqueira, o acesso ao crédito foi fácil junto por meio da Subcoordenadoria de Economia Solidária da SETHAS. Segundo ele, o fato de não haver cobrança de juros para quem paga as parcelas em dia é um diferencial.

A solenidade, na tarde de hoje no auditório da SETHAS, contou com a participação das secretárias da pasta, Iris Oliveira (titular) e Maria Luiza Tonelli (adjunta), além da presidente da AGN-RN, Márcia Maia; da Subsecretária do Trabalho/SETHAS, Josiane Bezerra; subcoordenadora da Economia Solidária/SETHAS, Lidiane Freire; subcoordenadora do Programa Estadual do Artesanato (Proarte), Graça Leal; e a técnica do Programa Microcrédito da AGN-RN, Rosie Lopes.

Passo a Passo para concessão do CREDSOLIDÁRIO:

1.   A Solicitação de acesso ao CREDSOLIDÁRIO será através da Subcoordenadoria de Economia Solidária da SETHAS;

2.   O Trabalhador(a) interessado(a) deverá se dirigir à SETHAS pelo (84) 3190-0720 ou pelo ecosolrn.sethas@gmail.com;

3.   Sendo aprovado o cadastro na análise financeira será feita a convocação do(a) solicitante para preenchimento do plano de investimento;

4.   Após o preenchimento e análise a SETHAS encaminhará a documentação de solicitação à AGN (Agência de Fomento do RN);

5.   Após a liberação do crédito a SETHAS concederá a orientação técnica na aplicação do recurso.

Fonte: SETHAS-RN / ASSECOM-RN

PUBLICIDADE