domingo, 7 de fevereiro de 2021

Defensoria Pública e Ministérios Públicos do RN emitem recomendação para nova fase de vacinação contra covid-19

A Defensoria Pública (DPE/RN), o Ministério Público Estadual (MP/RN), o Ministério Público Federal (MPF/RN) e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) emitiram uma nova recomendação conjunta à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e à Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) sobre a continuidade do plano de vacinação contra a covid-19.

O documento orienta, entre vários pontos, que, antes da realização de qualquer nova distribuição de doses de imunizantes contra a doença, a Sesap realize um diagnóstico dos quantitativos de doses da vacina aplicadas pelos municípios. A recomendação busca identificar e evitar “falhas na proporção de vacinas distribuídas e definir claramente o público que será alcançado pelos novos lotes e o quantitativo a ser distribuído por Município”.

A recomendação destaca também que, nesse momento de insuficiência das doses remetidas pelo Ministério da Saúde, a SMS Natal deve se abster de manter a aplicação de vacinação para todo e qualquer profissional de saúde. A SMS deve dar prioridade aos idosos acamados e aqueles com 95 anos de idade ou mais, conforme definido na Nota Informativa nº 007, de 29 de janeiro de 2021, da Sesap, e em consonância com as diretrizes definidas na reunião ocorrida no dia 03 de fevereiro de 2021 entre a Sesap, SMS Natal e Conselho de Secretarias municipais de Saúde -Cosems/RN.

De acordo com o documento, a Prefeitura de Natal deve imunizar os profissionais e trabalhadores de saúde que atuam na assistência direta, de forma continuada ou intermitente, a pacientes infectados ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, e dar início à vacinação do grupo de risco dos idosos, seguindo o escalonamento proposto na Nota Informativa nº 07, de 29 de janeiro de 2021, da Sesap.

A Nota Informativa nº 07/2021 da Sesap orienta que as doses ainda remanescentes nos Municípios que tenham vacinado os profissionais de saúde envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de COVID-19 devem ser utilizadas para iniciar o avanço na vacinação de pessoas que se enquadram no próximo grupo previsto para a Fase 1: idosos acamados, idosos com 95 anos de idade ou mais, e, assim, sucessivamente, até atingir a faixa etária de 75 anos de idade.

A recomendação conjunta assinala que “a ampliação da vacinação realizada no último dia 01 de fevereiro pelo Município de Natal para contemplar profissionais de saúde e da área administrativa com vínculo ativo comprovado em clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, ILPS/Residências Terapêuticas ainda que não estivessem vinculados ao atendimento direto ao paciente COVID-19” não deveria ser realizada nesse momento de escassez do número de doses.

Por fim, foi ainda recomendado à Sesap proceder com a atualização do sistema RN Mais Vacina para inclusão das informações do local de trabalho e vínculo dos profissionais de saúde imunizados. E, na área do autocadastro do cidadão, a inclusão de outros grupos prioritários, como pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos de idade e pessoas vivendo com HIV maiores de 18 anos de idade, em consonância com a Nota Informativa nº 03/2021 do DCCI/SVS do Ministério da Saúde.

Fonte: Site da Defensoria Pública do RN

PUBLICIDADE




RN+Água: Governo segue com mobilização social nas comunidades beneficiadas

O Governo do RN, por meio da Semarh, segue executando o trabalho de mobilização social nas comunidades que serão beneficiadas no âmbito do Programa RN+Água, com as ações de ampliação de oferta de água, através de perfuração de poços.                     

Durante essa semana, estão sendo visitadas diversas localidades da região do Mato Grande e do Seridó.

O secretário João Maria Cavalcanti explica as etapas do trabalho, que acontece antes da implantação propriamente dita da tecnologia: “Depois que recebemos a solicitação, vamos na comunidade conferir onde o poço foi locado, verificar se o terreno fica numa área pública e ainda fazer uma análise das questões sociais como número de famílias e como acontece atualmente o acesso a` agua na localidade”.

No dia (04), uma das equipes de mobilização visitou a comunidade Sítio Serrote de São Bento, em João Câmara, para recolher o termo de cessão de uso e direito de passagem, junto à proprietária da área onde o poço será perfurado.

“Estamos muitos satisfeitos com esse benefício que vai chegar, depois de anos de espera, e nos ajudar muito com o nosso trabalho no manejo da castanha de caju. Fiz minha parte cedendo o terreno para o poço que vai beneficiar mais de 50 famílias que aqui vivem” comemora dona Raimunda Ferreira.

No Seridó, onde diversos poços já foram locados, outra equipe visitou comunidades rurais em Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Currais Novos. Na oportunidade, as técnicas conversaram com as lideranças locais, como seu Dailson Medeiros, presidente da Associação de Moradores de Malhada da Areia, em Currais Novos. “A gente explicou a importância da gestão participativa na água que chegara´ para as 90 famílias, nesse caso de Malhada, e também realizamos o cadastramento das comunidades. Nosso papel e´ fazer uma checagem de todos os critérios do Programa” explica Márcia Egina, gestora ambiental da Semarh.

PUBLICIDADE




[INFORME PUBLICITÁRIO] O rei do queijo e das galinhas caipira Cirilo Santos já se encontra na feira de Carnaúba dos Dantas.

Domingão chegou? É dia de vocês degustar aqueles deliciosos queijos de manteiga e colho no café desta manhã e a tarde. Além dos queijos lá vocês vão encontra galinhas caipira, manteiga da terra, nata e agora a deliciosa Linguiça caseira com carne de gado.

Tudo isso que estamos anunciando vocês vão encontrar na banca mais preferida dos feirantes Carnaubense é a do Cirilo Santos, a barraca do Cirilo  fica ao lado de Marcilio do Pastel.

Org: Cirilo e Mariana.

PUBLICIDADE