sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Estreia logo mais ás 20:00hs em Acari Fuxiquinho Circo Show

Estreia logo mais ás 20:00hs em Acari Fuxiquinho Circo Show um verdadeiro espetáculo. Com muito humor, o palhaço Fuxiquinho prometem boas gargalhadas a quem assistir aos espetáculos do Circo e dê boas gargalhadas com o Palhaço mais querido do Brasil:

O Circo do Palhaço Fuxiquinho está localizado ao lado da BR 427 em frente ao Cemitério Público na entrada de Acari.

Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE



Prefeito de Jardim do Seridó Amazan parabeniza toda equipe que fizeram a belíssima Ornamentação Natalina este ano

O Prefeito de Jardim do Seridó Amazan parabeniza toda equipe que fizeram a belíssima Ornamentação Natalina este ano. “Quero, em nome de todos os jardinenses, agradecer e parabenizar, especialmente: Laudeci; Josinaldo; Lindemberg e Walquíria pela belíssima ornamentação natalina que fizeram este ano em Jardim do Seridó. Agradeço também a secretária Hiáskara, ao secretário Ilson e demais pessoas envolvidas nesse brilhante trabalho. Que o aniversário do Menino Jesus seja comemorado com muita luz, paz e harmonia”, frisou o prefeito em suas redes sociais.

PUBLICIDADE


 

Vereador Gilvan Peixe requer ao Chefe do Executivo Carnaubense que seja feito uma saída de água para escoamento das chuvas na Rua José Matias, nas proximidades da biblioteca recém-construída

O vereador Gilvan Peixe (PROS), protocolou na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 14, a indicação nº 107/2022, direcionada ao Chefe do Executivo Carnaubense que seja feito uma saída de água para escoamento das chuvas na Rua José Matias, nas proximidades da biblioteca recém-construída no Centro de Carnaúba dos Dantas/RN.

Tal reivindicação se faz necessária, tendo em vista que devido a construção da nova biblioteca, a água das chuvas necessitam de uma saída para escoamento, enfatizou o edil Gilvan Peixe.

Confira abaixo a indicação nº 107/2022

 PUBLICIDADE 



Câmara de Vereadores de Cruzeta realiza o pagamento do 13º salário e salário referente ao mês de dezembro aos funcionários do Legislativo

A Câmara Municipal de Cruzeta-RN, através do seu representante legal o Presidente Itan Lobo de Medeiros, realizou no último dia 09 de dezembro, a conclusão do pagamento do 13º salário dos Servidores e Vereadores que compõem esta Casa Legislativa. Hoje, dia 16 de dezembro encontra-se depositado em conta o pagamento do Salário referente ao mês de dezembro. Essa, é apenas uma das inúmeras formas de valorizar e agradecer a todos que fazem parte do Poder Legislativo de nossa cidade, mantendo assim, a organização no setor financeiro.

O Senhor Presidente ressalva que: “2022 foi um ano de muita economia e organização, no qual conseguimos honrar os pagamentos com todos os fornecedores, como também creditar rigorosamente em dia, os salários dos Servidores e Vereadores. No início do ano, conseguimos adquirir um veículo tipo Fiat Mobi para facilitar o atendimento das demandas a serem realizadas pelo Poder Legislativo em outras localidades, como também em nossa cidade.

Este, era um sonho de muito tempo que se tornou realidade, quero aqui agradecer a todos os Servidores por todo empenho e dedicação durante este ano, e de uma forma especial agradeço ao setor financeiro, por toda atenção e cuidado para com o erário”.

 Câmara Municipal de Cruzeta-RN em 16 de dezembro do ano de 2022.

Fonte: Facebook Câmara Municipal de Cruzeta

PUBLICIDADE



Vereadora “Marli de Medeirão”, requer do Deputado Estadual Gustavo Carvalho que seja designado Emenda Parlamentar para o município de Carnaúba dos Dantas

A vereadora Marli de Medeiros Dantas (MDB), conhecido por “Marli de Medeirão”, protocolou na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 14, o Requerimento nº. 085/2022, direcionado ao Deputado Estadual Gustavo Carvalho, solicitando que seja designado uma Emenda Parlamentar para o município de Carnaúba dos Dantas/RN, destinado Secretaria Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas/RN.

“Fiz o requerimento para o Deputado Estadual Gustavo considerando que esta Emenda Parlamentar pretende colaborar para a aquisição dos insumos e medicamentos necessários para o desenvolvimento das ações básicas de saúde, especialmente nas unidades básicas de saúde, nos prontos-atendimentos, nos prontos-socorros e nos hospitais do município, garantindo as condições necessárias ao atendimento e ao tratamento dos paciente” , destacou a vereadora Marli..

Confira abaixo o Requerimento nº. 085/2022

PUBLICIDADE 



 

Currais Novos inicia Programa de Corte de terra na zona rural

A Prefeitura de Currais Novos inicia nesta quinta-feira (15) o programa de Corte de Terra na zona rural do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento (SEMAAB), serão atendidas cerca de 1.200 famílias em todas as comunidades rurais. A antecipação do corte de terra se dá pelas previsões animadoras para o período chuvoso do início de 2023.

O programa de corte de terra realizado pela Prefeitura oferece melhores condições para que os agricultores tenham chance de uma boa colheita no período de chuvas, e a ação consiste em cortar a terra de modo “seco”, ou seja, com cortes verticais que contribuem para a melhor infiltração da água no solo, já deixando a terra pronta para receber as sementes nas primeiras chuvas.

De acordo com o Secretário da SEMAAB, Lucas Galvão, o trator irá atender cada família por no mínimo 02 horas, e a expectativa é que até o final de fevereiro de 2023 sejam atendidas todas as demandas das comunidades. “Com as boas previsões de inverno, iniciaremos o corte de terra e garantir uma boa colheita para os agricultores, interferindo diretamente na economia do município”, disse Lucas.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE



Governo do Estado forma 50 costureiras em Touros em parceria com Senai

"É um aprendizado que fica para o resto da vida, só temos que agradecer" - foi com as palavras gentis da aprendiz de costureira Marquileide Rodrigues que o secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado foi recebido em Touros na manhã desta quinta-feira (15). No espaço articulado pela prefeitura do município, 50 alunas estão participando do curso de formação de costureiras oferecido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal do RN (IFRN).

O secretário Jaime Calado enfatizou que o curso "faz parte de uma política para o setor".  Ele lembrou que o trabalho da gestão da governadora Professora Fátima Bezerra voltado ao segmento teve início com o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico (Proedi), que reduziu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as confecções através do incentivo fiscal, com desconto de 90% a 95% na forma de crédito presumido.

"Ao invés de pagar 18%, o empreendedor que quiser investir no setor só vai pagar 1,8%. Mas a gente entendeu que só reduzir o imposto não é suficiente, nós precisamos que essa indústria cresça e empregue ainda muita gente, e que possa absorver a demanda crescente do mercado", explicou.

A data da visita do secretário se deu no penúltimo dia do curso na cidade. Gláucia Medeiros, docente do Senai que conduziu as aulas, pontuou que algumas alunas estavam ausentes naquele momento pois estavam em casa produzindo. "Muitas delas que estão aqui já estão trabalhando, já estão com máquinas e cheias de encomendas, então esse projeto já está dando frutos", disse, comemorando os resultados às vésperas da conclusão do curso.

Além de Touros (Região do Mato Grande), as oficinas de formação de costureiros e costureiras já foram ofertadas também em Ceará-Mirim (Região Metropolitana) e Santo Antônio (Região Agreste). O objetivo do Estado é atingir 40 municípios beneficiados, nas dez regiões do Estado, e formar 2 mil alunos.

A visita foi acompanhada pelos secretários municipais Kainara (Assistência Social), Décio (Pesca), e João Maria (Articulação Política), e também os vereadores Thiago, Júnior, Fabinho, Lélis e Ediene.

Pró-Sertão

A capacitação de costureiros e costureiras é uma iniciativa do Governo do Estado e tem entre os objetivos ampliar a abrangência do Pró-Sertão, programa voltado para a criação de oficinas de costura no interior. De acordo com o secretário Jaime Calado, a expectativa para o programa em 2023 é de expansão.

"É esperado um aumento de demanda nesse setor, até porque, como os incentivos do Rio Grande do Norte são melhores do que os de qualquer outro estado, a tendência é as empresas daqui investirem mais e vir mais empresas de fora, e se espalhar em outras regiões do Estado", disse.

Ainda segundo o titular da Sedec, o número de oficinas cadastradas no Programa saltou de 53 para 116 desde o início da gestão da governadora Fátima Bezerra.

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE 



 

Prêmio reconhece boas práticas socioambientais de municípios do RN

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN (Nagam), realizou, na manhã desta quinta-feira (15), a entrega do II Prêmio Ecoar Sustentabilidade e o Seminário de Gestão Ambiental, no Auditório da Escola de Governo. O evento foi voltado para gestores ambientais municipais e ganhadores do Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental.

O principal objetivo foi dialogar sobre a situação das estruturas de gestão ambiental dos municípios do RN e realizar a entrega dos prêmios do II Concurso de Boas Práticas em Gestão Ambiental aos representantes dos municípios vencedores. O momento contou com a presença de secretários, gestores municipais e colaboradores do Instituto Ambiental.

A mesa de abertura foi formada pelo diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; pela supervisora do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN (Nagam), Hortência Carvalho, pelos professores da UERN, Flávio Silva; do IFRN, Leonardo Pivotto e pela secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Arez, Wédina Rodrigues. Entre as autoridades presentes estiveram a coordenadora do CAOP Meio Ambiente, Lizilane Lins e o representante da Reitoria da UFRN, Herbert Hálamo.

Para iniciar a solenidade, foi realizada uma apresentação da supervisora do Nagam, Hortência Carvalho, abordando o levantamento feito pelo Instituto para desenvolver o diagnóstico ambiental do Estado, a partir das pastas ambientais de cada município ou Territórios da Cidadania do RN.

A supervisora falou sobre a situação da gestão ambiental nos municípios potiguares, com o objetivo de apresentar os níveis de implementação dos instrumentos de gestão ambiental nas localidades e como o Idema vem atuando no fortalecimento dos órgãos ambientais.

Hortência destacou os principais eixos sobre o apoio do Idema às Prefeituras, como o Atendimento Jurídico-ambiental, o Planejamento Ambiental Municipal, Formações, Banco de Dados dos SISMUMAs, Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipais, entre outros. Na ocasião, também,  foi lançado o E-book “Gestão Socioambiental: Boas práticas e desenvolvimento sustentável – vol. 2”, fruto do II Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental no Estado. A obra reúne uma série de relatos de experiências exitosas e projetos que ocorreram nos municípios, e está disponível no site: idema.rn.gov.br.

"A parceria institucional com o Idema desenvolve instrumentos de cooperação para contribuir com as temáticas de gestão ambiental. É um prazer enorme representar a UERN neste momento, e torço para que esse processo seja fortalecido a cada dia, atingindo todo o RN. As iniciativas do Nagam e o Prêmio Ecoar são símbolos que só vêm para contribuir com a melhoria a nível estadual, pois uma gestão participativa é fundamental para qualquer avanço", disse o representante da instituição, Flávio Silva.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, destacou a relevância de promover formações ambientais, apresentando à sociedade os trabalhos e investimentos realizados nos últimos anos e ações que visam o desenvolvimento do RN. “Uma gestão ambiental não se faz sozinha. A autonomia dos municípios é fundamental para o meio ambiente, e é necessário tratar a temática não como uma pasta secundária no planejamento, mas como tema central para o desenvolvimento sustentável e econômico de cada município", disse.

O diretor relatou alguns avanços obtidos ao longo da gestão e frisou que o Licenciamento é dos instrumentos que tem sido mais utilizado na história da política ambiental do país e é o que faz com que se garanta a legalidade dos empreendimentos. "O Monitoramento, a Fiscalização, todo o acompanhamento feito dentro da legislação ambiental só vem para contribuir no âmbito do Licenciamento, como o caso da Certidão de Uso e Ocupação do Solo tão importante para a condução das cidades", disse.

Cerca de trinta municípios participaram do evento.

II Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental

Durante a entrega do Prêmio Ecoar Sustentabilidade, foram apresentadas as categorias vencedoras do Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental. Entre as áreas temáticas abordadas estiveram Resíduos sólidos; Educação ambiental; Tecnologias aplicadas à gestão ambiental; Proteção da biodiversidade; Unidades de conservação; Agroecologia; Direito e legislação ambiental; Água potável e saneamento; Soluções para cidades sustentáveis; Recursos hídricos; Energias renováveis; Mudanças climáticas e Recuperação de áreas degradadas.

O secretário de Meio Ambiente do município de Pendências, Ezequias Florêncio, agradeceu a iniciativa do Idema. "Ano passado ficamos em segundo lugar e tentamos melhorar nosso projeto para conseguir o primeiro. Nós que estamos lá na pontinha do mapa do RN, sabemos das dificuldades existentes. A tarefa de gestão no interior do Estado é um grande desafio para todos os setores, mas esse prêmio simboliza uma conquista valiosa no meio de tantas dificuldades que temos no dia a dia", disse o secretário.

Para o produtor cultural e audiovisual do Gamboa do Jaguaribe, Fábio de Oliveira, um dos ganhadores do Prêmio Ecoar, pensar na sustentabilidade do RN é pensar em possibilidades. “O trabalho que vemos realizando no Gamboa mostra as formas de convívio com a natureza e a responsabilidade do homem perante o que nos cerca, sem destruir nossos recursos naturais. Enquanto coletivo, acreditamos que a educação é o pilar para que as pessoas entendam o papel das questões socioambientais no mundo. Agradeço o momento de hoje e vamos à luta."

Premiação

A premiação do Idema teve por finalidade dar visibilidade à realização de ações sustentáveis do RN, integrar a comunidade e sensibilizar os diversos setores para que adotem, apliquem, divulguem e pratiquem boas práticas ambientais.

Foram classificados os três primeiros resumos expandidos de cada categoria em ordem decrescente de pontuação. A premiação consistiu em prêmios, troféus do “Ecoar Sustentabilidade” e certificados de participação e classificação alusivos ao II Concurso. O 1º classificado de cada categoria ganhou um computador tipo laptop; o 2º classificado de cada categoria recebeu um celular tipo Smartphone; já o 3º classificado de cada categoria foi contemplado com uma impressora multifuncional.

O diretor Leon Aguiar comentou que o Concurso é uma maneira de fomentar a replicação de boas práticas na área de gestão socioambiental do Estado. “As situações adversas têm mostrado o quanto estamos correndo contra o tempo, enquanto sociedade, em face dos danos causados ao meio ambiente. Com esta ação, cumprimos uma das missões do Instituto, que é a de sensibilizar os diversos setores para adotar e compartilhar práticas ambientais sustentáveis. É dessa maneira que podemos fortalecer as estruturas de gestão, bem como nossa responsabilidade ambiental coletiva”, disse.

Aguiar acrescentou, ainda, que ao longo dos seus 39 anos, o Idema vem avançando, ampliando suas atribuições no RN, a fim de abranger suas capacidades e conhecimentos para subsidiar as demandas do desenvolvimento sustentável no Estado.

Ganhadores

1° Lugar

Prefeitura Municipal de Pendências/RN

Título: Projeto de mapeamento de incêndios florestais por meio de geotecnologias

2° Lugar

Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Título: Implementação de pontos de coleta de pilhas e baterias usadas no município de Pau dos Ferros/RN como estratégia para estimular a população local a realizar o correto descarte.

3° Lugar

Prefeitura Municipal de Itaú/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIO)

Título: Projeto de arborização no município de Itaú

- Categoria Organização Não Governamental sem fins lucrativos

  1° Lugar (inscrição única)

  Instituto Guaiá De Estudos Sócio-Ambientais – IGEA

  Título: Gamboa do Jaguaribe: perspectivas sustentáveis para além da sala de aula.

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE