sexta-feira, 26 de junho de 2026

"Tardezinha com a Juventude" acontece nesta sexta-feira na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas

A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas será palco, na noite desta sexta-feira (26), da "Tardezinha com a Juventude", um evento voltado ao aprendizado, à troca de experiências e ao fortalecimento do conhecimento sobre o universo das redes sociais.

A programação terá início às 18h e contará com a participação da equipe de Tiago Dionísio, que conduzirá uma conversa dinâmica, trazendo informações, dicas e experiências relacionadas à comunicação digital e ao uso das principais plataformas de redes sociais.

A iniciativa é promovida pelos vereadores Marfran Medeiros, Maria de Ramalho, Gilvan Peixe e Jemmifran, que convidam toda a população de Carnaúba dos Dantas, especialmente os jovens, para participar deste importante momento de aprendizado e interação.

O evento é uma excelente oportunidade para ampliar conhecimentos sobre o impacto das redes sociais na comunicação, no empreendedorismo e no dia a dia, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências entre os participantes.

A participação é gratuita, e os organizadores reforçam o convite para que a comunidade compareça e faça parte dessa iniciativa.

Serviço

Evento: Tardezinha com a Juventude

Data: Sexta-feira, 26 de junho

Horário: 18h

Local: Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas

Realização: Vereadores Marfran Medeiros, Maria de Ramalho, Gilvan Peixe e Jemmifran.

Matéria para o blog do Fábio locutor

 

Prefeito Joaquim de Medeirinho destaca pagamento das premiações do 33º Aqui Acontece São João

A Prefeitura de Cruzeta realizou o pagamento das premiações aos vencedores do 1º Concurso de Quadrilhas Juninas Escolares e Grupos Sociais e do 23º Festival de Quadrilhas Juninas Estilizadas, promovidos durante o 33º Aqui Acontece São João.

Ao todo, foram investidos R$ 33 mil em premiações, com os valores já depositados nas contas dos grupos contemplados, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas quadrilhas juninas.

O prefeito Joaquim de Medeirinho destacou a importância de honrar o compromisso com os participantes e fortalecer as tradições culturais do município.

"Cumprimos mais um compromisso com os nossos artistas e grupos culturais. As premiações já estão nas contas dos vencedores, demonstrando o respeito da nossa gestão por quem faz o São João acontecer. Investir na cultura é investir nas pessoas, fortalecer nossas tradições e preservar a identidade do nosso povo. O 33º Aqui Acontece São João deixa um legado de valorização cultural e responsabilidade com os recursos públicos", afirmou o prefeito.

O 33º Aqui Acontece São João consolidou-se mais uma vez como um dos principais eventos culturais da região, movimentando a economia local, incentivando as manifestações juninas e mantendo viva uma das mais importantes tradições do Nordeste.

Tradicional São João do Bairro acontece nesta sexta-feira em Jardim do Seridó, Luís Fernando, Vinícius Celestino e Gustavo & Yasmin são ás atrações

A cidade de Jardim do Seridó será palco de mais uma grande festa junina nesta sexta-feira (26) com a realização do "tradicional São João do Bairro", evento promovido por Henrique Produções & Djaine de Souza, que há mais de duas décadas mantém viva essa importante manifestação da cultura nordestina.

A programação terá início às 21h e promete reunir forrozeiros e amantes das tradições juninas em uma noite de muita música, animação e confraternização. No palco, o público poderá prestigiar os shows de Luís Fernando, Vinícius Celestino e da dupla Gustavo & Yasmin, atrações que levarão muito forró e alegria para os presentes.

Com mais de 20 anos de tradição, o "São João do Bairro" se consolidou como uma das festas juninas mais aguardadas da comunidade, fortalecendo a cultura popular e proporcionando momentos de lazer para moradores e visitantes.

O evento é uma realização de Henrique Produções & Djaine de Souza e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó.

A organização convida toda a população para vestir o traje junino, reunir a família e os amigos e participar de mais uma edição dessa grande celebração da cultura nordestina.

Você não pode perder!

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Música erudita: Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) será a atração de abertura em festival


Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) será a atração de abertura da VII edição do Festival Tonheca Dantas, no próximo domingo (28), às 20h, na Praça Caetano Dantas, em Carnaúba dos Dantas, a 206 km de Natal. O concerto gratuito vai reunir música erudita, repertório brasileiro e homenagens à tradição musical potiguar, reforçando a missão da OSRN de democratizar o acesso à música de concerto e ampliar sua presença nos municípios do interior do estado.

Sob a regência do maestro Linus Lerner, a apresentação contará com a participação especial do maestro João da Banda, idealizador do Festival Tonheca Dantas e uma das maiores referências da educação musical e da regência de bandas no Rio Grande do Norte. Também participam como solistas os músicos Enéas Albuquerque (clarineta), Nailson Simões (trompete) e Gilvando Azeitona (trombone), nomes de destaque no cenário musical brasileiro.

O programa preparado para a abertura do festival percorre diferentes épocas, estilos e influências musicais. Entre os destaques estão a abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes; a célebre Sinfonia nº 9, de Antonín Dvorák; a energia de “Malambo”, de Alberto Ginastera; e obras que celebram a identidade musical brasileira, como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Mas Que Nada”, de Jorge Ben, e “Feira de Mangaio”, eternizada por Sivuca. O concerto também presta homenagem ao patrono do festival com a execução de “Royal Cinema”, uma das obras mais emblemáticas de Tonheca Dantas, compositor que dá nome ao evento.

A participação da OSRN no festival integra as ações do projeto Movimento Sinfônico, iniciativa que busca ampliar o acesso à música de concerto em diferentes regiões do estado. Segundo o diretor administrativo da OSRN, Paulo Sarkis, a apresentação representa o compromisso de presença da orquestra em cidades do interior do estado, levando a experiência sinfônica para além dos grandes centros, e estimulando parcerias com municípios interessados em receber futuras apresentações.

Berço de Tonheca Dantas, Carnaúba dos Dantas mantém uma forte tradição ligada às bandas filarmônicas e à formação musical. Ao longo de sete edições, o evento consolidou-se como um dos principais espaços de intercâmbio entre estudantes, professores, músicos e grupos instrumentais do estado, com uma atuação que se dá em múltiplas frentes. “É com muita alegria que a gente vai representar esse que é um dos maiores compositores potiguares”, declarou Sarkis.

Segundo o maestro João da Banda, idealizador e coordenador do festival, um dos maiores objetivos do evento é promover o encontro de músicos, iniciantes, profissionais e maestros. “Há esse intercâmbio cultural que estimula a prática coletiva, principalmente em formato de bandas e filarmônicas. O festival fortalece esses grupos, injetando entusiasmo nos jovens, músicos, para que continuem seus estudos ao longo do ano. Isso além da preservação da memória do grande compositor Tonheca Dantas”, disse.

O Festival Tonheca Dantas chega à sua sétima edição consolidado como um dos principais encontros de música instrumental do RN, contemplado pelo Edital Rouanet Nordeste. Tonheca Dantas (1871-1940) foi maestro e compositor, integrou a banda da PM do RN, morou em Natal e Belém, e deixou uma vasta obra com mais de mil composições, entre xotes, polcas, marchas e maxixes. Sua composição mais famosa é a valsa “Royal Cinema”, de 1913, alcançando a BBC de Londres nos anos 40.

Serviço:

OSRN no Festival Tonheca Dantas.

Dia 28 (domingo), às 20h, em Carnaúba dos Dantas.

Fonte: Tribuna do Norte


Prefeitura de Parelhas inicia mapeamento de filhotes abandonados e prepara projeto de adoção responsável

Cuidar dos animais também é cuidar da nossa cidade.

A Prefeitura de Parelhas, por meio da equipe de Zoonoses, está iniciando um trabalho de mapeamento dos filhotes abandonados nas ruas do município. A ação tem como objetivo identificar, monitorar e oferecer os cuidados necessários para que esses animais possam receber atenção, proteção e uma nova oportunidade.

Além do acompanhamento e dos cuidados veterinários, a gestão municipal desenvolverá um projeto de conscientização sobre a adoção responsável, levando o tema às instituições de ensino para sensibilizar crianças, adolescentes e toda a comunidade sobre a importância do cuidado com os animais.

Os filhotes acolhidos e preparados poderão ser apresentados em uma futura Feira de Adoção, que está sendo planejada pela Prefeitura, permitindo que os animais encontrem lares responsáveis e cheios de carinho.

Adotar é um ato de amor, responsabilidade e cidadania.

 

Corpo de Bombeiros realiza palestras sobre prevenção de incêndios em Acari

O Corpo de Bombeiros realizou importantes palestras educativas sobre prevenção de incêndios na Escola Municipal Major Hortêncio Pereira de Brito e no Auditório da Prefeitura de Acari, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

A ação teve como objetivo conscientizar estudantes, servidores e a população sobre os riscos das queimadas e dos incêndios, especialmente neste período junino, quando aumentam as ocorrências relacionadas ao uso inadequado do fogo.

Durante as palestras, foram abordados os prejuízos causados pelas queimadas, como a destruição da vegetação, a morte de animais silvestres, a poluição do ar e os riscos para residências, propriedades e vidas humanas. Também foram distribuídos panfletos educativos aos alunos da escola e ao público presente na sede da Prefeitura, reforçando as orientações de prevenção.

Neste período de festejos juninos, é fundamental redobrar os cuidados com fogueiras, fogos de artifício e outras práticas que possam provocar incêndios.

Evite queimadas.

Não solte balões.

Não jogue bitucas de cigarro na vegetação.

Não utilize fogo para limpeza de terrenos.

 Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A prevenção é a melhor forma de proteger o meio ambiente, o patrimônio e, principalmente, vidas. Faça sua parte!

Reservatórios do RN estão com mais de 53% de sua capacidade de armazenamento

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) divulgou nesta quarta-feira (24) o Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do estado. Juntos, os mananciais monitorados acumulam 2.808.708.102 metros cúbicos de água, o equivalente a 53,04% da capacidade total de armazenamento, que é de 5.295.422.524 metros cúbicos.

Entre os maiores reservatórios do estado, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior reserva hídrica superficial do Rio Grande do Norte, acumula 1.027.294.183 metros cúbicos, correspondentes a 43,29% de sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 metros cúbicos.

A Barragem Oiticica, localizada em Jucurutu, segundo maior reservatório do estado, registra 560.823.966 metros cúbicos armazenados, o que representa 75,52% de sua capacidade total de 742.632.840 metros cúbicos.

Já a Barragem Santa Cruz do Apodi acumula 445.707.850 metros cúbicos de água, correspondentes a 74,32% de sua capacidade máxima, que é de 599.712.000 metros cúbicos.

O reservatório Umari, em Upanema, apresenta volume atual de 190.589.363 metros cúbicos, equivalente a 65,09% da sua capacidade total de 292.813.650 metros cúbicos.

Atualmente, três reservatórios monitorados pelo IGARN encontram-se com 100% da capacidade: Encanto, no município de Encanto; Lagoa de Pium, em Nísia Floresta; e Lagoa do Jiqui, em Parnamirim. Outros mananciais também apresentam volumes elevados, com destaque para Rodeador, em Umarizal (98,77%); Passagem, em Rodolfo Fernandes (98,60%); o açude público de Marcelino Vieira (98,44%), Riacho da Cruz II, no município de Riacho da Cruz (97,98%); Corredor, em Antônio Martins (97,63%); Lagoa de Boqueirão, em Touros (97,64%) e barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi (97,29%).

Por outro lado, 13 reservatórios permanecem em situação de alerta, com volumes inferiores a 10% da capacidade. Os menores percentuais observados são os da Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com apenas 0,08% da capacidade; Itans, em Caicó, com 0,63%; Totoró, em Currais Novos, com 1,42%; Jesus Maria José, em Tenente Ananias, com 1,91%; Dourado, em Currais Novos, com 3,05%; Alecrim, em Santana do Matos, com 3,59%; e Mundo Novo, em Caicó, com 4,33%.

O levantamento aponta ainda que 29 reservatórios estão com volumes entre 70% e 99,9% da capacidade, 10 entre 50% e 70%, cinco entre 30% e 50%, nove entre 10% e 30% e 13 abaixo de 10%. Os dados integram o monitoramento contínuo realizado pelo IGARN para acompanhar a situação hídrica do estado e subsidiar a gestão dos recursos hídricos potiguares

Veja o relatório completo clicando aqui. 

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Secretaria de Saúde de Carnaúba dos Dantas realizará a 10ª Conferência Municipal de Saúde no dia 03 de julho

A Secretaria Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas promoverá, no próximo dia 03 de julho de 2026, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, um importante espaço de participação popular voltado ao fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.

Com o tema "Saúde, democracia, soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil", a conferência reunirá representantes da sociedade civil, profissionais da saúde, gestores e demais interessados para discutir propostas que contribuam para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

O evento acontecerá das 8h às 13h, no Centro de Formação Francisca de Assis, e será uma oportunidade para que a comunidade participe ativamente da construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais acessível, humanizado e de qualidade.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população é fundamental para fortalecer o controle social e garantir que as necessidades da comunidade sejam consideradas na elaboração das políticas públicas de saúde.

Serviço:

Evento: 10ª Conferência Municipal de Saúde

Data: 03 de julho de 2026

Horário: Das 8h às 13h

Local: Centro de Formação Francisca de Assis

Tema: "Saúde, democracia, soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil"

A Secretaria convida toda a população a participar. Afinal, sua voz faz a diferença na construção de uma saúde pública cada vez melhor para todos.

CHEGOU O GRANDE DIA! Avistão do Construtor reinaugura neste sábado (27) em novo endereço em Carnaúba dos Dantas

Chegou o grande dia! Neste sábado, 27 de junho, o Avistão do Construtor reinaugura sua loja em um novo espaço, muito mais amplo, moderno e preparado para oferecer mais conforto, variedade de produtos e um atendimento ainda melhor aos seus clientes.

A programação terá início às 8h da manhã, quando o público poderá conhecer as novas instalações e conferir de perto toda a estrutura pensada para atender quem está construindo, reformando ou realizando pequenos reparos.

O novo endereço do Avistão do Construtor está localizado na Rua Manoel Chico, 94, no Bairro Santa Rita de Cássia, em Carnaúba dos Dantas. A loja oferece tudo o que sua obra precisa, do começo ao acabamento, com qualidade, variedade e preços competitivos.

Os clientes também podem acompanhar as novidades pelas redes sociais, através do Instagram @avistaodoconstrutor e da página no Facebook Edileuza Dantas de Medeiros. Os pedidos também podem ser feitos pelo WhatsApp (84) 9 9111-9687.

O empreendimento é de José Erandir, que convida toda a população para prestigiar esse novo momento da empresa.

Avistão do Construtor: Um novo espaço, a mesma confiança de sempre. Venha conhecer e aproveitar essa grande reinauguração!

 

terça-feira, 23 de junho de 2026

VI Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Seridó fortalece produção local e empreendimentos solidários

O Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ceres/UFRN) recebeu, nos dias 16 e 17 de junho, a VI Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Seridó. A 6º edição reuniu feirantes de oito municípios da região e movimentou mais de R$ 14 mil em vendas. Integrando a programação junina de Caicó, o evento fortaleceu a geração de renda de agricultoras, artesãs e empreendimentos solidários do Seridó.

A feira contou com a participação de agricultoras, artesãs, artesãos, culinaristas e estudantes dos municípios de Caicó, Lagoa Nova, Bodó, Acari, Currais Novos, Jardim do Seridó, Parelhas e Jardim de Piranhas. Ao todo, foram 36 barracas e mesas, ocupadas por 49 expositores, dos quais 45 mulheres.

Durante os dois dias de programação, o público teve acesso a uma variedade de produtos oriundos da agricultura familiar e da economia solidária do Seridó, como comidas típicas, frutas, legumes, verduras, bolos, doces, sucos, lanches, artesanatos, rosas e mudas de plantas. A iniciativa proporcionou a valorização da produção local e incentivou o consumo de produtos comercializados diretamente por agricultoras e artesãs da região.

A atividade foi realizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Territórios do Semiárido (Semiar), por meio do projeto de extensão Transição Agroecológica e Economia Solidária no Seridó Potiguar, em colaboração com a Cáritas Diocesana de Caicó e a Direção do Ceres/UFRN. A iniciativa contou ainda com o apoio de diversas instituições e organizações da região.

De acordo com a organização, a edição foi marcada pelo sucesso de público e de vendas, consolidando a feira como um importante espaço de fortalecimento da agricultura familiar, da economia solidária e da valorização dos pequenos produtores do Seridó.  “A feira revela a importância da extensão popular comprometida com a justiça social no campo, promovendo a geração de renda para as agricultoras e artesãs das comunidades rurais e urbanas do Seridó, afirma o coordenador do grupo SEMIAR, Leandro Cavalcante, responsável pela organização da ação extensionista.


Prefeitura de Cruzeta antecipa pagamento de aposentados e pensionistas do Cruzeta Prev

A Prefeitura de Cruzeta, por meio do Instituto de Previdência Própria (Cruzeta Prev), antecipou o pagamento dos servidores públicos aposentados e pensionistas. Os valores foram disponibilizados nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026.

A medida reforça o compromisso da gestão municipal com aqueles que dedicaram anos de suas vidas ao serviço público, garantindo segurança financeira, respeito e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

O prefeito Joaquim de Medeirinho destacou a importância da ação e reafirmou o compromisso da administração com os servidores.

"Mais do que cumprir um compromisso, antecipar o pagamento é valorizar quem tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso município, garantindo segurança, respeito e movimentando a economia local. Cuidar das pessoas também é honrar nossos compromissos", afirmou o prefeito.

Com a antecipação do pagamento, a Prefeitura de Cruzeta demonstra responsabilidade na gestão dos recursos públicos e reconhecimento aos aposentados e pensionistas, que desempenharam um papel fundamental na construção da história e do desenvolvimento do município.

 

Capacitação fortalece atuação do Legislativo Municipal de Carnaúba dos Dantas

A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas participou, nesta segunda-feira (22), de uma capacitação promovida pela Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), com o objetivo de fortalecer e qualificar a atuação dos Legislativos Municipais.

Representando o Poder Legislativo carnaubense, participaram os vereadores Marfran Medeiros e Maria de Ramalho, acompanhados dos servidores Maria Antônia, Willys Márcio e Cláudia Batalha.

O encontro reuniu representantes de Câmaras Municipais de diversas cidades do Rio Grande do Norte e abordou temas importantes para o exercício da atividade parlamentar, como emendas parlamentares estaduais e municipais, entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional sobre a matéria, além das atribuições das Câmaras Municipais e dos Tribunais de Contas no julgamento das contas dos gestores públicos.

A participação na capacitação reforça o compromisso da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas com a atualização técnica de vereadores e servidores, o aprimoramento das atividades legislativas e a adoção de boas práticas na administração pública.

O presidente da Câmara, Marfran Medeiros, destacou a importância da qualificação contínua para o fortalecimento do Poder Legislativo.

"Buscar conhecimento e atualização é fundamental para que possamos exercer nosso mandato com ainda mais responsabilidade, transparência e eficiência. Essa capacitação nos proporciona novos aprendizados e contribui para que a Câmara Municipal continue prestando um serviço de qualidade à população de Carnaúba dos Dantas", afirmou Marfran Medeiros.

 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Tradicional São João do Bairro "São João" será realizado nesta sexta-feira (26) em Jardim do Seridó, Luís Fernando, Vinícius Celestino e Gustavo & Yasmin são ás atrações confirmadas

A cidade de Jardim do Seridó está preparada para mais uma grande noite de festa e tradição. Nesta sexta-feira dia 26, de junho será realizado o tradicional “São João do Bairro”, evento que promete reunir forrozeiros e amantes da cultura nordestina em uma celebração marcada por muita música e animação.

A programação terá início às 21h e contará com apresentações de Luís Fernando, Vinícius Celestino e da dupla Gustavo & Yasmin, atrações que prometem levar ao público muito forró, alegria e diversão durante toda a noite.

O São João do Bairro é uma das festas juninas mais aguardadas da comunidade, são mais de 20 anos de tradição fortalecendo as tradições culturais e proporcionando momentos de confraternização para moradores e visitantes.

O evento tem realização de Henrique Produções & Djaine de Souza e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó.

Prepare o traje junino, reúna os amigos e a família e venha participar de mais uma edição dessa grande festa. Você não pode perder!

Você não pode perder!

Câmara de Carnaúba dos Dantas realizará nesta quarta-feira (24) 18ª Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas realizará nesta quarta-feira, 24 de junho, às 8:30hs, a 18ª Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2026.

Durante a sessão, os vereadores e vereadoras irão apresentar, discutir e votar requerimentos, indicações, projetos de lei, moções e demais matérias voltadas ao interesse da população carnaubense, reafirmando o compromisso do Poder Legislativo com o desenvolvimento do município e o bem-estar da comunidade.

O presidente da Câmara, Marfran Medeiros, convida todos os parlamentares e a população em geral para acompanharem os trabalhos legislativos, destacando a importância da participação popular nas decisões que contribuem para o crescimento de Carnaúba dos Dantas.

As sessões da Câmara são momentos importantes para o debate democrático, a apresentação de propostas e a fiscalização das ações em benefício da população.

A presença da comunidade fortalece a democracia e aproxima ainda mais o cidadão das ações do Poder Legislativo Municipal.

Enem 2026: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina nesta segunda


O prazo para o pagamento do boleto da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 termina nesta segunda-feira (22).

O valor é de R$ 85 e pode ser pago por boleto, Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, a depender da instituição financeira.

Na Página do Participante, o candidato tem acesso às informações necessárias para o pagamento. A inscrição será confirmada somente após o processamento do pagamento da taxa de inscrição

Sem devolução de valor

O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem. Também não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição realizado em duplicidade, nem se for enviado um valor diferente de R$ 85.

O edital público do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Isenção da taxa de inscrição do Enem

O Inep concedeu gratuidade no Enem 2026 a candidatos dos seguintes perfis:

  • alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
  • alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
  • estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
  • participantes que informaram na inscrição que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.