quinta-feira, 9 de março de 2023

Povoado Ermo vai receber Pré-conferência de saúde amanhã sexta-feira (10)

Dando continuidade ás Pre-conferências Municipal de Saúde em Carnaúba dos Dantas amanhã sexta-feira (10) será a vez do Povoado Ermo na Sede da Associação ás 19:00hs.

Devido falta de público suficiente não foi possível realizar a Pre-conferência na Rajada na manhã de hoje, foi remarcada para o dia 16, próxima quinta-feira.

PUBLICIDADE 



Luiz Eduardo solicita melhorias nas estradas do RN e reforço na segurança

Na sessão plenária desta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa, o deputado Luiz Eduardo (SDD) solicitou ao governo estadual, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) o reparo de estradas.

“Tenho recebido solicitações de moradores e lideranças de vários locais do RN para a melhoria de estradas. A má conservação prejudica o comércio, o deslocamento de profissionais, estudantes e aumenta o risco de violência”, disse Luiz Eduardo.

Entre outros trechos, o parlamentar citou a necessidade de recapeamento da estrada entre os municípios de São Bento do Trairi e Santa Cruz. “É necessário que façam reparos e investimentos nesse trecho e em vários outros do RN”, defendeu.

Luiz Eduardo também solicitou reforço no policiamento do povoado Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante, onde há registros constantes de violência contra os moradores.

PUBLICIDADE 



CONVITE: Prefeitura de Parelhas irá inaugura amanhã sexta-feira (10) reforma da (APAE) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

A Prefeitura de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Educação, da Cultura e do Esporte, convida a população Parelhense, a participar da inauguração da reforma da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, no dia 10 de março, às 9h.

PUBLICIDADE 



 

Prefeitura de Jardim do Seridó concluiu pavimentação na Rua José de Medeiros Brito, no Bairro São João (Matadouro)

Mais uma pavimentação foi concluída em Jardim do Seridó, desta vez a Rua José de Medeiros Brito, no Bairro São João (Matadouro). Nos próximos dias já se iniciaram outras construções de pavimentações e espaços públicos, a Administração pretende acelerar o ritmo das obras para concluir o quanto antes.

O Prefeito Amazan ressaltou ainda que o objetivo da pavimentação destas ruas é proporcionar maior conforto e segurança à população, melhorar condições de limpeza, contribuindo para a saúde pública, além de melhorar as condições de trafegabilidade e continuar alavancando o avanço para Jardim do Seridó.

Fonte: Facebook Prefeitura de Jardim do Seridó

PUBLICIDADE



Projeto para extração de ouro em Currais Novos recebe licença do Idema

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema emitiu nesta quarta-feira (8), a Licença de Instalação para o Projeto Aura Borborema, referente à extração e beneficiamento de ouro, em uma área total de 490 hectares, na Zona Rural de Currais Novos, a cerca de 170 km da capital Natal. O documento tem validade de cinco anos. A mina de ouro do projeto Borborema, localizada no Seridó do Rio Grande do Norte, é uma das maiores de todo o Brasil e é a aposta da empresa canadense Aura Minerals para a expansão na produção do metal.

A oficialização da entrega ocorreu durante uma reunião entre o diretor-geral do Instituto, Leon Aguiar; o diretor técnico, Werner Farkatt; a supervisora do Naem, Ana Valéria; e os representantes da empresa, o diretor de Serviços Técnicos da Aura Minerals Inc., Tiãozito V. Cardoso; e a coordenadora de Geologia e Controle de Áreas, Jucieny Barros.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o foco da gestão estadual é atrair, cada vez mais, investimentos para o RN, fortalecendo a economia, o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda. “Precisamos retomar todo o potencial de mineração do nosso estado, com a atenção e os investimentos que o setor merece. Agora com o apoio do Governo Federal, sem dúvidas, o RN ganhará ainda mais projetos para desenvolver nossas regiões e fortalecer as atividades. O Estado fica muito orgulhoso de hoje poder entregar a Licença de Instalação à Aura Minerals”, finalizou o diretor Leon.   

Dentre as condicionantes estabelecidas na Licença, está que o empreendedor fica ciente que deve seguir rigorosamente as condicionantes impostas na Autorização de Supressão de Vegetação; que deve preservar e respeitar as margens dos corpos hídricos como forma de conservar as condições naturais do ambiente; e, também, que o responsável deverá executar todos os Programas de Controle Ambiental.

Além disso, outros pontos importantes são que o empreendedor deve apresentar, anualmente, um Relatório de Monitoramento Geoquímico de Solo, com pelo menos uma amostragem por semestre, para criação de um padrão geoquímico da área, conforme Resolução CONAMA 420/2009; e que é necessário um sistema de drenagem de águas pluviais eficiente, para evitar erosão e desmoronamentos nas instalações e acessos do projeto.

“Recebemos os representantes da empresa para oficializar a atualização da Licença de Instalação para esse importante projeto na região Seridó. E na ocasião, discutimos sobre o planejamento da empresa, a qual agradeceu a atenção do órgão ambiental, a celeridade e atenção com as análises do projeto”, disse a supervisora do Núcleo de Atividades de Extrativismo Mineral (Naem), Ana Valéria.

Projeto Borborema

O projeto Aura Borborema entra no portfólio da Aura Minerals como projeto de crescimento e tem como o objetivo a entrada em operação no quarto trimestre de 2024, segundo seus representantes. A empresa estima a criação de 747 empregos diretos durante a construção, e 600 empregos diretos durante a operação. Com a assinatura do Protocolo de Intenções, em janeiro deste ano, se comprometeu com o Estado em priorizar a mão de obra local, em fazer parcerias para capacitação e incentivar a mão de obra feminina para dinamizar a economia da região.

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE




ATENÇÃO! Prefeitura de Acari alerta para o uso consciente da água do Gargalheiras

Estamos enfrentando uma situação crítica: o nosso reservatório de água, o açude Marechal Dutra (mais conhecido como Gargalheiras), está operando no seu nível mais baixo, com "volume morto". Essa é uma chamada urgente para que todos nós adotemos medidas para preservar esse recurso vital e garantir que tenhamos água suficiente para atender às nossas necessidades.

Algumas sugestões incluem tomar banhos mais curtos, reutilizar a água da lavagem de roupas e louças, usar a máquina de lavar roupa e louça apenas quando estiverem completamente cheias, utilizar baldes em vez de mangueiras para lavar carros ou regar as plantas e instalar dispositivos economizadores de água.

Cada pequena mudança que fizermos em nossos hábitos diários pode fazer uma grande diferença para o nosso futuro e o futuro das gerações futuras. Vamos todos fazer a nossa parte para preservar esse recurso vital e garantir que ele esteja disponível para todos.

PUBLICIDADE 



 

Vereador Gilvan Peixe requer do Chefe do Executivo Carnaubense construção de parada de ônibus no sítio Xique-Xique

O vereador José Gilvan o popular “Gilvan Peixe” (PROS) iniciou os trabalhos Legislativo 2023 reivindicando ao Chefe do executivo Carnaubense que seja construída 01 (uma) parada de ônibus no sítio Xique Xique, nas proximidades da residência do Senhor João Silvino no Zona Rural de Carnaúba dos Dantas/RN.

Na justificativa o edil enfatizou que atendendo reivindicação dos moradores da Zona Rural, “faz necessário que seja construída uma parada de ônibus que beneficiará as pessoas que ficam à espera de transporte para se deslocarem a sede do nosso município, como também, para outros destinos”, frisou o edil Gilvan.

O edil Gilvan Peixe protocolou a indicação nº 008/2023 na 2ª Sessão Ordinária do primeiro período Legislativo de 2023 realizada no dia, 01 de março.

Confira abaixo a indicação nº 008/2023

PUBLICIDADE