quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Vereador Gilvan Peixe solicita que seja passado trator na Rua próximo a residência do Senhor Itamar no Bairro Dom Adelino Dantas

Durante a 10° Seção Ordinária do segundo Período Legislativo da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, o vereador José Gilvan Dantas (PROSL), solicita através da indicação nº 319/2021 ao Chefe do Executivo Carnaubense que seja passado o trator na Rua próximo a residência do Senhor Itamar no Bairro Dom Adelino Dantas em Carnaúba dos Dantas.

O vereador Gilvan Peixe justificou seu pedido, “Se faz necessária tendo em vista a necessidade da citada Rua, será de suma importância esse trabalho.”, disse o parlamentar Municipal.

Confira abaixo a indicação:

PUBLICIDADE




Prefeitura de Cruzeta promove dia das crianças nesta terça-feira (12)

Nesta tarde de terça-feira, 12 de outubro de 2021, o Dia das Crianças foi comemorado na Praça de Eventos Dr. Sílvio Bezerra de Melo como forma de homenagear as crianças cruzetenses e tornar esse dia especial para elas. O momento realizado de forma totalmente gratuita, teve brincadeiras divertidas e apresentação circense com artistas do Logan Circus, trazendo o encanto, magia e alegria dos palhaços Charminha e Petequinha, malabarista e mágico.

Houve ainda distribuição de lancheiras, água, pipoca e algodão doce. Era visível a alegria e encantamento das crianças.

“As crianças precisam ser respeitadas em suas especificidades e lhes devem ser garantidos momentos de lazer, cultura e diversão”. destacou o Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho.

O evento foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Cruzeta, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, parceiros e com o apoio dos grupos de Ciclistas “Ferasbike e Eu Amo Pedalar”, e prestigiado pelo Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho, Vice Prefeita Elismária Catarina, Secretários, Coordenadores e Sociedade Civil.













Fonte: Facebook prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE




Solenidade comemora um ano da Lei Estadual do dia do Agente Comunitário de Saúde

Em homenagem à importância da atuação destes profissionais, o governo do Estado do Rio Grande do Norte comemora um ano da Lei Estadual nº 10.660/2020, que instituiu o dia 4 de outubro como o Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no Estado do Rio Grande do Norte.

Para isso foi realizada uma solenidade, nesta quarta-feira (13), no Espaço Celina Guimarães no Centro de Convenções, com a presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário de saúde Cipriano Maia, da subcoordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesap, Tatiane Jesus, do deputado estadual Hermano Morais, autor da Lei, entre outras autoridades e representantes da categoria e da gestão da Saúde.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da homenagem e relembrou a luta pelo reconhecimento destes profissionais. “Essa luta não vem de hoje, passa um filme na minha cabeça, desde a luta da categoria por um piso salarial e a regulamentação como categoria na área da saúde. Os agentes têm o papel estratégico na prevenção, e quanto mais se previne, menos adoece. Esses profissionais arriscaram a vida de porta em porta, cuidando, promovendo a saúde quando não se tinha vacina contra a covid-19, por isso essa data é para ser lembrada eternamente, todos os dias".

O secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, destacou a contribuição dos agentes na estruturação do Sistema Único de Saúde, através da interação com as famílias na busca de uma assistência eficaz. "O agente comunitário é o elo afetivo e efetivo com a comunidade. São eles que conhecem a realidade local de perto e são a promoção e a proteção da saúde. Os agentes de combate às endemias atuam para evitar a transmissão das doenças e com a pandemia a relevância é maior ainda. São eles que chegam primeiro no lugar em que ninguém chegou, orientam, cuidam e pensam na saúde".

Hoje, no RN são 10 mil agentes. Eles atuam em ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

PUBLICIDADE