domingo, 10 de dezembro de 2023

Aos gestores municipais do Estado do Rio Grande do Norte

Caros gestores municipais do Estado do Rio Grande do Norte,

Informamos, com urgência, sobre uma atualização significativa referente à retenção de contribuição previdenciária (INSS) no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A partir da competência de novembro de 2023, os débitos não quitados ou parcelados informados na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWEB) estarão sujeitos a débito no FPM. Essa operação ocorrerá na terceira cota mensal do FPM, tradicionalmente no dia 30 de cada mês.

Recomendamos veementemente aos gestores municipais que possuam débitos em aberto que busquem negociá-los por meio do parcelamento simplificado oferecido pela Receita Federal do Brasil (RFB), com a possibilidade de estender o pagamento por até 60 vezes. Destacamos a importância de obter a autorização do Poder Legislativo Municipal para aderir a esse parcelamento.

Ademais, instamos os gestores a organizarem as finanças municipais, a fim de evitar retenções de valores no FPM, que, se ocorrerem, acarretarão multas e juros. Esta medida preventiva visa assegurar a estabilidade financeira e evitar possíveis impactos negativos nos recursos municipais.

Sobre a possibilidade de parcelamentos de débitos previdenciários em até 240 vezes, a notícia de Brasília é a de que após o pedido feito pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) ao senador Jader Barbalho (MDB-PA), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n.º 66/2023 que trata do novo parcelamento previdenciário e do novo regime especial dos precatórios teve a coleta de assinaturas concluída.

Com isso, a matéria pode começar a tramitar no Congresso Nacional. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, solicitou que mantivesse contato com todos os gestores para reforçar com os parlamentares das suas bancadas a importância do avanço dessa proposta para os municípios.

Para o presidente da Femurn, Luciano Santos, esta medida preventiva visa assegurar a estabilidade financeira e evitar possíveis impactos negativos nos recursos municipais:

“É importante obter a autorização do Poder Legislativo Municipal para aderir a esse parcelamento. Por isso, reforço o pedido supracitado para que os gestores a organizarem as finanças municipais, a fim de evitar retenções de valores no FPM, que, se ocorrerem, acarretarão multas e juros”.

Clique  aqui e veja a tabela.

Fonte: Site da Femurn

PUBLICIDADE



No Brasil, amis de mil prefeituras encerrarão o ano no vermelho

Foto: Reprodução

No Brasil, mais de mil prefeituras encerrarão o ano no vermelho

Desde dezembro de 2008, as prefeituras de todas as regiões do país passaram a receber de forma integral o valor de 1% adicional do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), creditado pelo governo federal nas contas das prefeituras todo mês de dezembro. A parcela de 2023 – a 16ª da história – foi pago ontem dia 7 de dezembro e, para 92% dos gestores municipais, o acréscimo será utilizado para ajudar a pagar o 13º salário do funcionalismo.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou que os prefeitos usarão esse para honrar o abono adicional para pagar o salário extra. No Rio Grande do Norte, pelo menos 80 municípios do total de 167 prefeituras – ou seja, 48% - informaram que usarão o recurso extra do FPM para pagar o funcionalismo.

O levantamento, realizado entre os dias 25 de outubro e 27 de novembro, mostrou que mais de 28,6% dos municípios do Brasil afirmaram que atrasariam o pagamento da primeira parcela do 13º salário esse ano.

Para Luciano Santos, presidente da Femurn “a situação dos municípios no Brasil, em especial aqui no RN, é historicamente estrutural, sobretuto, após a promulgação da Constituição Federal em 1988, onde mais de 200 programas dos governos Federal e Estadual foram incorporados para atribuição dos municípios subfaturados, e isso fez aumentar seu tamanho administrativo, com mais servidores, veículos e custeio, desequilibrando as contas municipais.”

Fonte: Site da Femurn

PUBLICIDADE



Carnaúba dos Dantas: começam os festejos de emancipação política do município

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas deu início à programação dos festejos de emancipação política do município. As atividades começaram nesta sexta-feira (8), com exposição e apresentações culturais. O ponto alto será na próxima segunda-feira (11), dia em que a emancipação é celebrada oficialmente.

De acordo com o prefeito Gilson Dantas, o momento é de celebração e, sobretudo, de valorização das raízes do cidadão carnaubense.

“A programação foi pensada para ser convidativa e atrair todo o povo carnaubense para valorizar sua terra em forma de celebração. Todos juntos faremos uma linda festa”, afirma o gestor.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 08/12

- 18h - Exposição com fotos históricas e material do município no Caetano Dantas;

- 19h30 - Apresentações Culturais na praça Caetano Dantas;

Dia 09/12 a partir das 16h

 - Câmara em Movimento - Câmara Municipal de Vereadores;

Dia 10/12

- 16h - Jogo beneficente Ayrton Lucas;

Dia 11/12

 - 5h - Alvorada com Filarmônica 11 de Dezembro

- 8h - Hasteamento das bandeiras na Prefeitura Municipal;

- 16h - Arreamento das bandeiras na Prefeitura Municipal;

- 19h - Evento “Nas Ondas da Leitura na Praça Caetano Dantas”



Fonte: Blog de Ismael Medeiros 

PUBLICIDADE



 

Confira cidades do RN com agendamento e instalação da nova parabólica digital

Foto: Reprodução

Atenção, 35 cidades do Rio Grande do Norte, entre elas, João Câmara, Macau e Touros, já podem se cadastrar para receber a nova parabólica digital. A Siga Antenado iniciou o agendamento para a instalação dos kits gratuitos na cidade e cerca de 23,6 mil famílias podem ser beneficiadas.

Para agendar é preciso atender a alguns requisitos: fazer parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.

A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas convencionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV.

Todo o processo, que vai do agendamento até a instalação do kit na residência, é gratuito. Para saber se tem direito à nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com os canais de comunicação da Siga Antenado, que são o número 0800 729 2404 ou o site sigaantenado.com.br. Será necessário informar no momento do atendimento o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social).

A nova parabólica digital traz muitas vantagens: oferece melhor qualidade de imagem e de som e traz mais de 80 canais, todos gratuitos, com programação regional.

Lista de cidades:

1. Afonso Bezerra

2. Alto do Rodrigues

3. Bento Fernandes

4. Caiçara do Norte

5. Carnaubais

6. Felipe Guerra

7. Galinhos

8. Governador Dix-Sept Rosado

9. Guamaré

10. Ipanguaçu

11. Januário Cicco

12. Jardim de Angicos

13. João Câmara

14. Lagoa de Velhos

15. Macau

16. Montanhas

17. Parazinho

18. Pedra Grande

19. Pedra Preta

20. Pedro Velho

21. Pendências

22. Porto do Mangue

23. Riachuelo

24. Santa Maria

25. Santo Antônio

26. São Bento do Norte

27. São José do Campestre

28. São Paulo do Potengi

29. Senador Elói de Souza

30. Serra Caiada

31. Serrinha

32. Tangará

33. Touros

34. Upanema

35. Várzea

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE