segunda-feira, 2 de maio de 2022

IFRN tem inscrições abertas até domingo (1º) para preencher 101 vagas de graduação

IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com inscrições abertas até domingo (1º) para preenchimento de 101 vagas renascentes em cursos superiores de graduação (veja cursos mais abaixo).

As vagas são de licenciatura e tecnologia e estão ofertadas nos campi de Apodi, Ipanguaçu, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Santa Cruz, e São Paulo do Potengi.

As oportunidades são para o primeiro semestre letivo de 2022.

Para este processo seletivo, serão avaliadas as notas das edições 2019, 2020 e 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado final será divulgado na terça-feira (3) no Portal do Candidato.

Inscrições

A inscrição é feita exclusivamente no Portal do Candidato até 17h do domingo (1º). Para se cadastrar, é necessário possuir conta de e-mail ativa. No Portal, o candidato terá apenas um único cadastro para gerenciar suas inscrições em editais no IFRN.

Interessados podem verificar os procedimentos para cadastro e inscrição no tutorial disponível. No ato da inscrição, deve-se realizar as seguintes operações:

  • Escolher, no menu superior do SGC, a opção “Entrar”;
  • Preencher corretamente o CPF e senha e confirmar, clicando em “Submeter”;
  • Na caixa “Inscrições”, selecionar o concurso ao qual deseja concorrer, clicando em “Acesse”;
  • Escolher uma das ofertas de cursos listados na caixa “Ofertas”;
  • Uma vez escolhido o curso/Campus/turno, iniciar a inscrição escolhendo a opção “Realizar inscrição”; e
  • Preencher corretamente os dados solicitados e enviar o questionário, clicando em “Enviar”.

g1 RN

PUBLICIDADE



Municípios devem se inscrever no edital do InovaJuntos até sábado, 30 de abril

Até o próximo sábado, 30 de abril, os Municípios devem se inscrever no edital do projeto Cooperação Internacional entre Municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos (InovaJuntos). Trata-se de uma oportunidade de encontrar soluções para os problemas reais da administração pública, a partir do cofinanciamento da União Europeia, com a identificação de boas práticas e troca de experiências.

O prazo final quanto ao projeto foi esclarecido na programação principal da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, na manhã desta quinta-feira, 28 de abril. O consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Maurício Zanin, explicou: “o objetivo é fortalecer o desenvolvimento urbano integrado, por meio de políticas públicas de inovação, visando a contribuir para a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Ao todo, 20 Municípios brasileiros serão selecionados para participar das etapas, com visitas técnicas aos dois países parceiros. Contudo, o projeto é voltado a todos as 5.568 prefeituras, que poderão integrar o projeto e terão oportunidade de replicar o projeto em suas localidades. Isso significa que qualquer gestor poderá estabelecer espaços de inovação nas áreas de Desenvolvimento Territorial e Consórcios; Cultura e Social; Economia e Inovação; e Cidades Verdes e Mudanças Climáticas.

“Faremos um protótipo da grande transformação dos Municípios brasileiros e precisamos de experiências como as de seus Municípios”, salientou Zanin, ao convocar os presentes a inscreverem suas localidades no projeto. Para lembrar os gestores do encerramento do prazo, todos os gestores receberam mensagem de texto sobre o edital e o projeto.

PUBLICIDADE


Prefeitos são alertados sobre a redução do orçamento da Assistência Social

Os gestores municipais vêm enfrentando grandes dificuldades na gestão da Assistência Social, inviabilizando a efetiva proteção social da população. Nos últimos anos, o orçamento da pasta registrou cortes expressivos. O problema foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 28 de abril. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, pediu atenção de prefeitos e vereadores neste quesito.

O assunto foi debatido na programação paralela da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e na rodada de conversa do palco principal. A consultora da Confederação na área, Rosângela Ribeiro, pediu a ajuda dos representantes municipalistas para reverter a tendência de redução da verba para o setor e também conquistar nova fonte de recursos.

“Perdemos na construção do orçamento e na execução, pois o governo federal não consegue executá-lo. Na construção do orçamento, do ano passado pra cá, foram retirados quase R$ 600 milhões”, disse a especialista. Segundo ela, a proteção social foi a área mais afetada, e isso significa menos recursos para os Centros de Referência de Assistência Social e de Referência Especializado de Assistência Social (Cras e Creias).

Diante da problemática, os prefeitos devem acompanhar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 183/2017, que propõe aplicar 1% da Receita Corrente Líquida da União na Assistência Social. Segundo mostrou a apresentação, se essa PEC for aprovada e promulgada, a área receberá em torno de R$ 7 bilhões. A CNM tem participado das audiências públicas de discussão da proposta.

Ziulkoski afirmou que a PEC entrará no radar e na pauta prioritária da entidade. De acordo com ele, não só os prefeitos, mas também os vereadores devem se envolver para que a proposta, parada na Comissão Especial destinada a proferir parecer sobre a matéria, na Câmara dos Deputados, volte a “andar”. O recurso garantirá sustentabilidade à política nacional e à proteção social em todos os Municípios.

PUBLICIDADE