sexta-feira, 25 de maio de 2018

BRASÍLIA RECEBERÁ OFICINA DE FORMAÇÃO PARA CONTROLE SOCIAL NO SUS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) está oferecendo Oficinas de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Brasil. Nos dias 26 e 27 de maio o curso será realizado em Brasília, DF.
As oficinas têm o objetivo de formar multiplicadores capazes de qualificar sua atuação pela democratização do Estado e pela garantia dos direitos sociais. São voltadas para conselheiros e conselheiras municipais, distritais e estaduais de saúde, além de lideranças de movimentos e organizações populares que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde.
A participação popular na construção e fiscalização das políticas públicas de saúde é fundamental para a democracia. Por isso, as oficinas têm o intuito de fortalecer os participantes como sujeitos sociais que atuam na formulação e deliberação das políticas, desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social no SUS.
As inscrições devem ser feitas por meio do site (www.formacontrolesocial.org.br). Serão disponibilizadas 80 vagas. 30% de lideranças de movimentos e organizações populares; 70% de conselheiros e conselheiras municipais e estaduais. Com isso, será possível criar uma rede de pessoas em defesa dos direitos básicos à saúde no Brasil.
Com 16h/aula, o curso é uma realização do CNS, executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e pelos Conselhos Estaduais de Saúde. Essa é mais uma ação da Política Nacional de Educação Permanente para Controle Social no SUS (PPNEPCSS), criada em 2006, após uma série de debates e oficinas. Desde então, um conjunto de ações formativas são realizadas pelo CNS.
Mais informações
O quê: Oficina de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS)
Quando: 26 e 27 de maio às 8h30.
Onde: Associação Brasileira de Enfermagem (Aben). Conjunto B – L2 Norte, Sgan 603. CEP: 70.830-03. Asa Norte. Brasília/DF
Carga horária: 16 horas
Fonte: CNS