domingo, 21 de março de 2021

Projeto nacional doa máscaras de ventilação não invasiva para pacientes com covid-19 no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu, nessa quinta-feira (18), uma doação do projeto Mutirão, que atua na busca de soluções de baixo custo e alto impacto para o tratamento da Covid-19 e tem realizado doações em todo o País.

O Rio Grande do Norte recebeu 50 máscaras de ventilação não invasiva, desenvolvidas pelos especialistas voluntários do projeto a partir da adaptação de máscaras de mergulho. Elas serão destinadas ao tratamento de pacientes moderados e graves acometidos pela Covid-19.

O equipamento reduz a necessidade de intubação e de ventilação mecânica, também servindo como suporte no desmame de ventilação para evitar reintubação. Entre as vantagens também está a redução do risco de contaminação dos profissionais de saúde, pois filtra o ar expelido pelo paciente. 

As máscaras serão entregues a 14 hospitais da rede estadual, nos municípios de Natal, Caicó, Pau dos Ferros, Apodi, Macaíba, Mossoró, João Câmara, Santo Antônio, Assu, São Paulo do Potengi e Currais Novos.

O funcionamento é simples e necessita de uma fonte de O2 pressurizado, e a saída do ar contém um filtro HEPA que evita que o ambiente se contamine com a expiração do paciente. Um fisioterapeuta do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) fará, no dia 24, de forma virtual, um treinamento aos profissionais das unidades para a manipulação das máscaras.

Veja aqui a lista dos hospitais que receberão as máscaras de ventilação não invasiva.

HOSP. REGIONAL CLEODON CAROS DE ANDRADE – PAU DOS FERROS

HOSP. REGIONAL TELECILA FREITAS – CAICÓ

HOSP. JOÃO MACHADO – NATAL

HOSP. GISELDA TRIGUEIRO – NATAL

HOSP. REGIONAL HÉLIO MORAIS MARINHO – APODI

HOSP. REGIONAL ALFREDO MESQUITA FILHO – MACAÍBA

HOSP. REGIONAL TARCISIO MAIA – MOSSORÓ

HOSPITAL RAFAEL FERNANDES – MOSSORÓ

HOSP. REGIONAL JOSEFA AVES GODEIRO – JOÃO CÂMARA

HOSP.  REGIONAL LINDOLFO GOMES VIDAL – SANTO ANTÔNIO

HOSP. REGIONAL NELSON INÁCIO DOS SANTOS – ASSU

HOSP. REGIONAL MONSENHOR EXPEDITO – SÃO PAULO DO POTENGI

HOSPITAL PEDRO GERMANO – NATAL

HOSP. REGIONAL MARIANO COELHO – CURRAIS NOVOS

Fonte: Blog Ismael Medeiros.

PUBLICIDADE




RN recebe novo lote de vacinas contra Covid-19

O Rio Grande do Norte recebeu na tarde deste sábado (20) um novo carregamento de vacinas contra a Covid-19. O plano de imunização coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é reforçado com 81,7 mil doses de imunizante, sendo 16,5 mil da Oxford/AstraZeneca e 65,2 mil vacinas da CoronaVac.

As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde deverão ter como foco a ampliação da imunização de todos os trabalhadores da saúde, quilombolas, indígenas e previsão de iniciar a vacinação da população de rua. Além da continuidade da vacinação de idosos no RN, ampliando a faixa de idade para 74 e 73 anos de acordo com o plano de operação organizado em cada município.

Com essa nova leva de imunizantes, a Sesap ultrapassa as 150 mil doses recebidas em uma semana. A remessa será organizada na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e entregue aos municípios seguindo o mesmo esquema montado para as operações anteriores, com apoio das forças de segurança do Estado.

Esta semana o RN chegou a 165.375 potiguares que receberam ao menos uma dose de imunizante contra a Covid-19, segundo os dados da plataforma RN+ Vacina. O número representa 62% do público prioritário estimado para a fase 1 do plano de imunização. A Sesap busca atingir ao menos 90% deste público com vacinas. Até o fim desta sexta-feira (19), 55.304 tinham recebido a segunda dose, ultrapassando assim as 220 mil vacinas aplicadas no estado.

Os dados da RN+ Vacina são operados pela Sesap, em cooperação com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do RN (LAIS/UFRN) e abastecido pelos municípios.

Para acessar a plataforma de vacinação em tempo real acesse:

https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/transparencia/vacinacao/

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE


Vereadores de Tibau doam salários para a compra de dois capacetes elmo usado no tratamento da Covid-19


O vereador e presidente da Câmara de Tibau, Adeilton Teixeira, juntamente com o vereador João de Edgar, doaram seus salários referente ao mês de março para a compra de dois capacetes elmo que foram doados para a unidade de saúde Santa Terezinha, e serão utilizados no combate ao Covid-19 em pacientes que precisam internados com falta de oxigênio.

O capacete ELMO é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas através da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório do paciente.

Em vídeo gravado durante a entrega, os parlamentares explicaram que a ação não envolve política, e visa incentivar aos outros colegas parlamentares para que façam o mesmo e ajudem a salvar vidas.

Assista abaixo:

Fonte: Blog Facho de Grossos 
                                     PUBLICIDADE


[INFORME PUBLICITÁRIO] O rei do queijo Cirilo Santos já se encontra na feira de Carnaúba dos Dantas


 O rei do Queijo Cirilo Santos todos os domingos está com sua banca na feira livre de Carnaúba dos Dantas/RN. sempre atendendo sua clientela com melhores Queijos de manteiga, Coalho, Manteiga da terra, Nata, Galinha Caipira e a deliciosa Linguiça caseira bovina ao preço de R$ 15,00 reais a bandeja.

Não perca tempo e vá na barraca mais visitada dos feirantes Carnaubense e compre o que estamos anunciando.

A banca está em frente  ao Mercado Público de Carnaúba dos Dantas/RN.



Org: Cirilo Santos.

PUBLICIDADE