sexta-feira, 24 de março de 2017

REALIZAÇÃO DO III MUTIRÃO DE “DIA NO CAMPO”











Aconteceu nesta quinta-feira (23/03) na propriedade da família do agricultor familiar Venâncio Filho, no Sítio Campo Rico, na zona rural do município de  Parelhas-RN, o III Mutirão de Dia no Campo, onde na ocasião participaram 24 pessoas entre Estudantes do curso do Pronatec Técnico em Meio ambiente, agricultores familiares, técnicos das instituições envolvidas e dirigente Sindical dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura familiar de Parelhas. Durante a atividade foi trabalhada a metodologia "fazer fazendo" as técnicas de recuperação de áreas degradadas através dos Barramentos Base Zero-BBZ e os renques.

A função dessa técnica é de contenção do solo, evitando a erosão, e com isso a mata da caatinga começará a revegetar a partir do acúmulo desta matéria orgânica e solos nestas intervenções. Essa atividade foi ministrada pelo Engº Agrº João Macedo, consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura –IICA, e o Instituto Nacional do Semiárido-INSA.

Enquanto parcerias de cooperação para a viabilização da atividade contaram com o Município de Parelhas através da Secretaria Municipal de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca; EMATER-RN; Sindicato das/os Trabalhadoras/es Rurais e da Agricultura Familiar e também com a Cooperativa Agropecuária do Seridó- CAPESA. Estas ações de cooperação ainda conta com  as parcerias  da ADESE, Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Piancó Piranhas Assú, SOS Sertão, GEPARN, Catingueiros, EAJ- UFRN, Radio Rural AM Parelhas, PRONATEC Curso de Técnico em Meio Ambiente.


Fonte: Blog de Ivanilson

CHOVA DE 20 MILIMETROS FOI REGISTRADA ONTEM (23) NO POVOADO RAJADA.

Ontem a tarde voltou a chover no povoado Rajada município de Carnaúba dos Dantas-RN, foi registrada 20 milímetros no pluviométrica na fazenda de Carlinhos Adônis próximo a comunidade Celestino, as informações foi do vaqueiro Zé do Leite.

Fonte: Blog do Fábio Locutor.