sábado, 16 de julho de 2022

Estudo mostra que homens vão menos ao médico do que as mulheres

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A demanda entre homens e mulheres por atendimento médico no Sistema Único de Saúde (SUS) permanece desequilibrada, embora a distância entre os gêneros venha se reduzindo ao longo dos anos.

Levantamento inédito da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde, indica que, enquanto mais de 312 milhões de homens já foram atendidos em 2022, as mulheres ultrapassam 370 milhões. No ano passado, foram mais de 725 milhões de homens contra mais de 860 milhões de mulheres.

Para o coordenador do Departamento de Andrologia, Reprodução e Sexualidade da SBU, Eduardo Miranda, por uma questão cultural, o homem vai menos ao médico que as mulheres.

“Ainda há um certo tabu, muitas vezes, [eles] não têm a cultura do autocuidado e ir ao médico é visto como sinal de fraqueza. Há também a questão cultural. A menina é levada pela mãe ao ginecologista desde a primeira menstruação, enquanto o homem não vai ao médico depois que ele não precisa mais de acompanhamento regular com pediatra. Esse é um processo que precisamos trabalhar ao longo de gerações e espero que possamos ver um aumento da ida dos homens [aos consultórios] para fazer acompanhamento de rotina com o urologista”, afirmou.

A diferença na demanda entre homens e mulheres fica bem evidente nos atendimentos específicos. Neste ano, houve mais de 1,2 milhão de atendimentos femininos por ginecologistas, mas a procura dos homens por urologistas ficou em 200 mil atendimentos.

“As mulheres estão mais habituadas a realizar exames preventivos anuais e se preocupam mais com a saúde. Elas geralmente marcam as consultas para seus maridos. Mas os homens têm procurado mais o urologista por uma maior conscientização por meio de campanhas, por exemplo”, destacou o supervisor da disciplina de câncer de bexiga da SBU, Felipe Lott.

Para o presidente da SBU, Alfredo Canalini, as principais causas que afastam o homem das consultas médicas são o medo e a desinformação. “Mas as campanhas que a SBU promove ano após ano indicam uma mudança de comportamento, e já sentimos uma diferença significativa com a procura espontânea, principalmente para a avaliação da próstata”, argumentou.

A diretora de Comunicação da SBU, Karin Anzolch, ponderou, no entanto, que, apesar de os homens se mostrarem mais conscientes com relação aos cuidados com a saúde, estudos desse tipo mostram que ainda há um longo caminho a trilhar. A médica acrescentou que, por atuar em problemas extremamente impactantes na qualidade de vida e sobrevida dos homens, a Urologia apoia a causa.

Alerta

Com base nos dados e aproveitando o Dia do Homem, comemorado hoje (15), a SBU alerta para a importância do cuidado com a saúde masculina, especialmente para a prevenção do câncer de bexiga, que, de acordo com a entidade, é o segundo tumor urológico mais incidente nessa população. Em primeiro lugar é o câncer de próstata.

“Neste mês, a SBU também alerta sobre o câncer de bexiga, que acomete três vezes mais os homens do que as mulheres, e é o segundo tumor mais frequente na urologia, somente atrás do câncer de próstata, sabendo que muitos ainda desconhecem os fatores de risco e os sinais de alerta para essa doença, que pode ser muito grave e devastadora”, relatou Karin.

A SBU informou, também, que, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontam que, em 2022, serão identificados 7.590 novos casos entre os homens e 3.050 entre as mulheres. Os números do Inca indicam, ainda, que, em 2020, houve 4.595 óbitos causados por tumor na bexiga. Entre eles, 3.097 em homens e 1.498 em mulheres.

Segundo o coordenador do Departamento de Uro-Oncologia da SBU, Ubirajara Ferreira, em 80% dos casos o sintoma inicial é sangue na urina, que, ao ser notado, deve ser realizado na sequência um exame de imagem, de preferência tomografia de abdômen. “O prognóstico depende da extensão de invasão da parede vesical. Se acometer somente a superfície interna da bexiga, chega a 90% de sobrevida em cinco anos. Caso invada toda a parede, pode cair a 40% em cinco anos”, explicou.

O principal fator de risco para a doença é o tabagismo, relacionado a 50% a 70% dos casos. “Outros fatores também podem influenciar, como a exposição a compostos químicos como aminas aromáticas, ácido aristolóquico (suplementos dietéticos), pioglitazona (medicamento para diabetes), arsênico na água potável, baixo consumo de líquidos, irritações crônicas, infecções, fatores genéticos, quimioterápicos, radioterapia”, afirmou Felipe Lott.

Com o avanço da idade, as doenças da próstata e as disfunções sexuais estão entre as principais enfermidades que acometem o homem. Na adolescência e na fase adulta são as infecções sexualmente transmissíveis. Segundo Eduardo Miranda, há outras doenças que são mais prevalentes, como hipertensão, doença cardíaca, diabetes e obesidade. O motivo que leva o homem ao médico depende da faixa etária.

“Na infância, geralmente são alterações do trato geniturinário, fimose, hérnia. Na adolescência, a maioria não frequenta o ambulatório, e isso é uma coisa que a SBU vem tentando mudar. Nos adultos jovens, geralmente é dificuldade de fertilidade, cálculos renais. A partir dos 40 anos, temos a ida rotineira para prevenção do câncer de próstata e já começam a aparecer o crescimento benigno da próstata e sintomas urinários. A partir dos 50 anos, são comuns queixas de disfunção erétil e os sintomas urinários vão aumentando progressivamente”, observou Eduardo Miranda.

Outras doenças

Nas outras enfermidades que atingem os homens, 5% do total de casos de câncer correspondem ao de testículo. Para o câncer de próstata a estimativa é de mais de 65 mil novos casos. Em 2021, houve 1.791 casos de câncer de pênis.

Já a hiperplasia prostática benigna atinge cerca de 50% dos indivíduos acima de 50 anos e, após os 40 anos, a disfunção erétil é a prevalência no Brasil em cerca de 50%, algo em torno de 16 milhões de homens.

Campanhas

Além da campanha do Dia do Homem, a SBU desenvolve a Novembro Azul e, também, a #VemProUro, que, em setembro, já estará em sua quinta edição. “[Elas] pretendem estimular que os homens conheçam mais sobre a saúde e mantenham uma rotina regular de cuidados, entendendo que hábitos se criam desde cedo, e o acompanhamento preventivo auxilia a introjetar esses valores, proporcionar aprendizados e a guiar para atitudes que farão a diferença mais adiante. Assim sendo, a urologia é parceira da saúde masculina em todo o seu ciclo de vida”, finalizou Karin Anzolch.

Portal da Tropical

PUBLICIDADE



Vem ai na cidade de Parelhas a 23ª Edição do Arraiá da Zona Sul 2022

Vem ai na cidade de Parelhas/RN á 23ª Edição do Arraiá da Zona Sul 2022 – De Onde Tudo Começou!

Programação das atrações musicais e culturais

Dia 21 – quinta-feira

Apresentação de quadrilhas

Dia 22 – sexta-feira

Rodolfo Lopes

Cipó de Boi

Dia 23 – sábado

Samya Maia

Parcelio e Paulinho

Dia 24 – domingo

Nathan Vinicius

Joedson Felipe

Realização

Prefeitura Municipal de Parelhas

Nossos parceiros

CGM – Casa Grande Mineração

Armil – Mineração do Nordeste

Elera Renováveis.

Fonte: Facebook prefeitura de Parelhas

PUBLICIDADE



Exposição Agropecuária e Shows Culturais marcam o inicio do 1º Torneio Leiteiro de Bovinos em Cruzeta nesta sexta-feira (15)

Foi iniciada na noite desta sexta-feira, 15 de julho, no balneário público de Cruzeta/RN o 1º torneio leiteiro de bovinos. Os Cruzetenses, turistas e agricultores tiveram acesso aos 12 stands, com vendas de alimentos oriundos da agricultura familiar, equipamentos agropecuários, artesanato, exposições voltadas a pecuária e espaços disponibilizados para desenvolver os negócios da agropecuária desde o pequeno ao grande produtor rural.

Na noite da abertura do evento, estiveram no palco cultural os artistas Edyr Vaqueiro, Guilherme Ferri e Hugo e Heitor, atrações essas que marcaram passagem no primeiro dia de festa.

Além da exposição agropecuária que chama a atenção do público, na programação da 62ª Festa da Colheita, entre os dias 16 e 17,  também teremos a tradicional assembleia cultural, desfile do agricultor e classe trabalhadora, almoço dos agricultores, sorteios de kits de ordenha e animais, palestras sobre o controle do pulgão amarelo, como também o projeto AgroSertão, que ressignifica o empreendedorismo. Não  podendo deixar de mencionar o 1º torneio leiteiro de bovinos, que contará com 15 animais já alojados nos 10 pavilhões, iniciando a primeira ordenha na manhã deste sábado, com premiação de R$ 6.000 para os três primeiros vencedores (vacas leiteiras jovens e adultas).

O Prefeito Municipal, Joaquim de Medeirinho, falou sobre a importância do evento: “Estou muito feliz por proporcionar aos nossos agricultores um momento diferente, todo o espaço foi revitalizado para melhor recebê-los e celebrarmos os 62 anos da festa da colheita em grande estilo. Agradeço as parcerias que firmamos para o êxito deste evento”, finalizou o Gestor.

Estiveram prestigiando o evento a Vice-Prefeita, Elismária Catarina, os Prefeitos de Caicó, Dr. Judas Thadeu, Campo Redondo, Renam Luiz, Odon Júnior Currais Novos, Parelhas Dr Thiago Almeida, o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, o Coordenador das bases da EMPARN, Bruno, o Diretor Geral da EMPARN, Rodrigo Maranhão, diretor-geral da Emater-RN, César Oliveira, Presidente da Câmara de Vereadores, Itan Lobo, Presidente da Câmara de Caicó Ivanildo do Hospital, Vereadores Cruzetenses Walfredo Cesino, Cypriano Pinheiro, Hildeberto Diniz, Arilúzia Sasnara, o Secretário de Agricultura, Meio ambiente e Pesca, João Maria, o Padre Givanildo Medeiros, Secretários e Coordenadores municipais.














Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



Vereadora “Marli de Medeirão” convidar toda a população Carnaubense para participarem de uma importante Roda de debate sobre o projeto Tarifa Justa da CAERN que acontecerá na próxima segunda-feira (18) na Câmara municipal

A vereadora Marli de Medeiros Dantas mais popularmente conhecida por “Marli de Medeirão” (MDB) tem a honra de convidar toda a população Carnaubense para participarem de uma importante Roda de debate sobre o projeto Tarifa Justa da CAERN Para os beneficiários do Auxilio Brasil e os que são do Cadastro Único do município de Carnaúba dos Dantas/RN.

A reunião acontecerá na próxima segunda-feira (18) na Câmara municipal dos vereadores de Carnaúba dos Dantas ás 19:00hs, com o advogado Drº Alexandre Teixeira.

A organização desta Roda de debate é da vereadora Marli e do advogado Drº Alexandre Teixeira.

PUBLICIDADE



“Indicação do vereador Clésio Nelson”, que solicitou urna de eleições na Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva no Monte do Galo é atendida pelo (TER) Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte

O vereador Clésio Nelson (MDB), vem através do Blog do Fábio Locutor agradecer ao Chefe da 22ª Zona Eleitoral de Acari/RN Frederiko Stenio Luís Neves de Araújo e ao Exmo. Sr. Juiz Eleitoral Dr. Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, por terem atendidos a reivindicação do edil Clésio Nelson através requerimento nº. 052/2021 a onde autorizaram a colocação de uma (01) urna de eleição na Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva no Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas nas eleições este ano de 2022.

“Será de grande importância para os eleitores (a) daquela localidade acima citada poder depositar seus votos nas próximas eleições sem terem que se deslocarem para o Centro da cidade de Carnaúba dos Dantas, a Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva no Monte do Galo está totalmente adequada para ser instalada esta urna”, disse o vereador Clésio Nelson.

O vereador Clésio Nelson fez a reivindicação através requerimento nº. 052/2021 protocolada na Sessão da Câmara Municipal realizada no dia, 01 de junho de 2021.

Confira a AQUI matéria completa na integra publicada no Blog de Fábio Locutor no dia 02 de junho de 2021.

PUBLICIDADE



Prefeitura Municipal de Cruzeta firma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), aonde irá oferta cursos ligados ao setor rural

A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Cruzeta e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), irá possibilitar uma maior oferta de cursos, ligados ao setor rural, atendendo uma demanda do município e da assistência técnica e gerencial já ofertada pelo SENAR, a produtores de Cruzeta.

As oportunidades oferecidas ao homem e mulher do campo, tem objetivo de capacitar cidadãos para que eles possam empreender novos negócios, criar empregos, gerar renda para as famílias e melhorar a produção agrícola.

Recentemente foi concluído o curso de derivados e leite, as aulas foram ministradas por profissionais capacitados do SENAR e foi cedido para aulas práticas as instalações da empresa queijeira União.

As inscrições para os cursos são abertas na sede do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e contam com o suporte do técnico agrícola Roberto Carlos.




Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura ade Cruzeta

PUBLICIDADE